Nome do Projeto
Caracterização de biomassas Lignocelulósica visando a produção de energia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
09/05/2024 - 08/05/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O uso de biomassa para produção de energia já vem vendo utilizada como fonte renovável de energia através da produção de biocombustíveis onde o Brasil tem sido pioneiro na produção de etanol de primeira geração, onde a cana de açúcar tem sido a principal cultura, mas outras alternativas têm sido buscadas como têm ocorrido recentemente com o etanol de milho. Outra vertente que se consolida é a produção de etanol de segunda geração, com um apelo sustentável pois usa resíduos para produção de etanol celulósico. Outras biomassas também pode ser podem ser usadas como fonte energética, como o do bagaço de cana, como cavaco, cascas que além da produção de biocombustíveis, podem gerar energia elétrica e térmica através de diferentes processos de transformação. Logo a importância da caracterização da biomassa visando o aproveitamento energético. O projeto propõe a caracterização química e energética de diferentes biomassas, visando a valorização de resíduos e a diversificação do uso de biomassas com potencial uso para produção de energia, seja na geração de biocombustíveis, de primeira ou segunda geração, através de bioeletrecidade ou como biogás/biometano.

Objetivo Geral

Caracterização química e energética de biomassa lignocelulósica visando seu aproveitamento energético.

Justificativa

A biomassa é um recurso renovável abundante e seu processo de conversão em energia traz benefícios ao meio ambiente, sendo uma fonte de fundamental na matriz energética brasileira tanto através de cultivos energéticos como através do aproveitamento de resíduos agrícolas e industriais, contribuindo para redução dos níveis de gás carbônico quando usados na substituição de combustíveis fósseis. O destino final de resíduos pode ser sua transformação em um produto energético e mais sustentável, evitando um passivo ambiental e colaborando com a revalorização de residuos.

Metodologia

Serão utilizados protocolos estabelecidos para determinação de cinzas, umidade, poder calorífico, extrativos e determinação de celulose, hemicelulose e lignina quando possível.

Indicadores, Metas e Resultados

Identificar resíduos promissores para reaproveitamento energético que venham a tronar viável sua aplicação como combustível renovável, ou aplicação em outras transformações energéticas.

Página gerada em 07/01/2025 20:30:07 (consulta levou 0.132490s)