Nome do Projeto
Foto Clube Universitário
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/09/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Mídia-artes
Resumo
Os Fotoclubes ou Associações de Fotógrafos Amadores são instituições livremente organizadas que surgiram no Século XIX, quando os processos fotográficos tornaram-se mais populares e praticados por não profissionais. Há exemplos de fotoclubes em todos os países nos quais a indústria e comércio da fotografia se consolidou razoavelmente. Inicialmente, as associações permitiam que laboratórios e estúdios fossem instalados com recursos provenientes dos sócios e, em momentos seguintes, que produtos como revistas, boletins, exposições e concorrências em concursos fossem patrocinados pela associação. De modo geral, o objetivo desse tipo de consórcio era promover a prática da fotografia em sistema associativo. Foram muito fortes e praticados durante todo o século passado, até o advento da fotografia digital. No presente, quando já não há a necessidade do compartilhamento de espaços técnicos especializados, os fotoclubes instituem-se como oportunidade de reunir fotógrafos amadores, ou não, em situações que oportunizam a produção coletiva e a integração de praticantes da fotografia que tenham os mesmos interesses estéticos e expressivos. A proposta do Foto Clube Universitário apresenta-se, justamente, no foco da integração e motivação em torno da fotografia, oportunizando que voluntários se reúnam em torno de uma proposta programática, estética e conceitual e o façam com grupos de universidades públicas próximas da UFPel.

Objetivo Geral

Oportunizar a congregação de estudantes universitários da UFPel, FURG, Unipampa, UCPEL e UFSM em torno da prática fotográfica, incentivando a integração dos cursos, das universidades em questão e do conhecimento de lugares do entorno das instituições que representem os municípios das IES.

Justificativa

Esta ação compõe e contribui com um conjunto de outras ações que as Pró-Reitorias das universidades parceiras já estão promovendo conjuntamente, Desse modo, a proposta justifica-se nesse âmbito de colaboração e em outro, de integração. Justifica-se o primeiro em decorrência de um cenário recessivo no que tange aos recursos para as IEs, que incita às instituições a buscarem alternativas para manter suas atividades. Uma das alternativas, com benefícios de diferentes ordens, é o trabalho conjunto com instituições de mesma natureza e finalidade. A cooperação passa, portanto, a ser, simultaneamente, um caminho para a realização de trabalhos para os quais os recursos se encontram limitados e uma oportunidade de ampliar a função social das universidades envolvidas, bem como ampliar os públicos atingidos. No que compete à Extensão e nela, à cultura, atividades conjuntas tanto contemplam as desejadas possibilidades, como reforçam a amplitude e essência das práticas inerentes às Pró-Reitorias que tratam do tema. No âmbito da integração, igualmente a justificativa para o projeto em foco é de valor compartilhado entre as parceiras. Considera-se que a integração é desejada entre os universitários que se inscrevem para a atividade na sua IES e entre os grupos de cada IES. Destaca-se que o veículo da ação, a fotografia, reúne qualidades já testadas, para promover a integração dos envolvidos. É um meio disponível em todas as, de fácil manejo pelos universitários inscritos, de linguagem contemporânea e compreensível, que mobiliza valores estéticos e expressivos e cujos resultados promovem diversos níveis de reflexão e debate sobre os temas registrados. E, sobretudo, a ideia do clube como reunião de pessoas com interesse comum, ainda oferece o exercício da fotografia como uma prática lúdica, intensificadora do ambiente integrador buscado pela atividade. Tais aspectos, assim reunidos, também corroboram a motivação das finalidades assumidas pela PREC, quais sejam, as de reunir acadêmicos de diferentes cursos, integrá-los em espaços de conhecimento da instituição, em oportunidades de troca de saberes, na aquisição de diferentes modos de perceber e discutir a realidade e o seu entorno social. Portanto, a iniciativa proposta neste projeto, justifica-se pelos valores de aproximação entre os universitários, de cooperação entre as instituições, de cumprimento de finalidades por parte da PREC e de proposição de novos temas e modos de discutir o âmbito da formação universitária, por meio de veículos de expressão.

Metodologia

1. Inscrição - poderão se inscrever interessados por meio de edital no qual os critérios são: alunos matriculados em qualquer curso de graduação da UFPel, disponibilidade de horário para participar integralmente dos encontros de um dos Grupos de Atividade, ordem de inscrição. Não se demanda qualquer conhecimento prévio de fotografia, disponibilidade de equipamento fotográfico próprio ou outro recurso. O único quesito necessário é disponibilidade de horário para participar de todos os encontros agendados. A seleção dos inscritos terá como critério, além da ordem de inscrição, manter estudantes de diferentes cursos no mesmo grupo.
2. Ações - Treinamento e integração; Passeios fotográficos; Seleção de fotos e produção de textos sobre as fotos; Organização e montagem das exposições.
2.1. Treinamento e integração: 1 encontro com cada grupo conduzido por colaboradores para desenvolver uso básico das câmeras, princípios de composição da imagem e conceitos para seleção e abordagem dos temas. Exercícios de leitura de imagens e integração do grupo. Encontro obrigatório para todos os participantes de cada grupo.
2.2. Passeios fotográficos: Cada grupo fará um passeio em um local determinado pela Universidade anfitriã. A Universidade anfitriã é aquela que recebe os grupos das demais e seleciona o local do passeio. A seleção é justificada pelo tema com o qual a anfitriã gostaria que o seu ambiente fosse abordado. A logística para locomoção de cada grupo é por conta da Universidade visitante. A logística de recepção e condução do trabalho no passeio é por conta da anfitriã. Encontro obrigatório para todos os participantes de cada grupo.
2.3. Seleção de fotos e produção de textos sobre as fotos - Encontro do grupo da universidade para discutir a pré-seleção que cada integrante do grupo fez do seu conjunto de fotografias. O grupo seleciona fotos da pré-seleção para a exposição física e catálogo eletrônico. Os participantes geram os textos de suas fotos para o catálogo. Encontro obrigatório para todos os participantes de cada grupo.
2.4. Organização e montagem das exposições; Encontro no qual participam alguns dos integrantes do grupo e que consiste em montar nos expositores as fotos impressas e montar a exposição no local. Organizar o lançamento e a abertura da exposição, bem como auxiliar na divulgação.
3. Avaliação dos participantes e do público. No encontro e abertura, colher depoimentos e dados de avaliação em instrumentos diferentes (entrevistas, depoimentos no site, etc). O levantamento dos dados é feito pela equipe da PREC.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Indicador: números de alunos envolvidos - Meta: 15 alunos por alunos atividade. -Resultado esperado: concluir 2017 com efetiva participação de 80% dos inscritos.
2. Indicador: número de instituições envolvidas - Meta: 4 instituições, 2 coordenadorias da UFPel, 2 unidades acadêmicas e 60 cursos da UFPel. - Resultado: atingir ao menos 75% da meta em parcerias envolvidas.
3. Indicador: número de exposições montadas e organizadas - Meta: Organizar 4 exposições com os grupos da UFPel e organizar a recepção de 3 exposições das outras universidades. - Resultado: conseguir organizar ao menos 2 exposições.
4. Indicador: número de catálogos eletrônicos produzidos e lançados. - Meta: produzir e lançar 2 catálogos eletrônicos das atividades. Resultado: conseguir lançar ao menos 2 catálogos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
JARDEL DA SILVA MOURA
JAYNE SOUZA PEIXINHO
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES2
MATHEUS BLAAS BASTOS2
RENILDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
VITOR GOVEIA RECHIA

Página gerada em 26/04/2024 13:45:04 (consulta levou 0.159242s)