Nome do Projeto
Simpósio sobre Qualidade de Vida e Educação, Ciência e Tecnologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/11/2023 - 31/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Simpósio sobre Qualidade de Vida e Educação, Ciência e Tecnologia acontecerá durante o VI Congresso de Ciências, Tecnologias e Culturas, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile e pela Rede Internacional de Conhecimento, que será realizado em Santiago do Chile, entre 24 e 27 de julho de 2024. O tema geral do Congresso é Qualidade de Vida em suas múltiplas dimensões.
Objetivo Geral
O objetivo do simpósio é refletir, discutir e pactuar ideias em torno da importância da ciência, tecnologia e inovação para promover a qualidade de vida para todos, promovendo o desenvolvimento de cidades sustentáveis, automatizadas e que promovam o uso da inteligência artificial em benefício coletivo.
Justificativa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura tem estado envolvida em diversas iniciativas e programas relacionados com a qualidade de vida, educação, ciência e tecnologia em todo o mundo. Tendo como ponto de partida que a educação de qualidade para todos é um direito humano fundamental, portanto, através dela, deve-se promover a igualdade de género, a alfabetização, a educação inclusiva, a conservação do património cultural, entre outros aspectos fundamentais (UNESCO, 2007).
A UNESCO promove e monitoriza a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a educação, em particular o ODS 4, que se centra em garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Valoriza a importância da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida, promovendo a diversidade cultural e linguística na esfera digital. Coerente com o apontado por Roveri (2022), a Inteligência Artificial (IA) é uma força disruptiva que está transformando a sociedade e o meio ambiente, seus múltiplos usos afetam as ações do dia a dia e os benefícios relacionados à sua aplicação começam a ser elencados. por meio de processos como personalização da aprendizagem, tutores virtuais, análise de dados, acesso à educação com implantação de plataformas virtuais, automação de tarefas, previsão e modelagem, pesquisas aceleradas, implementação de assistentes virtuais e chatbots, entre outros. No entanto, a UNESCO (2023) considera que estas mudanças rápidas também levantam dilemas éticos profundos, decorrentes do potencial que os sistemas baseados em IA têm para reproduzir preconceitos, contribuir para a degradação climática e ameaçar os direitos humanos, entre outros. A título de exemplo, o Parlamento Europeu (2023) está a elaborar uma Lei para regular a utilização da IA na União Europeia; e o Vaticano (2023) decidiu criar o seu próprio guia de ética e princípios para orientar o uso da IA.
A UNESCO promove e monitoriza a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a educação, em particular o ODS 4, que se centra em garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Valoriza a importância da ciência e da tecnologia no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida, promovendo a diversidade cultural e linguística na esfera digital. Coerente com o apontado por Roveri (2022), a Inteligência Artificial (IA) é uma força disruptiva que está transformando a sociedade e o meio ambiente, seus múltiplos usos afetam as ações do dia a dia e os benefícios relacionados à sua aplicação começam a ser elencados. por meio de processos como personalização da aprendizagem, tutores virtuais, análise de dados, acesso à educação com implantação de plataformas virtuais, automação de tarefas, previsão e modelagem, pesquisas aceleradas, implementação de assistentes virtuais e chatbots, entre outros. No entanto, a UNESCO (2023) considera que estas mudanças rápidas também levantam dilemas éticos profundos, decorrentes do potencial que os sistemas baseados em IA têm para reproduzir preconceitos, contribuir para a degradação climática e ameaçar os direitos humanos, entre outros. A título de exemplo, o Parlamento Europeu (2023) está a elaborar uma Lei para regular a utilização da IA na União Europeia; e o Vaticano (2023) decidiu criar o seu próprio guia de ética e princípios para orientar o uso da IA.
Metodologia
Os interessados em apresentar trabalhos no Simpósio deverão enviar um RESUMO em formato DOC (word) do trabalho a ser apresentado. As contribuições esperadas da comunidade acadêmica e científica enquadrar-se-ão nas seguintes linhas temáticas:
1. Uso de tecnologias na educação;
2. Avaliação da aprendizagem com uso de tecnologias;
3. Oportunidades e desafios da inteligência artificial para promover qualidade de vida, educação e inovação;
4. Modelos educacionais que implementam inteligência artificial;
5. Trabalho colaborativo para promoção da qualidade de vida e qualidade educacional;
6. Desenvolvimento profissional docente para promoção da autonomia e qualidade de vida.
Informações que devem constar no Resumo
Linha temática
Titulo do trabalho
Nome dos autores (máximo 2 autores por trabalho)
Habilitações dos autores (aqueles que apresentarem trabalhos deverão ter pelo menos o título de mestre)
Instituição à qual cada um dos autores pertencem
Endereço de e-mail de cada um dos autores
Texto com o resumo do trabalho (com formato definido abaixo)
Formato de Resumo
arquivo DOC de palavras
Fonte: Arial 12
Espaçamento entre linhas: único
Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 2,54 cm
Tamanho máximo do Resumo: 250 palavras.
1. Uso de tecnologias na educação;
2. Avaliação da aprendizagem com uso de tecnologias;
3. Oportunidades e desafios da inteligência artificial para promover qualidade de vida, educação e inovação;
4. Modelos educacionais que implementam inteligência artificial;
5. Trabalho colaborativo para promoção da qualidade de vida e qualidade educacional;
6. Desenvolvimento profissional docente para promoção da autonomia e qualidade de vida.
Informações que devem constar no Resumo
Linha temática
Titulo do trabalho
Nome dos autores (máximo 2 autores por trabalho)
Habilitações dos autores (aqueles que apresentarem trabalhos deverão ter pelo menos o título de mestre)
Instituição à qual cada um dos autores pertencem
Endereço de e-mail de cada um dos autores
Texto com o resumo do trabalho (com formato definido abaixo)
Formato de Resumo
arquivo DOC de palavras
Fonte: Arial 12
Espaçamento entre linhas: único
Margens (superior, inferior, esquerda e direita): 2,54 cm
Tamanho máximo do Resumo: 250 palavras.
Indicadores, Metas e Resultados
Temos como meta atingir 100 inscritos no simpósio e um número de, pelo menos, 30 trabalhos a serem aprovados. Como resultados esperamos receber trabalhos de qualidade e fortalecer e desenvolver parceiras e redes acadêmicas com os participantes do simpósio.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIELLE PENHA CORREA | |||
Diulia Schneid Mielke | |||
FERNANDO SEBASTIAN CARDOZO IBANEZ | |||
ISABEL SILVA NEUTZLING | |||
MARCELO DOS SANTOS MULLET | |||
OTACILIA MARIASARMENTO CORREA FILHA | |||
RODRIGO CHOLLET ARAUJO | |||
WALTER RUBEN IRIONDO OTERO | 51 |