Nome do Projeto
Escrevendo os sons do areté guasu: transcrição musical e contexto sonoro no estudo dos rituais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
18/09/2023 - 30/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O arete guasu é um ritual praticado, com periodicidade anual, à época do carnaval, em diversas comunidades dos povos guarani e chané da região do Chaco, incluindo partes do sudeste da Bolívia, norte da Argentina e oeste do Paraguai. No rito se articula um saber musical (Domínguez 2021) que elabora horizontes simbólicos como as relações entre vida e morte e entre distintas províncias cosmológicas, as conexões entre temporalidades históricas e míticas, os contatos entre alteridades de diferentes ordens (Domínguez 2018; op. cit.). A música de flautas e percussão (caixas e bumbo) é parte imprescindível do rito, o que levou Domínguez (2018) a caracterizá-lo como um ritual musical. Esta centralidade do fazer e saber musical na vida de povos ameríndios vem sendo um importante objeto de estudo e reflexão etnomusicológica nas últimas décadas (Menezes Bastos 2013; Seeger 2015; Basso 1985; Hill 1993, entre outros estudos). O presente projeto, enquadrando-se numa perspectiva multidisciplinar e colaborativa, objetiva transcrever e analisar o som da música do areté guasu, focando-se mais especificamente nas gravações feitas por Domínguez no carnaval de 2023. Tal transcrição e análise visa aportar elementos para uma compreensão dos níveis estruturais do discurso musical, passo importante para a interpretação do papel deste discurso na constituição da experiência ritual.

Objetivo Geral

Transcrever o som do repertório do areté guasu com base nas gravações feitas por Dominguez no carnaval de 2023, procedendo então, em colaboração com a pesquisadora, à sua análise musicológica e publicando os resultados em periódico especializado.

Justificativa

Estudos etnomusicológicos têm demonstrado a importância da musicalidade (Piedade 2017) na vida social de povos ameríndios, num vasto horizonte geográfico e numa multiplicidade de contextos socioculturais, linguísticos e históricos (Seeger 2015, Basso 1985; Hill 1993; Beaudet 1997; Montardo 2009; Menezes Bastos 2013, entre outros). Numa mirada ampla, estes estudos contribuem para a construção de uma perspectiva sobre o lugar da música - enquanto fenômeno sociocultural - na experiência humana (Blacking 1973; Rice 2014; Rommen 2021). A transcrição musical - a representação gráfica de elementos dos sons da música - é um instrumento importante para a explicitação de fatores construtivos, níveis estruturais e elementos performáticos que, por sua vez, articulam o horizonte de sentidos relacionado à experiência musical (Merriam, 1964; Blacking 1973, 1995; Nettl 2015). O repertório em tela neste projeto até o momento não foi objeto de transcrições extensivas. A proposta se justifica na medida em que prevê a produção destas transcrições e sua análise, em colaboração com os estudos que vêm sendo desenvolvidos pela pesquisadora María Eugenia Domínguez no Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Metodologia

O processo de transcrição obedecerá as seguintes etapas: 1) escuta atenta do repertório; 2) esboço em papel pautado de elementos estruturais rítmicos e melódicos; 3) produção de transcrições de trechos completos com uso dos softwares Musescore (notação musical) e Sonic Visualizer (recursos de reprodução e geração de gráficos analíticos). A análise, baseada nas transcrições completas, será conduzida no sentido de apontar características estruturais (melódicas, rítmicas, formais) e elementos performáticos que permitam refletir sobre a especificidade do repertório em tela enquanto um gênero musical, consideradas características globais do repertório que venham a ser explicitadas, assim como eventuais variações e especificidades de momentos de performance e/ou estilos de músicos individuais. Após este período de transcrições focadas no plano expressivo da música (equipe UFPEL), a elaboração de um quadro interpretativo mais amplo, atento ao horizonte dos significados, será elaborado em colaboração com a pesquisadora María Eugenia Domínguez. A apresentação dos resultados e discussões teóricas correlatas, na forma de artigo científico será, finalmente, produzida de forma colaborativa.

Indicadores, Metas e Resultados

- Produção de transcrições extensivas de trechos completos com partes de flauta, caixa e bumbo das gravações do areté guasu realizadas por María Eugenia Domínguez em 2023
- Produção de relatório analítico musicológico
- Produção de artigo a ser publicado em periódico especializado

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABDUL SHAKIR FERREIRA ALVES GAJARDO VEGA
LUCAS NUNES DA SILVA BARROS
LUIS FERNANDO HERING COELHO7
María Eugenia Domínguez

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