Nome do Projeto
Educação para gênero, sexualidade e relações étnico-raciais: educar em tempos de ideologia de gênero
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/10/2023 - 18/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
À luz de discussões políticas contemporâneas, este curso se propõe a definir os limites entre ideologia de gênero e educação para gênero. A gênese do termo “ideologia de gênero”, assim como suas bases legais, são o foco em um primeiro eixo de estudo. Neste eixo, ainda, será discutido o impacto das fake news no cenário brasileiro, tendo em vista que elas têm sido um dos principais veículos de disseminação do discurso da ideologia de gênero. A quem elas capturam? Como o fazem? Onde estão presentes? No segundo eixo, as práticas docentes passam a ser o enfoque, de modo a debater o impacto da educação para gênero e para as relações étnico-raciais no currículo escolar, como ela vem acontecendo e como ela pode se dar de forma segura, legal e eticamente comprometida, além de didaticamente investida.

Objetivo Geral

Pensar a questão de gênero/sexo/sexualidade e as relações étnico-raciais em termos teórico-metodológicos, sobretudo no que diz respeito à atuação da/o docente da educação básica e as possibilidades de abordagem de tais temas frente ao contexto atual, que inclui a intensificação da contra-narrativa nomeada ideologia de gênero.

Justificativa

Tendo em vista os Temas Contemporâneos e Transversais que compõem o referencial gaúcho curricular, os quais ressaltam a importância de se trabalhar com questões de direitos humanos em sala de aula de forma transversalizada, somados à escassez de espaços de formação universitária que buscam formar as/os docentes para atenderem a essa demanda, o curso pretende, ainda que de modo restrito, dar conta dessa lacuna. Soma-se a isso o fenômeno contemporâneo das fake news e da ideologia de gênero, que tem causado pânico moral na figura da/o docente, vilanizando sua atuação em sala de aula por meio de falácias, de modo a amordaçar, ainda que metaforicamente, a atuação docente. Como efeito, o curso oferece espaço para que docentes possam, em conjunto, debater e construir estratégias teórico-metodológicas e práticas de abordagem às questões de gênero, sexualidade e raça em sala de aula.

Metodologia

Aulas expositivo-dialogadas; produção de debates; apresentação de palestras com profissionais e pessoas de notório saber na área.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se, com o curso, oferecer espaço para que docentes possam, em conjunto, debater e construir estratégias teórico-metodológicas e práticas de abordagem às questões de gênero, sexualidade e raça em sala de aula. Como efeito, espera-se que, ao final do curso, as/os docentes tenham construído planos de ensino que contemplem tais discussões em seus campos de saber. Espera-se, também, que docentes sintam-se mais confiantes e capazes de abordar tais questões desde uma perspectiva científica, de modo a respaldar o ensino em sala de aula.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANNI CONEGATTI BATISTA10
FELIPE DOBKE DURAN MURILLO
LEONARDO OLIVEIRA NUNES
MURILO SERREDEIRO DOS SANTOS

Página gerada em 22/12/2024 04:24:57 (consulta levou 0.089130s)