Nome do Projeto
Ateliê audiovisual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/06/2017 - 30/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
A proposta origina-se na disciplina "Ateliê de artes do vídeo", ministrada aos cursos de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura, por ocasião de uma mostra audiovisual realizada no ano de 2015 que contemplou a exibição de vídeos produzidos pelos estudantes e por realizadores externos que apresentaram e debateram a produção audiovisual. A mostra contou com a participação de pessoas da comunidade geral e acadêmica. Com base nesta experiência, pensou-se em realizar uma segunda edição da mostra com a produção dos estudantes que cursam atualmente a referida disciplina. Além disso, serão convidados realizadores externos para promover a interação e o debate entre os participantes, produtores da região sul do Rio Grande do Sul e comunidade. Entre os convidados teremos estudantes do Mestrado em Artes Visuais e dos Cursos de Cinema da UFPel, além dos estudantes do Curso de Produção e Política Cultural da Unipampa - Campus de Jaguarão/RS. Com os trabalhos apresentados será elaborado um programa piloto sobre audiovisual para TV. O mesmo será distribuído para TVs universitárias, educativas, comunitárias e culturais. Inicialmente está prevista a inserção na grade de programação da FURG TV (da cidade do Rio Grande), parceira no referido projeto. Esta ação promoverá a produção audiovisual dos participantes da mostra, além de aproximar a produção acadêmica em vídeo dos telespectadores e da comunidade geral. O programa de TV será um disseminador da cultura audiovisual contemporânea através da Internet, o que possibilitará ampliar a socialização dos vídeos ao impulsionar a interação com o público, oferecendo possibilidades culturais, educativas e de pesquisa. Este projeto de extensão compõe as ações do Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde e se articula com o Projeto de Pesquisa "A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiência com arte, ecologia e saúde.

Objetivo Geral

Promover a produção acadêmica audiovisual dos estudantes da UFPel e, por consequência, fomentar a cultura audiovisual dos participantes da mostra de vídeo e dos espectadores televisivos e via internet.

Justificativa

Esta proposta justifica-se pela necessidade de socialização da produção audiovisual realizada na UFPel e de estímulo a veiculação, em diferentes mídias (internet e TV), de vídeos artísticos e experimentais para promover a educação de novos olhares produtores de subjetividades distintas das massificadoras subjetividades de consumo engendradas pela grande mídia.

Metodologia

O projeto será executado a partir da realização de mostra audiovisual composta por vídeos dos estudantes da UFPel (Mestrado em Artes Visuais; Curso de Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado; e Cursos de Cinema) e do Curso de Produção e Política Cultural da Unipampa - Jaguarão, colaborador deste projeto. Logo após, será produzido um programa piloto de TV a ser distribuído para a FURG TV (parceira deste projeto) e para outras emissoras educativas, comunitárias e culturais, além de disponibilizado na internet.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao realizar a mostra e distribuir o programa piloto de TV para as emissoras e na internet, esperamos promover a produção acadêmica audiovisual de realizadores da região sul do estado. Deste modo, será ofertado novos produtos culturais para produção de novas subjetividades audiovisuais. Isso possibilitará a educação do olhar por meio da oferta de acesso a vídeos experimentais e artísticos pouco disseminados na grande mídia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALBERTO GEOVANI NUNES CORRÊA
ALFREDO GUILLERMO MARTIN
AMORA JULIA CUNHA BUENO
ANA CAROLINA TAVARES SOUSA
ANDY HELLEN MARQUES REAL
AUGUSTO LUIS MEDEIROS AMARAL
CARLOS HENRIQUE SANTOS
CINDY GALLO DA SILVA
CLAUDIO TAROUCO DE AZEVEDO24
ELOISA SOARES CALDEIRA
FLÁVIA LEITE AZAMBUJA
GABRIELA FERREIRA SCHIAVON
GRACIA CASARETTO CALDERON
GUILHERME CARVALHO DA ROSA3
JULIANA DE AVILA ULGUIM
JÉSSICA THAÍS DEMARCHI
KATHLEEN OLIVEIRA DE AVILA
KRISCHNA SILVEIRA DUARTE
LAURICIO ANTONIO TISSOT DOS SANTOS
MARCELO TERRA BORGES
MAXIMIANO DUVAL DA SILVA CIRNE
MICHAEL ABRANTES KERR3
RAÍSSA CARDOSO LEAL
RENAN HUMBERTO LUNARDELLO FONSECA
SANDRO MARTINS COSTA MENDES
SHAYDA CAZAUBON PERES
WAGNER IVAN DA ROSA PIREZ3

Página gerada em 19/04/2024 18:24:40 (consulta levou 0.177284s)