Nome do Projeto
Sistema de avaliação do escore de condição corporal de aves
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A estimativa do estado nutricional animal por meio da avaliação da condição corporal é uma medida subjetiva baseada na classificação dos animais em função da cobertura muscular e da massa de gordura. Portanto, o escore de condição corporal (ECC) estima o estado nutricional dos animais por meio de avaliação visual e/ou tátil e representa uma ferramenta importante de manejo (MACHADO et al., 2008). Para a avaliação do escore corporal das aves é utilizada a região anatômica do peito, tendo como referência o desenvolvimento do tecido moles (musculatura e gordura) e a quilha do esterno (tecido ósseo). Sendo assim, o ECC é classificado entre 1 e 5, sendo 1 - animais caquéticos, 2 - animais magros, 3 – animais com cobertura ideal, 4 – animal com sobrepeso, e 5 – animal obeso (TELES, 2013). No escore 1, a ave demonstra uma musculatura peitoral reduzida, e a quilha está proeminente. No escore 2, a musculatura peitoral está quase no mesmo nível da quilha, contudo, ainda é possível observar um desnível discreto, estando a quilha ainda marcada. No escore 3, a quilha e a musculatura corporal estão no mesmo nível, sendo possível diferenciar no toque. No escore 4, a musculatura peitoral ultrapassa discretamente o nível da quilha. E no escore 5, a musculatura peitoral ultrapassa o nível da quilha e esta fica difícil de ser palpada. O método é rápido, prático e barato, reflete as reservas energéticas dos animais e serve como auxiliar na indicação de práticas a serem adotadas no manejo nutricional do rebanho (MACHADO et al., 2008).

Objetivo Geral

Desenvolver um dispositivo de mensuração objetivo do escore de condição corporal de psitacídeos.

Justificativa

Os métodos de avaliação do ECC empregados na rotina clínica são subjetivos, e consiste na avaliação visual e tátil de determinadas estruturas corporais, no caso das aves, a musculatura peitoral, contudo, a classificação depende muito da habilidade e experiência do avaliador. Desta maneira, o desenvolvimento de um dispositivo que auxilie o médico veterinário na avaliação do escore de condição corporal das aves pode ser de grande valia, especialmente para os veterinários que estão iniciando com o atendimento às aves, e também para a padronização desta avaliação independente a experiência do avaliador.

Metodologia

O desenvolvimento de um dispositivo envolve diversas etapas, sendo elas, a pesquisa e análise da viabilidade; elaboração de um protótipo; teste e padronização do sistema desenvolvido.
A elaboração do protótipo dependerá dos materiais disponíveis e do layout desenvolvido para o dispositivo.
Para padronização do dispositivo, os psitacídeos recebidos no Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre da Universidade Federal de Pelotas (NURFS-CETAS/UFPEL) serão submetidos ao exame físico geral e avaliação subjetiva (comumente aplicada na rotina) do escore de condição corporal, posteriormente, o diâmetro do tórax/peito será mensurado com uma fita métrica, a altura da musculatura peitoral e da quilha será mensurada com o auxílio do paquímetro.
Para teste, o dispositivo desenvolvido será empregado na avaliação do ECC, e os resultados serão comparados com a avaliação subjetiva. O dispositivo deverá ser testado mais de uma vez, por avaliadores diferentes e experientes.

Indicadores, Metas e Resultados

O desenvolvimento de um dispositivo capaz de avaliar com precisão e objetivamente o escore de condição corporal de psitacídeos, desta forma, facilitando a análise de um índice tão valorizado na clínica de animais silvestres e pets não convencionais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISIELE JUNGES RAMGRAB
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI
RAQUELI TERESINHA FRANCA2

Página gerada em 28/04/2024 22:40:06 (atualização a cada 5 minutos)