Nome do Projeto
DOCÊNCIAS E PROFESSORALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE: QUAL DOCÊNCIA FAZ SENTIDO HOJE?
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/12/2023 - 21/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto busca uma compreensão para as docências e a professoralidade necessárias para nossos dias, relaciononando-as aos processos de criação que o professor produz ao longo de sua trajetória docente, configurando os modos de agir e pensar, de perceber-se como professor, tendo em vista as condições concretas nas quais se envolve e se desenvolve. Uma produção única que abrange componentes pessoais e profissionais, dinamizados a partir de um contexto social do qual emergem valores, concepções e significados acerca da profissão docente, os quais abrigam tanto possibilidades como limitações. Isso significa dizer que as vivências pelas quais os professores passam ao longo de seu percurso formativo podem incidir sobre o constituir-se docente de modo distinto, tendo em vista as possibilidades de interpretação e de [re]significação que este traz consigo nos diferentes momentos de sua trajetória. Com uma abordagem qualitativa, o projeto prevê reuniões de estudo, realização de oficinas, estudos teóricos, publicações, eventos.
Objetivo Geral
Compreender a constituição dos processos de docências e de professoralidade na contemporaneidade, considerando ensino, pesquisa e extensão, que promovam o desenvolvimento profissional docente.
Justificativa
Nesses tempos de “pandemia ou “quase pós-pandemia” com a volta da variante “Um” do vírus SARS-CoV-2, temos infinitas interrogações e todos nós que constituímos os processos de docência em nossas instituições nos sentimos inseguros, tateando em um terreno desconhecido e cambiante. E, uma possível compreensão para essa condição poderá ser através da arte, então buscamos ajuda na poesia; recorrendo ao poeta e escritor Manuel de Barros para traduzir o sentimento em relação a essa situação, ou seja, “carregamos água em uma peneira”. Conversar sobre a docência, em qualquer tempo, sempre é complexo, e nos dias atuais mais difícil se torna qualquer abordagem que adotarmos. Considerando a história como “instrumental para a consciência” (FERNANDES, S/D), podemos recorrer à memória de outros tempos para que, a partir do que foi vivido, possamos trazer algumas referências para os nossos dias e para um futuro na perspectiva freiriana de “que um outro mundo é possível” (FERNANDES, S/D).
Metodologia
Como a pesquisa terá uma abordagem qualitativa, serão realizadas reuniões de estudos, leituras dirigidas, cursos, oficinas temáticas, oficinas de produção textual, produção de vídeos, apresentação dos projetos de pesquisa dos membros do grupo, organização de eventos, publicações, dentre outras atividades que atendam à expectativa do público participante. Reforçamos essa compreensão com a abordagem de Denise Leite (2006, p. 502), que escreve sobre as metodologias qualitativas afirmando que essas modalidades de pesquisa “empregam procedimentos de perspectiva qualitativa, preocupam-se com a descrição dos fatos observados para interpretá-los e compreendê-los no contexto global em que se produzem com a finalidade de produzir explicações sobre eles”.
Indicadores, Metas e Resultados
Agendamento das reuniões (que poderão ser virtuais, híbridas ou presenciais). Escolha dos textos para as seções de estudos. Construção da identidade das linhas de pesquisa. Construção das propostas de ação das linhas. Produções textuais coletivas e individuais. Rodas de conversas com as Secretarias de Educação Municipais e Estadual. Esperando construir junto a comunidade uma reflexão permanente, interrogando sobre o modo como cada um se torna professor, como se torna parte da profissão docente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CLÉA FURTADO DA SILVEIRA | |||
DANIELE SEVERO CAMARGO | |||
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | 3 | ||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GISELE MORALES | |||
GLÁUCIA CELINA TAROUCO PICCOLI | |||
LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA | |||
MÁRCIA MASKE BÖHM | |||
NESLEI NOGUEZ NOGUEIRA |