Nome do Projeto
Agasalhaço
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto Agasalhaço consiste em planejar e realizar eventos de espetáculo musical em que participam vários artistas de toda a comunidade pelotense (inclusive alunos dos cursos de música da UFPel) com a finalidade de arrecadar doações, especialmente agasalhos, que são encaminhadas a entidades de apoio social da cidade.

Objetivo Geral

Organizar apresentações musicais em que o ingresso consiste na doação espontânea de agasalhos para encaminhamento a entidades de apoio social.

Justificativa

Através de outras ações, tomamos conhecimento da dificuldade que as ONGs e outras entidades pelotenses enfrentam para a manutenção de suas atividades. Elas buscam suprir necessidades básicas de que uma parcela considerável da população carece, como por exemplo alimentação, higiene pessoal, moradia e vestuário. Nesse sentido, pensamos que através da realização de eventos culturais podemos contribuir para a continuidade do trabalho dessas instituições ao auxilar na arrecadação de materiais diversos, em especial agasalhos. No ano de 2016 realizamos de modo independente a primeira edição do Agasahaço, que foi realizado no Bar do Zé, situado nas imediações do Centro de Artes. Participaram, na ocasião, nove bandas locais, sendo duas delas formada por alunos dos cursos de música. Houve ampla divulgação nos diversos meios de comunicação (jornais, rádios, redes sociais, blogs e outros) e o saldo desta primeira edição foi a contabilização de 500 peças de vestuário que foram encaminhadas ao Hospital Espírita de Pelotas. Percebemos que esta primeira ação despretensiosa promoveu o espírito colaborativo e de humanidade na sociedade pelotense e contribuiu para melhorar de modo imediato a qualidade de vida da população atendida. Nossa intenção ao institucionalizar o projeto, é potencializar o relacionamento interinstitucional entre UFPel e outras entidades pelotenses. Além do mais, enquanto uma atividade extensionista, provoca a reflexão e ação de cidadania no ambiente acadêmico, em que tanto o corpo docente quanto o discente transformam sua concepção de atuação enquanto agentes culturais.

Metodologia

Será organizado um evento artístico-musical com duração aproximada de 6 horas em que o ingresso consiste na doação de uma peça de vestuário. Inicialmente serão realizadas reuniões para elaboração das ações de programação, local de realização de evento, plano de divulgação e demais atividades pertinentes. No dia do evento haverá responsáveis pela recepção do material doado e armazenamento. No mesmo dia, ao final do evento as doações serão encaminhadas à AMICA (Amigos do Caminho), uma ONG que semanalmente reúne voluntários para realizar almoços e jantares para pessoas em situação de vulnerabilidade. A referida ONG será responsável pela organização de pequenos kits para a distribuição entre a população atendida. Após o evento, faremos uma reunião para avaliação e preenchimento de relatórios específicos que registrem quantitativamente o sucesso da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos contar com a colaboração de aproximadamente 50 artistas de toda a cidade de Pelotas, envolver um publico alvo de 400 pessoas e arrecadar um número superior a 500 peças de roupas. Outro resultado esperado, é promover a conscientização dos graduandos em artes de seu fundamental papel na sociedade e da possibilidade de transformação da realidade em que atuem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES1
RAFAEL VERAS ZORZOLLI

Página gerada em 25/04/2024 14:20:23 (consulta levou 0.139540s)