Nome do Projeto
Simpósio sobre Qualidade de Vida e Educação, Ciência e Tecnologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/11/2023 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Simpósio sobre Qualidade de Vida e Educação, Ciência e Tecnologia acontecerá durante o VI Congresso de Ciências, Tecnologias e Culturas, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile e pela Rede Internacional de Conhecimento, que será realizado em Santiago do Chile, entre 24 e 27 de julho de 2024. O tema geral do Congresso é Qualidade de Vida em suas múltiplas dimensões.

Objetivo Geral

O objetivo do simpósio é refletir, discutir e pactuar ideias em torno da importância da ciência, tecnologia e inovação para promover a qualidade de vida para todos, promovendo o desenvolvimento de cidades sustentáveis, automatizadas e que promovam o uso da inteligência artificial em benefício coletivo.

Justificativa

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura tem estado envolvida em diversas iniciativas e programas relacionados com a qualidade de vida, educação, ciência e tecnologia em todo o mundo. Tendo como ponto de partida que a educação de qualidade para todos é um direito humano fundamental, portanto, através dela, deve-se promover a igualdade de género, a alfabetização, a educação inclusiva, a conservação do património cultural, entre outros aspectos fundamentais (UNESCO, 2007).
A UNESCO promove e monitoriza a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a educação, em particular o ODS 4, que se centra em garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Valoriza a importância da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida, promovendo a diversidade cultural e linguística na esfera digital. Coerente com o apontado por Roveri (2022), a Inteligência Artificial (IA) é uma força disruptiva que está transformando a sociedade e o meio ambiente, seus múltiplos usos afetam as ações do dia a dia e os benefícios relacionados à sua aplicação começam a ser elencados. por meio de processos como personalização da aprendizagem, tutores virtuais, análise de dados, acesso à educação com implantação de plataformas virtuais, automação de tarefas, previsão e modelagem, pesquisas aceleradas, implementação de assistentes virtuais e chatbots, entre outros. No entanto, a UNESCO (2023) considera que estas mudanças rápidas também levantam dilemas éticos profundos, decorrentes do potencial que os sistemas baseados em IA têm para reproduzir preconceitos, contribuir para a degradação climática e ameaçar os direitos humanos, entre outros. A título de exemplo, o Parlamento Europeu (2023) está a elaborar uma Lei para regular a utilização da IA ​​na União Europeia; e o Vaticano (2023) decidiu criar o seu próprio guia de ética e princípios para orientar o uso da IA.

Metodologia

Os interessados ​​em apresentar trabalhos no Simpósio deverão enviar um RESUMO em formato DOC (word) do trabalho a ser apresentado. As contribuições esperadas da comunidade acadêmica e científica enquadrar-se-ão nas seguintes linhas temáticas:
1. Uso de tecnologias na educação;
2. Avaliação da aprendizagem com uso de tecnologias;
3. Oportunidades e desafios da inteligência artificial para promover qualidade de vida, educação e inovação;
4. Modelos educacionais que implementam inteligência artificial;
5. Trabalho colaborativo para promoção da qualidade de vida e qualidade educacional;
6. Desenvolvimento profissional docente para promoção da autonomia e qualidade de vida.

Informações que devem constar no Resumo
Linha temática
Titulo do trabalho
Nome dos autores (máximo 2 autores por trabalho)
Habilitações dos autores (aqueles que apresentarem trabalhos deverão ter pelo menos o título de mestre)
Instituição à qual cada um dos autores pertencem
Endereço de e-mail de cada um dos autores
Texto com o resumo do trabalho (com formato definido abaixo)

Formato de Resumo
arquivo DOC de palavras
Fonte: Arial 12
Espaçamento entre linhas: único
Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 2,54 cm
Tamanho máximo do Resumo: 250 palavras.

Indicadores, Metas e Resultados

Temos como meta atingir 100 inscritos no simpósio e um número de, pelo menos, 30 trabalhos a serem aprovados. Como resultados esperamos receber trabalhos de qualidade e fortalecer e desenvolver parceiras e redes acadêmicas com os participantes do simpósio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELLE PENHA CORREA
Diulia Schneid Mielke
FERNANDO SEBASTIAN CARDOZO IBANEZ
ISABEL SILVA NEUTZLING
MARCELO DOS SANTOS MULLET
OTACILIA MARIASARMENTO CORREA FILHA
RODRIGO CHOLLET ARAUJO
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO51

Página gerada em 29/04/2024 01:23:12 (consulta levou 0.224177s)