Nome do Projeto
DISPUTAS POR DOCÊNCIAS E REFORMAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2023 - 01/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A pesquisa tem como tema as políticas de formação docente e às reformas curriculares de cursos de Pedagogia do Sul do Brasil. Observamos que, no bojo das atuais políticas educacionais são tomadas medidas governamentais, como as resoluções do CNE/CP 2/2015 e 2/2019, com vistas a implementar determinados projetos de formação de professores, sempre sob o discurso da melhoria da qualidade da Educação Básica. As reformas contém concepções de docência, de educação e de escola. Nosso objetivo é compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia da região sulina, analisando percursos e tendências formativas presentes no referido curso nos estados do RS, SC e PR. Perguntamos: como acontecem as disputas por docências nas políticas curriculares e reformas da formação inicial e que respostas são dadas pelos cursos de Pedagogia? Para execução do projeto retomaremos resultados de uma pesquisa feita pelo GEDEB acerca dos currículos dos cursos de Pedagogia do RS (pesquisa financiada pelo Edital Universal de 2014), atualizando e cruzando com o mapeamento que também será feito no estados de SC e do PR. A metodologia será de cunho quanti-qualitativo, via mapeamento das instituições formadoras e características gerais dos Cursos - distribuição geográfica, modalidades de formação, ofertas de vagas; estudos e análises dos documentos oficiais na esfera nacional sobre o tema; estudo dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia (presenciais e a distância); investigação in loco em universidades e institutos federais da região sul do Brasil. Acreditamos que os resultados da pesquisa permitirão uma radiografia da formação docente no referido curso na região sul, contribuindo para formação de docentes, estudantes e pesquisadores que estudam o tema e a pensar sobre os avanços e impasses que estão colocados.
O projeto será coordenado por 3 equipes: UFPEL/UNIPAMPA, UFSC e UFMG.
A coordenação do RS é de responsabilidade do GEDEB (UFPel com a UNIPAMPA)
Objetivo Geral
Nosso objetivo é compreender a arena de disputas em torno da formação docente no Brasil e sua expressão em cursos de Pedagogia da região sulina, analisando percursos e tendências formativas presentes no referido curso nos estados do RS, SC e PR.
Justificativa
Acreditamos que as reformas de cursos de pedagogia derivam de uma arena de disputas que associa questões globais, nacionais e respostas locais que criam sentidos para a formação docente. A pesquisa é motivada pelo interesse de dar continuidade a estudos realizados, com cursos de Pedagogia, pelo GEDEB, pela expansão das análises de modo a ampliar as possibilidades de compreender esses movimentos de manutenção ou reconfiguração dos cursos de pedagogia na região sul-brasileira.
Metodologia
O projeto congrega um grupo de pesquisadoras com características e perspectivas teórico-metodológicas diferentes em relação a abordagem do tema docência e as formas de pensar e fazer pesquisas em educação, o que, segundo nossa visão, se caracteriza como elemento enriquecedor do trabalho coletivo e contribui para a diversificação da produção científica na área da educação. A atuação das pesquisadoras se dará por equipe em cada estado e na articulação entre estados.
Nosso estudo pretende construir um movimento teórico-metodológico transdisciplinar para a compreensão da relação entre política curricular, currículos e os impactos para as concepções de docências.
Seguiremos a perspectiva multimétodo, ou seja, trataremos da associação entre pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, análise documental e análise de discursos.
A operacionalização da pesquisa será em quatro ações articuladas:
1. Reuniões mensais
2. Aprofundamento dos estudos, via: a) revisão da produção científica acerca da temática do projeto; b) análise das arenas políticas e dos seus desdobramentos;
3. Mapeamento da situação dos cursos de pedagogia ofertados nos 3 estados (ano de início, região onde estão lotados, categoria administrativa, quantidade, modalidade, vagas, etc.) a partir do cadastro no E-mec. Este mapeamento contribuirá em 2 direções: permitirá compreender quantitativamente a situação dos cursos de pedagogia na região sul e nos ajudará a selecionar os cursos que serão investigados de forma mais aprofundada, inclusive in loco.
4. Estudo e análise dos projetos políticos-pedagógicos com uso do Software NVIVO que permite a codificação de diversos tipos de textos e documentos eletrônicos e múltiplas possibilidades e cruzamentos de dados, observando:
• Informações gerais sobre o curso;
• Forma de organização e estrutura curricular (justificativas e perspectivas que caracterizam o formato do curso, organização curricular);
• Componentes priorizados (ciências humanas básicas e educação, gestão escolar, tratamento didático-pedagógico dos conteúdos, experiências com a escola, pesquisas, diferentes docências - Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, educação especial, relações étnico-raciais, Educação Ambiental, etc.) e o modo como estão organizados e distribuídos em relação à posição que ocupam e à carga horária.
• Caracterização de perfis, de competências, de atividades, de atitudes que constituem a docência e os tipos de docentes desejados.
5. Investigação in loco: entrevistas com coordenadores e componentes de colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE) com objetivo de conhecer como a reforma curricular foi realizada, como se reconfigurou em relação ao formato do curso, as avaliações e informações que subsidiaram a reforma, os meios, as articulações, as disputas, as dificuldades, as esperanças que movimentaram a atualização do curso, etc.; e como está funcionando; conversas com estudantes e observações institucionais sobre normativas, comissões e unidades que orientam e avaliam as reformas das licenciaturas. Nossa organização e discussão em grupo, tem demonstrado que as reformas curriculares se organizam de diferentes formas dependendo da cultura de organização institucional; que o movimento inclui mais ou menos autonomia dos cursos nas decisões dependendo da instituição onde estão lotados.
6. Relatório final
Nosso estudo pretende construir um movimento teórico-metodológico transdisciplinar para a compreensão da relação entre política curricular, currículos e os impactos para as concepções de docências.
Seguiremos a perspectiva multimétodo, ou seja, trataremos da associação entre pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, análise documental e análise de discursos.
A operacionalização da pesquisa será em quatro ações articuladas:
1. Reuniões mensais
2. Aprofundamento dos estudos, via: a) revisão da produção científica acerca da temática do projeto; b) análise das arenas políticas e dos seus desdobramentos;
3. Mapeamento da situação dos cursos de pedagogia ofertados nos 3 estados (ano de início, região onde estão lotados, categoria administrativa, quantidade, modalidade, vagas, etc.) a partir do cadastro no E-mec. Este mapeamento contribuirá em 2 direções: permitirá compreender quantitativamente a situação dos cursos de pedagogia na região sul e nos ajudará a selecionar os cursos que serão investigados de forma mais aprofundada, inclusive in loco.
4. Estudo e análise dos projetos políticos-pedagógicos com uso do Software NVIVO que permite a codificação de diversos tipos de textos e documentos eletrônicos e múltiplas possibilidades e cruzamentos de dados, observando:
• Informações gerais sobre o curso;
• Forma de organização e estrutura curricular (justificativas e perspectivas que caracterizam o formato do curso, organização curricular);
• Componentes priorizados (ciências humanas básicas e educação, gestão escolar, tratamento didático-pedagógico dos conteúdos, experiências com a escola, pesquisas, diferentes docências - Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, educação especial, relações étnico-raciais, Educação Ambiental, etc.) e o modo como estão organizados e distribuídos em relação à posição que ocupam e à carga horária.
• Caracterização de perfis, de competências, de atividades, de atitudes que constituem a docência e os tipos de docentes desejados.
5. Investigação in loco: entrevistas com coordenadores e componentes de colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE) com objetivo de conhecer como a reforma curricular foi realizada, como se reconfigurou em relação ao formato do curso, as avaliações e informações que subsidiaram a reforma, os meios, as articulações, as disputas, as dificuldades, as esperanças que movimentaram a atualização do curso, etc.; e como está funcionando; conversas com estudantes e observações institucionais sobre normativas, comissões e unidades que orientam e avaliam as reformas das licenciaturas. Nossa organização e discussão em grupo, tem demonstrado que as reformas curriculares se organizam de diferentes formas dependendo da cultura de organização institucional; que o movimento inclui mais ou menos autonomia dos cursos nas decisões dependendo da instituição onde estão lotados.
6. Relatório final
Indicadores, Metas e Resultados
- Expandir a produção de conhecimento sobre o tema da formação docente associado as políticas curriculares e a criação de currículos de cursos de pedagogia;
- Identifica tipos de docências e de experiências incentivadas;
- Encontrar modelos curriculares diferentes e criativos;
- Aproximar um grupo diverso de pesquisadores, de diferentes universidades públicas, interessadas no tema;
- Favorecer a formação de novos/as pesquisadores/as;
- Integrar discentes da graduação e da pós-graduação;
- Aproximar os cursos estudados com o grupo de pesquisadores;
- Tornar visível a configuração da formação docente de uma região brasileira.
- Identifica tipos de docências e de experiências incentivadas;
- Encontrar modelos curriculares diferentes e criativos;
- Aproximar um grupo diverso de pesquisadores, de diferentes universidades públicas, interessadas no tema;
- Favorecer a formação de novos/as pesquisadores/as;
- Integrar discentes da graduação e da pós-graduação;
- Aproximar os cursos estudados com o grupo de pesquisadores;
- Tornar visível a configuração da formação docente de uma região brasileira.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CASSIANE DE FREITAS PAIXAO | |||
DULCE MARI DA SILVA VOSS | |||
Ian Kelvin Mattos Costa | |||
Joana D Arc Vaz | |||
Jocemara Triches | |||
MARA REJANE VIEIRA OSORIO | 62 | ||
MARIA MANUELA ALVES GARCIA | |||
STEFANI DA SILVA KORB | |||
TAINÁ MELO SILVEIRA | |||
VITOR LOBATO BAZZO |