Nome do Projeto
Política externa e inserção internacional do Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/12/2023 - 08/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto tem como objeto de estudo a política externa brasileira, com ênfase na formulação de diretrizes, definição de agenda e implementação das ações que consubstanciam o comportamento do Brasil no sistema internacional contemporâneo. Considerando o acumulado histórico da diplomacia brasileira e as tendências de sua inserção internacional, as transformações domésticas vivenciadas no país após o período de redemocratização (1985) produziram impactos significativos na política externa, desde sua concepção, arena decisória, bem como a emergência de novos temas. No que tange à produção de conhecimento, as discussões acerca da política externa enquanto política pública, do ponto de vista conceitual e metodológico, refletiram tais transformações, ampliando o debate acadêmico acerca das relações externas.

Objetivo Geral

Analisar a inserção internacional do Brasil nos planos bilateral, regional e multilateral a partir das contribuições da subárea de Análise de Política Externa.

Justificativa

A Política Externa é um dos conteúdos que integra o dito eixo estruturante da formação acadêmica em Relações Internacionais, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), instituídas pela Resolução CNE/CES nº 4, de 4 de outubro de 2017. Como tal, é fundamental promover no curso de graduação ações de pesquisa, ensino e extensão que discutam a política externa enquanto objeto de estudo, e notadamente, como política pública. Espera-se que as atividades conduzidas no âmbito do projeto permitam o aprofundamento dos estudos neste subcampo, assim como a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes nas disciplinas de Análise de Política Externa e de História da Política Externa Brasileira I e II.

Metodologia

A pesquisa possui natureza qualitativa, utilizando-se principalmente das seguintes técnicas:
1) pesquisa documental, por meio do levantamento e compilação de fontes primárias; 2) revisão bibliográfica, por meio da revisão do estado da arte e da literatura existente – especialmente de artigos científicos, disponíveis em bases de dados de acesso público, como o Portal de Periódicos da Capes e o SciELO.

Indicadores, Metas e Resultados

- Publicar artigos científicos pelos integrantes do projeto, bem como apresentar trabalhos em eventos científicos.
- Produzir material didático sobre temas correlacionados ao objeto de estudo do projeto.
- Realizar eventos e outras ações de extensão, no que couber.
- Promover o interesse discente pelos estudos em política externa brasileira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ DA SILVA CORDEIRO
FERNANDA DE MOURA FERNANDES8
GABRIELA VON FRÜHAUF FIRME
LEONARDO FRANCYS PRATES

Página gerada em 28/04/2024 23:56:56 (consulta levou 0.139343s)