Nome do Projeto
Laboratório de Práticas e Pesquisa em Terapia Ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil (LAPTO-Mater-Infanti)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/10/2023 - 23/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
Laboratório de Práticas e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Saúde Materna e Desenvolvimento Infantil (LAPTO-Mater-Infanti) é caracterizado por ser um grupo de ações voltadas à saúde materna e o desenvolvimento infantil associadas à Terapia Ocupacional.
Suas ações incluem avaliação do desenvolvimento infantil, intervenção terapêutica, apoio às famílias, pesquisa em saúde materna e desenvolvimento infantil e treinamento de profissionais de saúde.
Além disso, LAPTO-Mater-Infanti busca conscientizar a comunidade sobre a importância da terapia ocupacional e suas ações junto às infância e as famílias, principalmente às mães.
Suas ações visam melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias e contribuir para práticas baseadas em evidências nessas áreas.
Objetivo Geral
Criar um ambiente de aprendizado prático e pesquisa aplicada que contribua para o desenvolvimento de intervenções terapêuticas ocupacionais inovadoras, a promoção da saúde materna e o apoio ao pleno desenvolvimento infantil.
Promover integração interdisciplinar entre estudantes, professores e profissionais da área da saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida de gestantes, mães e crianças.
Através de projetos colaborativos, capacitação de alunos e produção de conhecimento científico, aspiramos aprimorar a assistência à saúde materna e ao desenvolvimento infantil, impactando positivamente as vidas das famílias e comunidades que atendemos.
Promover integração interdisciplinar entre estudantes, professores e profissionais da área da saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida de gestantes, mães e crianças.
Através de projetos colaborativos, capacitação de alunos e produção de conhecimento científico, aspiramos aprimorar a assistência à saúde materna e ao desenvolvimento infantil, impactando positivamente as vidas das famílias e comunidades que atendemos.
Justificativa
A criação do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Saúde Materna e Desenvolvimento Infantil (LAPTO-Mater-Infanti) é justificada por diversas razões fundamentais que refletem sua relevância na promoção da saúde, no desenvolvimento infantil e na contribuição para a pesquisa e práticas clínicas.
O LAPTO-Mater-Infanti se concentrará em promover a saúde e o bem-estar das crianças desde os primeiros anos de vida, permitindo que elas alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento. Além disso, também fornecerá apoio às famílias ajudando a entenderem melhor as necessidades de seus filhos e a desenvolverem habilidades para apoiar seu desenvolvimento.
Por meio das pesquisas, o LAPTO-Mater-Infanti contribuirá para a construção de evidências científicas em terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil, promovendo práticas e intervenções baseadas em dados científicos sólidos garantindo melhores resultados.
O laboratório oferecerá um ambiente onde estudantes e profissionais de saúde podem adquirir conhecimento, habilidades e experiência prática em terapia ocupacional e cuidados infantis formando profissionais mais bem preparados.
O LAPTO-Mater-Infanti se concentrará em promover a saúde e o bem-estar das crianças desde os primeiros anos de vida, permitindo que elas alcancem todo o seu potencial de desenvolvimento. Além disso, também fornecerá apoio às famílias ajudando a entenderem melhor as necessidades de seus filhos e a desenvolverem habilidades para apoiar seu desenvolvimento.
Por meio das pesquisas, o LAPTO-Mater-Infanti contribuirá para a construção de evidências científicas em terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil, promovendo práticas e intervenções baseadas em dados científicos sólidos garantindo melhores resultados.
O laboratório oferecerá um ambiente onde estudantes e profissionais de saúde podem adquirir conhecimento, habilidades e experiência prática em terapia ocupacional e cuidados infantis formando profissionais mais bem preparados.
Metodologia
Ações Pro-mater: São ações de prestação de serviço e que se caracterizam por atividades a serem realizadas diretamente com a gestantes, puérperas e mães como atendimentos clínicos, consultas e intervenções de Terapia ocupacional em diversos ambientes como o Serviço Escola de Terapia Ocupacional, Unidades Básicas de Saúde e outros locais.
Ações Pro-infanti: São ações de prestação de serviço e que se caracterizam por atividades a serem realizadas diretamente com a bebes e crianças como atendimentos clínicos, consultas e intervenções de Terapia ocupacional em diversos ambientes como o Serviço Escola de Terapia Ocupacional, Unidades Básicas de Saúde e outros locais.
Ações Pro-scientia: As ações de pesquisa científica podem abranger uma ampla variedade de tópicos e áreas de estudo relacionados à terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil.
Organizaçao das atividades:encontros semanais (1 ou 2x por semana)
- Ações Pro-mater e Pro-infanti: Realizadas semanalmente, 1x por semana/4hs semanais
Reunião de Planejamento e Atualização (1 hora/semana):
- Discutir os objetivos e metas do laboratório para a semana;
- Revisar o progresso de projetos em andamento;
- Agendar e delegar tarefas para a semana.
Apresentação de Casos Clínicos (1 hora):
- Alunos apresentam casos clínicos que estão atualmente tratando ou estudando;
- Discutir estratégias de avaliação e intervenção terapêutica ocupacional;
- Trocar experiências e ideias para a resolução de desafios clínicos.
Workshop/aulas temáticas: (2 horas-a cada 15 dias):
- Apresentar e discutir tópicos relacionados à terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil.
- Aulas com convidados (terapeutas ocupacionais, docentes externos e internos, outros profissionais)
- Cinema mater-infanti: apresentação de filmes que abordem a temática materno-infantil
Discussão de Pesquisa (1 hora- 1x por mês):
- Analisar estudos de pesquisa recentes relacionados à terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil;
- Avaliar a relevância da pesquisa para o laboratório;
- Identificar possíveis oportunidades de pesquisa.
Treinamento em Habilidades Práticas (2 horas-a cada 15 dias):
- Realizar sessões de treinamento prático em habilidades clínicas relevantes, como avaliação terapêutica ocupacional, técnicas de intervenção ou avaliação de desenvolvimento infantil e/ou saúde materna;
- Alunos praticam habilidades sob a supervisão do professor.
Atividades de Campo (opcional, 1x a cada 2 meses):
- Realizar atividades de campo, como visitas a instituições de saúde, clínicas ou programas de apoio à maternidade e à infância em pelotas e em outras cidades;
- Aplicar os conhecimentos e habilidades aprendidos em contextos do mundo real.
Ações Pro-infanti: São ações de prestação de serviço e que se caracterizam por atividades a serem realizadas diretamente com a bebes e crianças como atendimentos clínicos, consultas e intervenções de Terapia ocupacional em diversos ambientes como o Serviço Escola de Terapia Ocupacional, Unidades Básicas de Saúde e outros locais.
Ações Pro-scientia: As ações de pesquisa científica podem abranger uma ampla variedade de tópicos e áreas de estudo relacionados à terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil.
Organizaçao das atividades:encontros semanais (1 ou 2x por semana)
- Ações Pro-mater e Pro-infanti: Realizadas semanalmente, 1x por semana/4hs semanais
Reunião de Planejamento e Atualização (1 hora/semana):
- Discutir os objetivos e metas do laboratório para a semana;
- Revisar o progresso de projetos em andamento;
- Agendar e delegar tarefas para a semana.
Apresentação de Casos Clínicos (1 hora):
- Alunos apresentam casos clínicos que estão atualmente tratando ou estudando;
- Discutir estratégias de avaliação e intervenção terapêutica ocupacional;
- Trocar experiências e ideias para a resolução de desafios clínicos.
Workshop/aulas temáticas: (2 horas-a cada 15 dias):
- Apresentar e discutir tópicos relacionados à terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil.
- Aulas com convidados (terapeutas ocupacionais, docentes externos e internos, outros profissionais)
- Cinema mater-infanti: apresentação de filmes que abordem a temática materno-infantil
Discussão de Pesquisa (1 hora- 1x por mês):
- Analisar estudos de pesquisa recentes relacionados à terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil;
- Avaliar a relevância da pesquisa para o laboratório;
- Identificar possíveis oportunidades de pesquisa.
Treinamento em Habilidades Práticas (2 horas-a cada 15 dias):
- Realizar sessões de treinamento prático em habilidades clínicas relevantes, como avaliação terapêutica ocupacional, técnicas de intervenção ou avaliação de desenvolvimento infantil e/ou saúde materna;
- Alunos praticam habilidades sob a supervisão do professor.
Atividades de Campo (opcional, 1x a cada 2 meses):
- Realizar atividades de campo, como visitas a instituições de saúde, clínicas ou programas de apoio à maternidade e à infância em pelotas e em outras cidades;
- Aplicar os conhecimentos e habilidades aprendidos em contextos do mundo real.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores:
- Melhoria do Desenvolvimento Infantil: Avaliar o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, identificando atrasos e desafios.
- Satisfação das Famílias: Medir a satisfação e o engajamento das famílias nas intervenções.
- Pesquisa de Qualidade: Realizar pesquisas científicas que contribuam para a base de evidências.
- Formação Profissional: Capacitar estudantes e profissionais de saúde em intervenção precoce.
Metas:
- Aprimoramento do Desenvolvimento Infantil: Reduzir atrasos no desenvolvimento de crianças por meio de intervenções eficazes.
- Satisfação das Famílias: Alcançar altos índices de satisfação entre as famílias atendidas.
- Contribuição Científica: Publicar pesquisas relevantes e contribuir para o conhecimento na área.
- Formação de Profissionais: Preparar profissionais qualificados em terapia ocupacional e cuidados infantis.
Resultados Esperados:
- Crianças Mais Saudáveis: Crianças com melhor desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
- Famílias Mais Informadas: Pais e cuidadores melhor preparados para apoiar o desenvolvimento de seus filhos.
- Práticas Baseadas em Evidências: Intervenções e terapias que refletem as melhores práticas disponíveis.
- Profissionais Qualificados: Graduados e profissionais de saúde altamente competentes em terapia ocupacional e cuidados infantis.
- Conscientização na Comunidade: Aumento da compreensão pública sobre terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil.
- Melhoria do Desenvolvimento Infantil: Avaliar o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, identificando atrasos e desafios.
- Satisfação das Famílias: Medir a satisfação e o engajamento das famílias nas intervenções.
- Pesquisa de Qualidade: Realizar pesquisas científicas que contribuam para a base de evidências.
- Formação Profissional: Capacitar estudantes e profissionais de saúde em intervenção precoce.
Metas:
- Aprimoramento do Desenvolvimento Infantil: Reduzir atrasos no desenvolvimento de crianças por meio de intervenções eficazes.
- Satisfação das Famílias: Alcançar altos índices de satisfação entre as famílias atendidas.
- Contribuição Científica: Publicar pesquisas relevantes e contribuir para o conhecimento na área.
- Formação de Profissionais: Preparar profissionais qualificados em terapia ocupacional e cuidados infantis.
Resultados Esperados:
- Crianças Mais Saudáveis: Crianças com melhor desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
- Famílias Mais Informadas: Pais e cuidadores melhor preparados para apoiar o desenvolvimento de seus filhos.
- Práticas Baseadas em Evidências: Intervenções e terapias que refletem as melhores práticas disponíveis.
- Profissionais Qualificados: Graduados e profissionais de saúde altamente competentes em terapia ocupacional e cuidados infantis.
- Conscientização na Comunidade: Aumento da compreensão pública sobre terapia ocupacional, saúde materna e desenvolvimento infantil.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRIELE DE LIMA BISPO | |||
BARBARA COLOMBI DE LIMA | |||
DARCIELI PEREIRA SILVEIRA | |||
EDUARDA CARVALHO DOMINGUES | |||
EMANUELLE VACCARI DALL ACQUA | |||
EVELISE SAMPAIO DA SILVA | |||
EWELLYN LIMA DA ROCHA | |||
GABRIELE VOLZ BARALDI | |||
GRAZIELE GERHARDT | |||
JAYNE GABRIELA DOS SANTOS RODRIGUES | |||
JULIA DE FREITAS TRAMONTIN | |||
JULIA PIEPER BORTOLUZZI | |||
LARISSA GOUVEA SOARES | |||
LEANDRA FERREIRA DOS SANTOS | |||
LUIZA DA SILVA ANTORIA WIENER | |||
MAITE MACHADO ZIGLIA | |||
MARCELA OLIVEIRA BRASIL | |||
NATIELE VITORIA SILVEIRA DUTRA | |||
NICOLE RUAS GUARANY | 15 | ||
REBECCA RAINA QUEIROZ PAIXAO | |||
ROBERTA GARCIA SCHILLER | |||
SUELEN BARTZ NEITZEL | |||
VITORIA MACHADO RIBEIRO | |||
VITORIA VIANA ALEGRE |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Eventos | R$ 1.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
399032 - Material de Distribuição Gratuita | R$ 200,00 |
339030 - Material de Consumo | R$ 400,00 |
449052 - Equipamentos e Material Permanente | R$ 400,00 |