Nome do Projeto
Pesquisa em Roteiro, Experimentações Narrativas e Ensino de Roteiro Audiovisual
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/10/2023 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Projeto voltado à pesquisa em torno do roteiro de cinema, com foco em estudo das teorias de roteiro, das estruturas narrativas e de experimentações e melhorias para práticas de ensino. Além disso, o projeto busca qualificar a pesquisa em roteiro por meio de monitoria nas aulas obrigatórias do curso e produção de conteúdos sobre roteiro, além de consultorias dos escritos dos estudantes.
Objetivo Geral
O principal objetivo deste projeto de pesquisa é aprofundar a compreensão do roteiro enquanto elemento central na produção audiovisual e, com base nessa compreensão, identificar maneiras de aprimorar o ensino de roteiro. O projeto se propõe a investigar os aspectos fundamentais do roteiro, suas técnicas e teorias, e como o ensino desses elementos pode ser otimizado para melhor preparar os estudantes para carreiras na indústria cinematográfica e audiovisual.
Justificativa
O roteiro desempenha um papel crucial na criação de qualquer produção audiovisual, sendo a base para o sucesso de filmes em animação e live action, séries e outros produtos. Este projeto de pesquisa encontra sua razão de ser na necessidade de aprimorar o ensino de roteiro nos dois cursos de Cinema da UFPel, não apenas para ampliar o horizonte criativo dos estudantes, mas também para capacitá-los a criar narrativas audiovisuais arejadas e com temáticas emancipatórias. O roteiro é o alicerce de qualquer produção audiovisual, e um ensino mais robusto desse elemento é essencial para preparar os estudantes e para produzir material de pesquisa na área. Além disso, esse projeto tem o potencial de qualificar a consultoria de roteiros aos estudantes, fornecendo ferramentas, técnicas e conhecimento teórico necessários para desenvolver narrativas originais.
Metodologia
1. Leituras e Análise de Obras Específicas:
Inicialmente, será realizada uma extensa pesquisa bibliográfica que abrange teorias de roteiro, estruturas narrativas e estudos críticos na área. Além disso, será priorizada a análise aprofundada de obras específicas de renomados roteiristas e cineastas para identificar os princípios e técnicas subjacentes. Foco em roteiristas e autores brasileiros e latino americanos.
2. Encontros de Discussão de Temas e Teorias:
Regularmente, ocorrerão encontros de discussão com professores, pesquisadores e estudantes, onde as teorias de roteiro e as análises críticas de obras serão debatidas. Isso permitirá a troca de ideias e perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda dos elementos fundamentais do roteiro e incentivando abordagens inovadoras.
3. Encontros para Consultoria e Melhoria dos Roteiros dos Estudantes:
Periodicamente, serão organizadas sessões práticas de consultoria de roteiro, nas quais os estudantes apresentarão seus projetos de roteiro em andamento. A equipe do projeto oferecerá feedback construtivo e orientações para aprimorar a qualidade das narrativas em desenvolvimento. Isso permite uma aplicação prática das teorias e técnicas discutidas.
4. Orientação de TCCs Teóricos sobre o Tema do Roteiro:
Para os estudantes que optarem por desenvolver Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com foco em roteiro, serão fornecidas orientações específicas. Isso incluirá a revisão das abordagens teóricas, metodologia de pesquisa, estruturação dos TCCs e o desenvolvimento de argumentos sólidos em relação ao tema do roteiro.
Essa metodologia interdisciplinar, baseada em leituras, análises críticas, discussões e consultoria prática, proporcionará uma formação abrangente para os estudantes de roteiro. Ao enfatizar a aplicação prática de teorias e técnicas em projetos reais, o projeto visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, capacitando-os a criar narrativas audiovisuais relevantes e sólidas. Além disso, a orientação de TCCs sobre o tema do roteiro contribuirá para a expansão do conhecimento acadêmico na área.
Inicialmente, será realizada uma extensa pesquisa bibliográfica que abrange teorias de roteiro, estruturas narrativas e estudos críticos na área. Além disso, será priorizada a análise aprofundada de obras específicas de renomados roteiristas e cineastas para identificar os princípios e técnicas subjacentes. Foco em roteiristas e autores brasileiros e latino americanos.
2. Encontros de Discussão de Temas e Teorias:
Regularmente, ocorrerão encontros de discussão com professores, pesquisadores e estudantes, onde as teorias de roteiro e as análises críticas de obras serão debatidas. Isso permitirá a troca de ideias e perspectivas, promovendo uma compreensão mais profunda dos elementos fundamentais do roteiro e incentivando abordagens inovadoras.
3. Encontros para Consultoria e Melhoria dos Roteiros dos Estudantes:
Periodicamente, serão organizadas sessões práticas de consultoria de roteiro, nas quais os estudantes apresentarão seus projetos de roteiro em andamento. A equipe do projeto oferecerá feedback construtivo e orientações para aprimorar a qualidade das narrativas em desenvolvimento. Isso permite uma aplicação prática das teorias e técnicas discutidas.
4. Orientação de TCCs Teóricos sobre o Tema do Roteiro:
Para os estudantes que optarem por desenvolver Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com foco em roteiro, serão fornecidas orientações específicas. Isso incluirá a revisão das abordagens teóricas, metodologia de pesquisa, estruturação dos TCCs e o desenvolvimento de argumentos sólidos em relação ao tema do roteiro.
Essa metodologia interdisciplinar, baseada em leituras, análises críticas, discussões e consultoria prática, proporcionará uma formação abrangente para os estudantes de roteiro. Ao enfatizar a aplicação prática de teorias e técnicas em projetos reais, o projeto visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, capacitando-os a criar narrativas audiovisuais relevantes e sólidas. Além disso, a orientação de TCCs sobre o tema do roteiro contribuirá para a expansão do conhecimento acadêmico na área.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre as metas do projeto, estão envolver os estudantes na pesquisa acadêmica em torno do tema do roteiro; melhorar o ensino de roteiro nos cursos; qualificar a escrita de roteiros dos estudantes e aprimorar a escrita dos artigos de TCCS sobre a área da escrita e da criação em cinema. Os resultados esperados são um salto no que se refere a pesquisa, a produção e ao ensino de roteiro no âmbito dos cursos de cinema da UFPel, além da possibilidade de compartilhar os resultados do projeto em eventos científicos, congressos e publicação de textos em revistas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMELIA D'ARC OURIQUES HOMRICH | |||
CÍNTIA LANGIE ARAUJO | 18 | ||
HELEN CAROLINA DA SILVA | |||
MARIANA CORRÊA PEREIRA | |||
ODARA FERNANDES GADDO | |||
PEDRO BOURNOUKIAN MOURA | |||
SARA SILVEIRA VOLCAN BRAGA |