Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Cirurgia Ortopédica - LACO
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2023 - 30/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
As Ligas Acadêmicas são entidades formadas por grupos de alunos de diferentes anos da graduação sob a supervisão de profissionais e professores vinculados a Instituição de Ensino Superior ou Hospitais de Ensino. Participam de forma efetiva na educação médica, promovendo conhecimento e atuação em áreas específicas não contempladas pelos currículos tradicionais, permitindo aproximação do estudante com as especialidades. Os princípios básicos que regem estas entidades são atividades de pesquisa, ensino e assistência. As atividades de pesquisa, ensino e extensão serão o eixo norteador das atividades propostas pela Liga Acadêmica de Cirurgia Ortopédica, sendo que a pesquisa se dará conforme o andamento e a densidade das discussões e o volume de assistência realizada.

Objetivo Geral

Estimular os alunos do curso de graduação em Medicina a aprofundar os conhecimentos técnico-científicos relacionados à cirurgia ortopédica.
Discussão de casos clínicos e temas básicos relacionados à ortopedia e traumatologia;
Desenvolver cursos, jornadas e congressos para difundir o conhecimento sobre a ortopedia e traumatologia;
Criação de artigos científicos e outros conteúdos de cunho técnico bem como a participação de eventos científicos para apresentações sobre o tema.

Justificativa

As atividades contribuirão para a sedimentação do conhecimento ortopédico dos envolvidos e proporcionará maior engajamento docente/discente, o que enriquecerá o currículo do graduando e sedimentará os aprendizados para a futura vida profissional dos estudantes. É necessário aprofundar os conhecimentos teórico-práticos de forma empática a fim de proporcionar aos alunos um melhor entendimento sobre a cirurgia ortopédica.

Metodologia

A Liga Acadêmica de Cirurgia Ortopédica (LACO) contará com 15 membros no total e com os seguintes cargos: presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário, diretor de pesquisa, diretor de extensão, diretor de ensino e diretor de marketing. Quaisquer alunos, devidamente matriculados na Faculdade de Medicina da UFPel, poderão participar do processo seletivo da LACO. O edital da seleção deverá ser divulgado com uma antecedência de duas semanas ao processo seletivo, contendo as seguintes informações: tipo de seleção, conteúdo da prova escrita, local/data/hora de realização do processo, número de vagas disponíveis e resumo de atividades da Liga.
Estarão automaticamente desligados como membros efetivos da Liga os acadêmicos que concluírem o 12º semestre do curso de Medicina. Serão excluídos como membros efetivos da Liga, sem direito a receber o certificado, os acadêmicos que não cumprirem os 75% de presença das atividades programadas ou que não participarem pelo menos um semestre das atividades prevista como membros efetivos.
A LACO constitui seu papel educativo através de encontros quinzenais com abordagens sobre temas relevantes da Ortopedia e Traumatologia. Nesses encontros ocorrerão aulas com profissionais especialistas da área dispostos a divulgar o seu conhecimento ou apresentação de seminários de temas pré-determinados por membros da liga. Em relação à extensão será realizado anualmente um Programa de triagem para escoliose na rede escolar pública municipal, do qual os alunos membros da LACO participarão ativamente, juntamente com demais alunos interessados em ingressar no projeto. Nesse projeto os acadêmicos, após treinamento específico, farão a orientação junto aos professores de educação física das escolas municipais de ensino fundamental, sobre as manobras de detecção de escoliose a fim de diagnosticar casos da afecção precocemente. Outras campanhas poderão ser propostas por qualquer membro da liga e executada desde que aprovada pela maioria simples dos membros efetivos. As atividades de pesquisa serão extensivamente estimuladas, sendo por meio de resumos, relatos de caso, artigos científicos, divulgando sempre que possível em jornadas, semanas acadêmicas, congressos e semelhantes. Para tal, os ligantes lançarão mão de dados colhidos com consentimento dos voluntários que participarão das campanhas que a liga realiza, além dos casos clínicos relevantes acompanhados pela equipe.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores de sucesso do projeto serão o número de alunos interessados em participar da liga e os artigos publicados por eles. Além disso, como projeção futura esperamos um aumento no número de acadêmicos que se interessarão pela especialização e residência médica em ortopedia e traumatologia. Contudo, a principal meta é manter os alunos motivados e participativos a fim de poder contribuir com sua aquisição de conhecimento e com a Saúde Pública Brasileira.
Assim, serão competências a serem alcançadas, a construção participativa do conhecimento técnico em ortopedia e a habilidade de criar estratégias para desenvolver o próprio processo de aprendizagem. Secundariamente, nossas metas serão alcançar ainda:
• Auxiliar na busca da saúde, da motivação e da participação dos alunos;
• Ampliar a qualificação acadêmica;
• Facilitar o acesso à Ortopedia;
Esperamos que os assuntos abordados auxiliem na construção e consolidação de conhecimentos da área da ortopedia e traumatologia, além de auxiliar na qualificação acadêmica facilitando o acesso à especialidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL MARCELO RIBEIRO ROCHA
GUSTAVO SANTANA DOS SANTOS
LUIZ FABIANO GOMES GULARTE4
SABRINA OLIVEIRA DA COSTA1
VINICIUS MAIA SILVA

Página gerada em 29/04/2024 03:38:48 (consulta levou 0.131010s)