Nome do Projeto
Lendo com "graça"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/11/2023 - 08/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O Campo de conhecimento referente à Formação de Professores(as) segue sendo desafiador, exigindo revisões teórico-metodológicas. A ideia central aqui proposta é contribuir com alternativas textuais que favoreçam os processos formativos tanto iniciais, como continuados, estimulando o diálogo e a escuta sensível por meio da leitura. Os textos de base para as sessões de leituras, serão de variados estilos, tendo como elemento articulador o tema formação de professores. Cabe destacar que partimos da premissa de texto acadêmico em uma perspectiva mais ampla envolvendo aspectos relativos à investigação científica, filosófica e/ou artística. A metodologia proposta também considerará, em acordo com o grupo, meios variados de trabalho. Teremos aulas híbridas, (intra) extraclasse, leituras dirigidas e livres. Nossas/os interlocutoras/es principais serão estudantes dos cursos de licenciatura, principalmente da UFPel, além de profissionais da educação básica.
Objetivo Geral
Desenvolver ações extensionistas a partir do trabalho com "leituras alternativas" que estimulem a reflexão acerca do campo Formação de Professores(as) e prática docente.
Justificativa
A Importância em realizar atividades acadêmicas relacionadas à extensão, justifica-se por diversos motivos. Primeiro, para ampliar a discussão e diálogo com a comunidade extra- acadêmica da UFPel, mais especificamente neste projeto com professoras/es egressa/os dos cursos de licenciatura que trabalham na educação básica. Segundo, por contribuir com a formação das/os estudantes dos cursos de licenciatura da UFPel, propondo possibilidades de leituras que, nem sempre, conseguem ser acessadas durante os cursos de formação que realizam. Por fim, destacamos a relevância em pensar a (re)visão do campo da Formação de Professores diante dos urgentes desafios a serem enfrentados, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou práticas docentes em princípios científicos, artísticos e filosóficos.
Metodologia
Leituras, diálogos, debates e análise reflexiva de vídeos educativos, músicas, poesias, fotografias e outros textos. As aulas serão desenvolvidas de forma híbrida, com atividades (intra) extraclasse.
Indicadores, Metas e Resultados
Metas:
Estimular a leitura de textos diversos e alternativos no campo da formação de professores, objetivando contribuir com a formação inicial e continuada de estudantes das licenciaturas da UFPel e de professores/as da rede de educação básica, por meio de ações extensionistas.
Estimular a leitura de textos diversos e alternativos no campo da formação de professores, objetivando contribuir com a formação inicial e continuada de estudantes das licenciaturas da UFPel e de professores/as da rede de educação básica, por meio de ações extensionistas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREI CESAR CORREA GONZALES | |||
CLAUDIA ESCALANTE MEDEIROS | |||
Dayane Pereira Batista | |||
FÁTIMA CAVALHEIRO COSTA | |||
LEONARDO PINHEIRO DE ANDRADE | |||
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 5 | ||
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO | 5 | ||
Natalie Rickes Venzke | |||
Simone Macedo Poerner |