Nome do Projeto
Projeto Filosofia Aberta
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/08/2023 - 24/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto de extensão Oficinas de Ensino em Filosofia visa proporcionar aos estudantes das disciplinas de Oficina de Ensino I, II, III, IV e V, Filosofia Cultura e Sustentabilidade, Análise e Redação de Textos em Filosofia, Filosofia e Educação Inclusiva, Estágios I, II e III do Departamento de Filosofia da UFPel a realização de ações de extensão previstas na carga horária dos referidos componentes curriculares. As temáticas a serem abordadas como oficinas abertas à sociedade em geral e, em especial, em escolas de Ensino Médio do município de Pelotas, incluem Direitos Humanos, Diversidade Étnico Racial, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Diferença e Igualdade de Gênero, Sexual, Religiosa e de Faixa Geracional, Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas, e formação em Educação Ambiental, a Educação Inclusiva, a Ética nas relações humanas, a estética, a formação de conhecimento prático e teórico, a Filosofia como conhecimento analítico e reflexivo, a política e suas especificidades.

Objetivo Geral

Potencializar o envolvimento dos acadêmicos em atividades curriculares institucionais visando a melhoria do processo de formação do estudante. O envolvimento dos discentes com a sociedade se dá com a orientação dos Professores do Curso focada na interação dialógica com os diversos setores da sociedade. Nesse sentido, a implantação da extensão no currículo significa afirmar que o estudante precisará se envolver com atividades de extensão relacionadas aos componentes curriculares do curso (horizontalmente, ou seja, em todos os semestres do curso). Todos os projetos de extensão que serão realizados nas disciplinas serão cadastrados no Programa de Extensão em Filosofia.

Justificativa

Viabilizar a curricularização da extensão em disciplinas dos Cursos de Filosofia através de oficinas de extensão abertas à comunidade em geral e também nas escolas parceiras.

Metodologia

Realização de Oficinas, Workshops, Palestras, Minicursos, Atividades práticas, Jogos, Produção de materiais informativos, blogs, webnários, etc., nos ambientes da Universidade Federal de Pelotas e também nas escolas parceiras onde os alunos realizam os estágios obrigatórios do Curso de Licenciatura em Filosofia.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar uma ação de extensão de 30 horas em cada disciplina ofertada pelo Curso de Licenciatura em Filosofia onde constam 02 créditos de extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FLAVIA CARVALHO CHAGAS2
JULIANO SANTOS DO CARMO1

Página gerada em 28/04/2024 19:43:01 (consulta levou 0.137721s)