Nome do Projeto
Mão na massa: Avaliação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos dos laboratórios do Centro de Engenharias - UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/10/2023 - 01/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O projeto oferece uma oportunidade potencial para os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica aplicarem seus conhecimentos teóricos em um contexto prático e significativo. O foco principal é a avaliação e manutenção eletroeletrônica de equipamentos de laboratório no Centro de Engenharias, proporcionando uma experiência prática que complementa a aprendizagem em sala de aula.
Os alunos interessados terão a oportunidade de aplicar conceitos fundamentais da eletrônica, controle e automação para diagnosticar, reparar e melhorar uma variedade de equipamentos eletroeletrônicos usados em experimentos de engenharia. Isso inclui sistemas de medição, instrumentação, controle de processos e dispositivos de automação presentes nos laboratórios do centro. Promovendo a colaboração interdisciplinar e contribuindo para aprimorar as instalações laboratoriais do Centro de Engenharias.
Objetivo Geral
Aplicar, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, através da avaliação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos nos laboratórios do Centro de Engenharia, promovendo o desenvolvimento de habilidades manuais, resolução de problemas reais, colaboração interdisciplinar e preparação para carreiras futuras na área.
Justificativa
Este projeto reside na necessidade de fornecer aos alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica uma aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, preparando-os para os desafios reais da indústria, promovendo a colaboração interdisciplinar, preservando recursos laboratoriais e enriquecendo seus currículos, alinhando-os com as demandas do mercado, reforçando a qualidade acadêmica e colaborando com a preservação dos equipamentos do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Além disso, a atividade discente em prol da manutenção dos equipamentos institucionais, fomenta a sensação de pertencimento, auxiliando na construção das identidades profissionais, na construção das relações que os indivíduos têm com a história dos cursos, no pensamento critico e criativo para a rápida solução de problemas construindo um conhecimento da práxis de atuação, colaborando com a diminuição da evasão nos cursos.
Metodologia
Seleção de Equipamentos : Identificação e priorização dos equipamentos de laboratório que serão selecionados de avaliação e manutenção.
Formação de Equipes Interdisciplinares : Composição de equipes mistas de alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.
Treinamento e Planejamento : Treinamento teórico e prático dos alunos, acompanhado pelo desenvolvimento de planos detalhados de manutenção.
Execução e Avaliação : Implementação dos planos de manutenção, seguida de testes e avaliações para verificar o funcionamento dos equipamentos.
Documentação e Melhoria Contínua : Registros de todas as atividades, apresentação dos resultados e feedback para aprimorar o projeto em edições futuras.
Formação de Equipes Interdisciplinares : Composição de equipes mistas de alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.
Treinamento e Planejamento : Treinamento teórico e prático dos alunos, acompanhado pelo desenvolvimento de planos detalhados de manutenção.
Execução e Avaliação : Implementação dos planos de manutenção, seguida de testes e avaliações para verificar o funcionamento dos equipamentos.
Documentação e Melhoria Contínua : Registros de todas as atividades, apresentação dos resultados e feedback para aprimorar o projeto em edições futuras.
Indicadores, Metas e Resultados
INDICADORES:
Participação dos Alunos : O número de alunos envolvidos no projeto.
Equipamentos Manutenidos : O número de equipamentos avaliados e reparados.
Satisfação dos Alunos : Avaliações de satisfação dos alunos em relação à experiência no projeto.
Intercâmbio Interdisciplinar : A eficácia da colaboração interdisciplinar, medida pelo grau de envolvimento e interação entre estudantes de diferentes cursos.
METAS:
Avaliar e realizar manutenção dos equipamentos identificados como prioritários.
Alcançar uma taxa de satisfação dos alunos em relação à experiência no projeto. Levando em consideração o aprendizado técnico, o êxito nas manutenções e a participação.
Estabelecer e manter uma colaboração significativa entre alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.
RESULTADOS ESPERADOS:
Desenvolvimento de habilidades práticas significativas pelos alunos.
Melhoria na eficácia e manutenção dos equipamentos de laboratório.
Colaboração interdisciplinar fortalecida entre os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.
Registros documentados das atividades de manutenção para uso futuro.
Alunos mais bem preparados para enfrentar desafios práticos e ganhar experiência profissional relevante.
Reforço da confiança da instituição como uma referência em educação prática de alta qualidade na área de eletroeletrônica e automação.
Participação dos Alunos : O número de alunos envolvidos no projeto.
Equipamentos Manutenidos : O número de equipamentos avaliados e reparados.
Satisfação dos Alunos : Avaliações de satisfação dos alunos em relação à experiência no projeto.
Intercâmbio Interdisciplinar : A eficácia da colaboração interdisciplinar, medida pelo grau de envolvimento e interação entre estudantes de diferentes cursos.
METAS:
Avaliar e realizar manutenção dos equipamentos identificados como prioritários.
Alcançar uma taxa de satisfação dos alunos em relação à experiência no projeto. Levando em consideração o aprendizado técnico, o êxito nas manutenções e a participação.
Estabelecer e manter uma colaboração significativa entre alunos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.
RESULTADOS ESPERADOS:
Desenvolvimento de habilidades práticas significativas pelos alunos.
Melhoria na eficácia e manutenção dos equipamentos de laboratório.
Colaboração interdisciplinar fortalecida entre os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica.
Registros documentados das atividades de manutenção para uso futuro.
Alunos mais bem preparados para enfrentar desafios práticos e ganhar experiência profissional relevante.
Reforço da confiança da instituição como uma referência em educação prática de alta qualidade na área de eletroeletrônica e automação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN JUNIO DA SILVA BORELA | |||
CAIRO TULIO GOMES BARROS OLIVEIRA | |||
GABRIEL ALVES DE SOUSA | |||
GUILHERME SCHONS | |||
GUSTAVO GAUGER DE OLIVEIRA | |||
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER | |||
LORENZO CONCEICAO LIMA VALENTE | |||
MATEUS BECK FONSECA | 3 | ||
Marlon Soares Sigales | 8 | ||
RICARDO KURZ BUNDE | |||
TARCIS SUSO DORNELAS | |||
Thomas Lucas Irigoite Barroco | 16 | ||
VITORIO GRIEP MANCINI KNEIP |