Nome do Projeto
Laboratório de Soluções Geodésicas - LabSG
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 31/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O posicionamento geodésico é uma técnica crucial para determinar com precisão a localização de pontos na Terra e desempenha um papel fundamental em uma ampla variedade de aplicações, desde a navegação até a pesquisa científica, nas geociências e nas engenharias, principalmente. O posicionamento geodésico é essencial na criação de mapas precisos e na medição da forma e das dimensões da Terra. Ele fornece coordenadas geodésicas precisas para pontos de referência que são usados como base para mapeamento topográfico, estudos de limites territoriais e cartografia em geral. Sendo assim, este projeto visa contribuir para a formação acadêmica e profissional, com o desenvolvimento de metodologias de levantamentos topográficos e geodésicos, assim como a elaboração de materiais didáticos, possibilitando novos recursos para o ensino, desenvolvendo o estudo prático das Geotecnologias de posicionamento e posterior divulgação e publicação dos produtos gerados. Diante do exposto, este projeto visa integrar a comunidade acadêmica, revigorando o seu processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos envolvidos (alunos, professores) uma formação continuada e atualizada, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem em tecnologias de posicionamento. O Laboratório de Soluções Geodésicas busca unir esforços, tanto dos professores do CEng-UFPel, como pesquisadores de outras instituições, em prol do aprimoramento da formação acadêmica e promovendo um intercâmbio de conhecimento.

Objetivo Geral

O objetivo do LabSG é contribuir para o processo de formação dos estudante do curso de graduação em Tecnologia em Geoprocessamento de dados, tornando possível a aplicação prática avançada de ferramentas geodésicas no cotidiano do aluno bolsista e estagiário.

Justificativa

A criação do LabSG pelo curso de Geoprocessamento de dados na Universidade Federal de Pelotas - UFPel, tem procurado ao longo de sua história, atender às necessidades da comunidade acadêmica da formação até a vida profissional. Portanto, torna-se imprescindível a elaboração de um espaço de pesquisa para direcionar alunos do curso com os avanços tecnológicos.

Metodologia

O projeto foi elaborado com o propósito de difundir as novas tecnologias e metodologias de posicionamento topográfico e geodésico utilizadas nas geociências e engenharias, para isso, será necessário um trabalho conjunto de professores e alunos, bem como a interação com outras instituições públicas ou privadas, com a finalidade de servir como fonte de atualização de conhecimentos e informações, com o intuito de publicar produtos de formação continuada. Serão desenvolvidas atividades práticas em campo e em laboratório, proporcionando a manipulação de equipamentos utilizados no mercado de trabalho, a inserção de softwares específicos de mapeamento topográfico e geodésico e a geração de diferentes produtos, como manuais e tutoriais. Além de proporcionar aos alunos o estudo aplicado, por meio de discussões técnicas, mini cursos e participação em distintas atividades acadêmicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Por meio do Laboratório de Soluções Geodésicas, espera-se que os alunos sejam mais incentivados a se envolver nas ações do curso de Geoprocessamento e no CEng-UFPel e consigam vincular o conteúdo acadêmico ao mercado de trabalho de forma mais prática e imediata. Através desta proposição, os alunos serão incentivados a agir visando o surgimento das tecnologias, a utilizá-las como meio de tomada de decisão e, o mais importante, a ver sua aplicabilidade em diferentes áreas do conhecimento e a incentivar a discussão sobre as tecnologias de topografia e geodésia com o mercado de trabalho. Tornar-se-ão assim parte integrante e ativa do processo de ensino, promovendo o interesse em encontrar novas possibilidades e o envolvimento no processo de formação. Os indicadores de acompanhamento tangem o registro do número de participantes em oficinas e minicursos. Já as metas pulsam sobre a elaboração de materiais didáticos, manuais e tutoriais de utilização de equipamentos topográficos e geodésicos. Já os resultados serão apresentados em eventos de iniciação científica e publicações em vários níveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE FELIPE BRUCH2
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA6
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO
MARCIANO CARNEIRO4
TALISON LUIS DE BRITTO MONTE
VINICIUS KLUMB

Página gerada em 28/04/2024 05:59:52 (consulta levou 0.271679s)