Nome do Projeto
Lendo com "graça"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/11/2023 - 08/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Campo de conhecimento referente à Formação de Professores(as) segue sendo desafiador, exigindo revisões teórico-metodológicas. A ideia central aqui proposta é contribuir com alternativas textuais que favoreçam os processos formativos tanto iniciais, como continuados, estimulando o diálogo e a escuta sensível por meio da leitura. Os textos de base para as sessões de leituras, serão de variados estilos, tendo como elemento articulador o tema formação de professores. Cabe destacar que partimos da premissa de texto acadêmico em uma perspectiva mais ampla envolvendo aspectos relativos à investigação científica, filosófica e/ou artística. A metodologia proposta também considerará, em acordo com o grupo, meios variados de trabalho. Teremos aulas híbridas, (intra) extraclasse, leituras dirigidas e livres. Nossas/os interlocutoras/es principais serão estudantes dos cursos de licenciatura, principalmente da UFPel, além de profissionais da educação básica.

Objetivo Geral

Desenvolver ações extensionistas a partir do trabalho com "leituras alternativas" que estimulem a reflexão acerca do campo Formação de Professores(as) e prática docente.

Justificativa

A Importância em realizar atividades acadêmicas relacionadas à extensão, justifica-se por diversos motivos. Primeiro, para ampliar a discussão e diálogo com a comunidade extra- acadêmica da UFPel, mais especificamente neste projeto com professoras/es egressa/os dos cursos de licenciatura que trabalham na educação básica. Segundo, por contribuir com a formação das/os estudantes dos cursos de licenciatura da UFPel, propondo possibilidades de leituras que, nem sempre, conseguem ser acessadas durante os cursos de formação que realizam. Por fim, destacamos a relevância em pensar a (re)visão do campo da Formação de Professores diante dos urgentes desafios a serem enfrentados, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou práticas docentes em princípios científicos, artísticos e filosóficos.

Metodologia

Leituras, diálogos, debates e análise reflexiva de vídeos educativos, músicas, poesias, fotografias e outros textos. As aulas serão desenvolvidas de forma híbrida, com atividades (intra) extraclasse.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas:

Estimular a leitura de textos diversos e alternativos no campo da formação de professores, objetivando contribuir com a formação inicial e continuada de estudantes das licenciaturas da UFPel e de professores/as da rede de educação básica, por meio de ações extensionistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREI CESAR CORREA GONZALES
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS
Dayane Pereira Batista
FÁTIMA CAVALHEIRO COSTA
LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ5
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO5
Natalie Rickes Venzke
Simone Macedo Poerner

Página gerada em 09/05/2025 09:04:27 (consulta levou 0.107962s)