Nome do Projeto
Salas alternativas de cinema e distribuição de filmes brasileiros
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/10/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de pesquisa se propõe a investigar o cenário das salas alternativas de cinema no Brasil e sua influência na distribuição de filmes nacionais. Por meio de análises aprofundadas, entrevistas com gestores de salas e distribuidoras, e estudos de caso, busca-se compreender como esses espaços desafiam as práticas tradicionais de distribuição e exibição de filmes brasileiros, contribuindo para uma maior diversidade de conteúdo cinematográfico e ampliando o alcance de produções independentes, muitas vezes marginais às grandes redes de cinema. O projeto visa, assim, enriquecer o conhecimento sobre o setor audiovisual, com foco em circuitos alternativos de exibição, políticas públicas para exibição, salas públicas, cinemas em universidades e institutos federais.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é realizar uma análise abrangente dos circuitos alternativos de exibição cinematográfica, com foco nas políticas públicas que regem a criação e manutenção de salas públicas, bem como nas iniciativas de cinemas em universidades e institutos federais no contexto brasileiro. O projeto busca investigar como esses espaços culturais contribuem para a democratização do acesso ao cinema e para a difusão de produções audiovisuais diversas, promovendo a formação de públicos críticos e engajados, e visando aprimorar o entendimento das políticas culturais e de educação relacionadas à exibição cinematográfica no Brasil.

Justificativa

A justificativa para este projeto se fundamenta na relevância da cultura cinematográfica e sua capacidade de influenciar a sociedade e a subjetivação dos envolvidos. A existência de circuitos alternativos de exibição, salas públicas e cinemas em universidades e institutos federais desempenha um papel crucial na promoção da diversidade de produções audiovisuais e na democratização do acesso à cultura cinematográfica brasileira. Portanto, investigar esses espaços e as políticas públicas que os sustentam é de suma importância para compreender como o cinema pode desempenhar um papel significativo na construção de uma sociedade inclusiva e culturalmente rica. Além disso, a pesquisa contribuirá para o aprimoramento e a formulação de políticas culturais mais eficazes no contexto brasileiro, com foco em melhorar as ações do nosso cinema universitário - O Cine UFPel.

Metodologia

A metodologia abrangerá uma abordagem interdisciplinar, combinando pesquisa documental, levantamento de dados e entrevistas.
# Revisão detalhada da literatura sobre circuitos alternativos de exibição, políticas públicas para exibição cinematográfica e cinemas em universidades e institutos federais no Brasil;
# Mapeamento das iniciativas existentes, identificando salas de cinema públicas e privadas, bem como parcerias com instituições de ensino.
# Entrevistas com gestores, programadores e responsáveis por esses espaços, para aprofundar a compreensão das políticas, desafios e impactos das exibições;
# Análise de dados qualitativos a respeito das políticas culturais e educacionais relacionadas à exibição cinematográfica .

Indicadores, Metas e Resultados

As metas deste projeto incluem a elaboração de um mapeamento abrangente de circuitos alternativos de exibição, salas públicas e cinemas em universidades e institutos federais no Brasil, bem como uma análise aprofundada das políticas públicas que os sustentam. A pesquisa é um desdobramento de minha tese de doutorado e como resultados esperados está também a participação em eventos científicos e a realização de palestras sobre o tema em diferentes regiões do país. Os resultados esperados englobam a sistematização de estratégias e a pesquisa sobre desafios enfrentados por esses espaços, além de contribuir para a formulação de recomendações que possam aprimorar políticas culturais e de educação relacionadas à exibição cinematográfica no país, contribuindo para a democratização do acesso ao cinema brasileiro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR IVAN GADELHA VILHENA
CÍNTIA LANGIE ARAUJO36
GUILHERME BANDEIRA MACHADO
LUIZ FERNANDO DOS REIS RODOLFO
SARA SILVEIRA VOLCAN

Página gerada em 29/04/2024 00:18:37 (consulta levou 0.128758s)