Nome do Projeto
Mão na massa: Avaliação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos dos laboratórios do Centro de Engenharias - UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2023 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto oferece uma oportunidade potencial para os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica aplicarem seus conhecimentos teóricos em um contexto prático e significativo. O foco principal é a avaliação e manutenção eletroeletrônica de equipamentos de laboratório no Centro de Engenharias, proporcionando uma experiência prática que complementa a aprendizagem em sala de aula. Os alunos interessados ​​terão a oportunidade de aplicar conceitos fundamentais da eletrônica, controle e automação para diagnosticar, reparar e melhorar uma variedade de equipamentos eletroeletrônicos usados ​​em experimentos de engenharia. Isso inclui sistemas de medição, instrumentação, controle de processos e dispositivos de automação presentes nos laboratórios do centro. Promovendo a colaboração interdisciplinar e contribuindo para aprimorar as instalações laboratoriais do Centro de Engenharias.

Objetivo Geral

Aplicar, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, através da avaliação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos nos laboratórios do Centro de Engenharia, promovendo o desenvolvimento de habilidades manuais, resolução de problemas reais, colaboração interdisciplinar e preparação para carreiras futuras na área.

Justificativa

Este projeto reside na necessidade de fornecer aos alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica uma aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, preparando-os para os desafios reais da indústria, promovendo a colaboração interdisciplinar, preservando recursos laboratoriais e enriquecendo seus currículos, alinhando-os com as demandas do mercado, reforçando a qualidade acadêmica e colaborando com a preservação dos equipamentos do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Além disso, a atividade discente em prol da manutenção dos equipamentos institucionais, fomenta a sensação de pertencimento, auxiliando na construção das identidades profissionais, na construção das relações que os indivíduos têm com a história dos cursos, no pensamento critico e criativo para a rápida solução de problemas construindo um conhecimento da práxis de atuação, colaborando com a diminuição da evasão nos cursos.

Metodologia

Seleção de Equipamentos : Identificação e priorização dos equipamentos de laboratório que serão selecionados de avaliação e manutenção.

Formação de Equipes Interdisciplinares : Composição de equipes mistas de alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.

Treinamento e Planejamento : Treinamento teórico e prático dos alunos, acompanhado pelo desenvolvimento de planos detalhados de manutenção.

Execução e Avaliação : Implementação dos planos de manutenção, seguida de testes e avaliações para verificar o funcionamento dos equipamentos.

Documentação e Melhoria Contínua : Registros de todas as atividades, apresentação dos resultados e feedback para aprimorar o projeto em edições futuras.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES:
Participação dos Alunos : O número de alunos envolvidos no projeto.

Equipamentos Manutenidos : O número de equipamentos avaliados e reparados.

Satisfação dos Alunos : Avaliações de satisfação dos alunos em relação à experiência no projeto.

Intercâmbio Interdisciplinar : A eficácia da colaboração interdisciplinar, medida pelo grau de envolvimento e interação entre estudantes de diferentes cursos.

METAS:
Avaliar e realizar manutenção dos equipamentos identificados como prioritários.

Alcançar uma taxa de satisfação dos alunos em relação à experiência no projeto. Levando em consideração o aprendizado técnico, o êxito nas manutenções e a participação.

Estabelecer e manter uma colaboração significativa entre alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.

RESULTADOS ESPERADOS:

Desenvolvimento de habilidades práticas significativas pelos alunos.

Melhoria na eficácia e manutenção dos equipamentos de laboratório.

Colaboração interdisciplinar fortalecida entre os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.

Registros documentados das atividades de manutenção para uso futuro.

Alunos mais bem preparados para enfrentar desafios práticos e ganhar experiência profissional relevante.

Reforço da confiança da instituição como uma referência em educação prática de alta qualidade na área de eletroeletrônica e automação.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN JUNIO DA SILVA BORELA
CAIRO TULIO GOMES BARROS OLIVEIRA
GABRIEL ALVES DE SOUSA
GUILHERME SCHONS
GUSTAVO GAUGER DE OLIVEIRA
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER
LORENZO CONCEICAO LIMA VALENTE
MATEUS BECK FONSECA3
Marlon Soares Sigales8
RICARDO KURZ BUNDE
TARCIS SUSO DORNELAS
Thomas Lucas Irigoite Barroco16
VITORIO GRIEP MANCINI KNEIP

Página gerada em 28/04/2024 18:35:36 (consulta levou 0.162970s)