Nome do Projeto
Laboratório de Soluções Geodésicas - LabSG
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/11/2023 - 31/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O posicionamento geodésico é uma técnica crucial para determinar com precisão a localização de pontos na Terra e desempenha um papel fundamental em uma ampla variedade de aplicações, desde a navegação até a pesquisa científica, nas geociências e nas engenharias, principalmente. O posicionamento geodésico é essencial na criação de mapas precisos e na medição da forma e das dimensões da Terra. Ele fornece coordenadas geodésicas precisas para pontos de referência que são usados como base para mapeamento topográfico, estudos de limites territoriais e cartografia em geral. Sendo assim, este projeto visa contribuir para a formação acadêmica e profissional, com o desenvolvimento de metodologias de levantamentos topográficos e geodésicos, assim como a elaboração de materiais didáticos, possibilitando novos recursos para o ensino, desenvolvendo o estudo prático das Geotecnologias de posicionamento e posterior divulgação e publicação dos produtos gerados. Diante do exposto, este projeto visa integrar a comunidade acadêmica, revigorando o seu processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos envolvidos (alunos, professores) uma formação continuada e atualizada, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem em tecnologias de posicionamento. O Laboratório de Soluções Geodésicas busca unir esforços, tanto dos professores do CEng-UFPel, como pesquisadores de outras instituições, em prol do aprimoramento da formação acadêmica e promovendo um intercâmbio de conhecimento.
Objetivo Geral
O objetivo do LabSG é contribuir para o processo de formação dos estudante do curso de graduação em Tecnologia em Geoprocessamento de dados, tornando possível a aplicação prática avançada de ferramentas geodésicas no cotidiano do aluno bolsista e estagiário.
Justificativa
A criação do LabSG pelo curso de Geoprocessamento de dados na Universidade Federal de Pelotas - UFPel, tem procurado ao longo de sua história, atender às necessidades da comunidade acadêmica da formação até a vida profissional. Portanto, torna-se imprescindível a elaboração de um espaço de pesquisa para direcionar alunos do curso com os avanços tecnológicos.
Metodologia
O projeto foi elaborado com o propósito de difundir as novas tecnologias e metodologias de posicionamento topográfico e geodésico utilizadas nas geociências e engenharias, para isso, será necessário um trabalho conjunto de professores e alunos, bem como a interação com outras instituições públicas ou privadas, com a finalidade de servir como fonte de atualização de conhecimentos e informações, com o intuito de publicar produtos de formação continuada. Serão desenvolvidas atividades práticas em campo e em laboratório, proporcionando a manipulação de equipamentos utilizados no mercado de trabalho, a inserção de softwares específicos de mapeamento topográfico e geodésico e a geração de diferentes produtos, como manuais e tutoriais. Além de proporcionar aos alunos o estudo aplicado, por meio de discussões técnicas, mini cursos e participação em distintas atividades acadêmicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Por meio do Laboratório de Soluções Geodésicas, espera-se que os alunos sejam mais incentivados a se envolver nas ações do curso de Geoprocessamento e no CEng-UFPel e consigam vincular o conteúdo acadêmico ao mercado de trabalho de forma mais prática e imediata. Através desta proposição, os alunos serão incentivados a agir visando o surgimento das tecnologias, a utilizá-las como meio de tomada de decisão e, o mais importante, a ver sua aplicabilidade em diferentes áreas do conhecimento e a incentivar a discussão sobre as tecnologias de topografia e geodésia com o mercado de trabalho. Tornar-se-ão assim parte integrante e ativa do processo de ensino, promovendo o interesse em encontrar novas possibilidades e o envolvimento no processo de formação. Os indicadores de acompanhamento tangem o registro do número de participantes em oficinas e minicursos. Já as metas pulsam sobre a elaboração de materiais didáticos, manuais e tutoriais de utilização de equipamentos topográficos e geodésicos. Já os resultados serão apresentados em eventos de iniciação científica e publicações em vários níveis.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE FELIPE BRUCH | 2 | ||
FELIPE MARTINS MARQUES DA SILVA | 6 | ||
GABRIEL FRAGALI DE CASTRO | |||
MARCIANO CARNEIRO | 4 | ||
TALISON LUIS DE BRITTO MONTE | |||
VINÍCIUS KLUMB |