Nome do Projeto
Introdução à Análise do Discurso
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/10/2023 - 15/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A Análise Materialista do Discurso, fundamentada nos pressupostos teórico-epistemológicos desenvolvidos por Michel Pêcheux na França e por Eni Orlandi no Brasil, caracteriza-se por relacionar linguagem e história e, dessa forma, investigar processos de produção de sentidos que se dão na fronteira entre o linguístico e o ideológico. Para que tal articulação seja devidamente realizada, é necessário uma ampla formação teórico-metodológica que dê aos estudantes condições de transitar entre as áreas - a saber, estudos da linguagem, história, teoria das ideologias e psicanálise

Objetivo Geral

Preparar estudantes, especialmente aqueles dos cursos lotados no Centro de Letras e Comunicação, para a pesquisa em Análise de Discurso.

Justificativa

A pesquisa em Análise do Discurso no Brasil está presente em diversas universidades e, mais do que isso, tem feito avançar a articulação entre as áreas de Letras, Linguística, Ciências Sociais e humanas. Contribui, assim, amplamente para a formação crítica de profissionais voltados para o ensino e, também, para a produção e tradução de textos diversos. A fim de que a iniciação científica em Análise do Discurso se dê plenamente, é necessário formar estudantes para que possam, a seu tempo, ter condições de realizar análises consistentes, o que não pode se dar somente no âmbito curricular dos cursos de graduação. O Centro de Letras e Comunicação abriga um certo número de pesquisas que têm como fundamento teórico-metodológico a Análise Materialista de Discurso, com as quais este curso pretende contribuir, no sentido de dotar estudantes do conhecimento teórico e analítico necessário para tal.

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, seminários e debates.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes sejam capazes de produzir uma proposta de pesquisa a ser realizada posteriormente no âmbito dos projetos em Análise do Discurso abrigados pelo Centro de Letras e Comunicação, assim como outras unidades acadêmicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JANAINA CARDOSO BRUM6
Jenifer da Silva Dias

Página gerada em 28/04/2024 22:36:34 (consulta levou 0.123209s)