Nome do Projeto
Promovendo inclusão tecnológica: ação extensionista na Engenharia de Petróleo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 31/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Tecnologia da informação
Resumo
O conhecimento tecnológico é crucial em um mundo cada vez mais digitalizado. As universidades podem desempenhar um papel importante na promoção da inclusão tecnológica. O curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem componentes curriculares de caráter extensionistas como forma de atuação com a comunidade. A disciplina de extensão Informática (código 15000787) faz parte do processo de integralização da Extensão ao curso. Os objetivos principais do projeto são promover suporte educacional, inclusão social, convivência comunitária e formação cidadã através da ação extensionista. A metodologia proposta consiste no planejamento, no aprendizado e na extensão com a comunidade. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de habilidades computacionais e a criação de um ambiente social com mais inclusão tecnológica.

Objetivo Geral

Promover a inclusão tecnológica por meio do aprendizado de novos saberes computacionais e das vivências extensionistas.

Justificativa

A falta de conhecimento sobre as novas tecnologias existentes pode levar à exclusão social e econômica. O curso de Engenharia de Petróleo tem uma forte formação curricular em informática e no uso de ferramentas computacionais. Este conhecimento tecnológico pode ser oferecido para promover a redução das desigualdades tecnológicas na comunidade.

Metodologia

Através da participação ativa dos discentes, a metodologia de trabalho proposta consiste: 1) no planejamento da acao a ser desenvolvida; 2) contato com as escolas parceiras ou grupos alvos 3) no levantamento de tecnológias educacionais; 4) na elaboracao de atividades de aprendizado; 5) na execucao; 6) na avaliação; 7) na elaboração de um relatório final e na divulgacao.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação se dará de forma contínua por meio do acompanhamento e orientação dos discentes e na observância dos participantes envolvidos. Ao final de cada ano será realizado um questionário avaliativo e com sugestões dos participantes. Espera-se com este projeto o desenvolvimento de novas competências e habilidades computacionais por parte de todos os envolvidos e a promoção de um ambiente com mais inclusão tecnológica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO ALVES DA SILVA JUNIOR8
MARCELO NASCIMENTO BEZERRA
RYAN SANTOS DE OLIVEIRA
VIVIAN NUNES PEREIRA

Página gerada em 28/04/2024 22:01:01 (consulta levou 0.340271s)