Nome do Projeto
Grupo de estudos em mecânica dos sólidos computacional
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2023 - 30/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O estudo aprofundado de tópicos que não são abordados, ou que são abordados de forma superficial, em disciplinas de graduação, é atividade corriqueira de estudantes que desejam expandir os seus conhecimentos em alguma área específica e de alunos de iniciação científica. Este projeto de ensino visa a criação de um grupo de estudos em mecânica dos sólidos computacional, com o objetivo de introduzir alguns conceitos aos alunos que tenham interesse em expandir os seus conhecimentos nesta área. Além disso, visa-se utilizar o grupo de estudos como uma ferramenta que auxilie os alunos de iniciação científica, que tenham projetos em áreas relacionadas, na aplicação destes conhecimentos em suas pesquisas. Durante a condução deste projeto de ensino, espera-se que os alunos aprimorem os seus conhecimentos na área de mecânica dos sólidos computacional; além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de programação voltada à resolução de problemas de mecânica dos sólidos e, quando for o caso, que eles consigam aplicar estas habilidades em suas pesquisas de iniciação científica.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo introduzir alguns conceitos de mecânica dos sólidos computacional aos alunos que tenham interesse em expandir os seus conhecimentos nesta área. Além disso, visa-se utilizar o grupo de estudos como uma ferramenta que auxilie os alunos de iniciação científica, que tenham projetos em áreas relacionadas, na aplicação destes conhecimentos em suas pesquisas.

Justificativa

Alguns dos assuntos relativos à área de mecânica dos sólidos computacional não são abordados em disciplinas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas. Desta forma, os alunos interessados nesta área precisam aprender estes assuntos de outras maneiras. O grupo de estudos auxiliará os alunos neste processo, por meio de trocas de experiências entre os alunos envolvidos, estudos dirigidos, seminários, dentre outras atividades.

Metodologia

O grupo de estudos se reunirá periodicamente, em encontros extraclasse. Durante estes encontros, os alunos participarão de diversas atividades, tais como seminários, estudos dirigidos, trocas de experiências, e atividades práticas de implementação de código computacional para a resolução de problemas de mecânica dos sólidos em laboratório de informática. Em um primeiro momento, visa-se a organização de reuniões semanais; com o andamento do projeto, pode-se modificar a periodicidade das reuniões, conforme necessidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Durante a condução deste projeto de ensino, espera-se que os alunos aprimorem os seus conhecimentos na área de mecânica dos sólidos computacional. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de implementação de código computacional voltado à resolução de problemas de mecânica dos sólidos e, quando for o caso, que eles consigam aplicar estas habilidades em suas pesquisas de iniciação científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO ASSIS DA SILVA4
MAMORU BRUNO DIAS SAITO
VICTOR HUGO SANTOS DE OLIVEIRA

Página gerada em 28/04/2024 21:26:39 (consulta levou 0.132513s)