Nome do Projeto
Consultoria de Roteiros para Cinema e Animação
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/10/2023 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de consultoria de roteiro tem como objetivo oferecer suporte especializado aos estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel, proporcionando-lhes a oportunidade de passar por processos de doctoring e aprimoramento em suas habilidades de escrita e criação de roteiros. Por meio de sessões de consultoria personalizada, feedback construtivo e orientação prática, pretende-se elevar a qualidade das narrativas produzidas pelos alunos, fortalecendo seus conhecimentos e técnicas na arte do roteiro e contribuindo para a formação de futuros roteiristas e criadores audiovisuais mais capacitados e comprometidos com temáticas contemporâneas e engajadas.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é aprimorar as habilidades de escrita e criação de roteiros dos estudantes dos cursos de Cinema, proporcionando-lhes consultoria especializada e orientação prática. Busca-se promover a excelência na construção de narrativas audiovisuais, melhorando o entendimento das técnicas, estruturas e conceitos-chave do roteiro, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e originalidade na expressão artística. O projeto visa, assim, capacitar os estudantes a produzir roteiros mais aprimorados para a realização dos diversos produtos audiovisuais que desenvolvem ao longo do curso, com foco nos TCCs práticos.

Justificativa

A justificativa para este projeto é ancorada em uma demanda intrínseca dos cursos de Cinema e Cinema de Animação da UFPel, uma vez que as disciplinas de roteiro tradicionalmente se concentram nos primeiros semestres do curso. Conforme avançam em suas jornadas acadêmicas, os estudantes frequentemente carecem de oportunidades contínuas de aprimorar suas habilidades de roteiro e enfrentam desafios complexos na escrita e criação de narrativas audiovisuais. Nesse contexto, este projeto se faz essencial para preencher essa lacuna, fornecendo consultoria especializada e orientação prática, garantindo que os alunos adquiram conhecimentos aprofundados, técnicas avançadas e criatividade sólida na arte do roteiro. Essa iniciativa visa, assim, atender a uma necessidade real dos estudantes, fortalecendo sua formação e melhor preparando-os para suas futuras carreiras na indústria audiovisual, além de ser um modo de qualificar os filmes feitos no âmbito dos cursos de cinema.

Metodologia

# Será disponibilizada uma agenda digital, para que os estudantes se prontifiquem aos encontros
# A professora estará disponível em horário pré-determinado, durante 2 horas semanais, para conseguir atender até 2 alunos por semana
# Ao longo dos encontros presenciais, trabalhar de cada ideia dos estudantes: personagens; atos /eventos, cenas e diálogos e os tratamentos do Roteiro
# Oferecer ajuda com roteiros prontos comigo. Ajuda para desenvolver roteiros com monitores de Roteiro.
# Acompanhar a escrita dos roteiros dos TCCS práticos dos dois cursos de Cinema: Audiovisual e Animação
# Em alguns encontros (o último do mês) – fazer consultoria coletiva e pedir pras pessoas se inscreverem como Consultores seniores ou consultores aprendizes (e criar grupos de doctoring dos roteiros)

Indicadores, Metas e Resultados

# Melhoria Significativa na Qualidade dos Roteiros: Espera-se que os estudantes, após passarem por consultoria de roteiro, apresentem roteiros de maior qualidade, com narrativas mais coesas, personagens bem desenvolvidos e diálogos envolventes, refletindo uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos de roteiro.

# Aumento da Originalidade e Criatividade dos roteiros e consequentemente dos curtas feitos na UFPel

# Desenvolvimento de Habilidades de Avaliação Crítica por parte de estudantes e monitores, tornando-se capazes de fornecer feedback construtivo aos seus próprios trabalhos e aos de seus colegas.

# Fortalecimento da Comunidade Acadêmica: O projeto pode contribuir para o fortalecimento da comunidade acadêmica, ao criar um ambiente colaborativo em que estudantes e professores compartilham conhecimentos e experiências, promovendo um aprendizado interdisciplinar e uma rede de apoio.

# Preparação para a Indústria Audiovisual: Espera-se que os estudantes estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios da indústria audiovisual, possuindo portfólios mais sólidos e sendo mais competitivos no mercado de trabalho.

# Inovação e Qualidade nas Produções, elevando o padrão das obras realizadas pelos estudantes, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

# acompanhamento e melhoria dos roteiros dos TCCs práticos, possibilitando a feitura de filmes mais aptos a participar de mostras e festivais.

Esses resultados esperados visam ao aprimoramento substancial das habilidades dos estudantes, um reforço de ensino da área de roteiro visto que são poucas disciplinas da área. A meta é o fortalecimento da formação acadêmica em roteiro, bem como à promoção de uma produção audiovisual mais qualificada e engajada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÍNTIA LANGIE ARAUJO6
ODARA FERNANDES GADDO
SARA SILVEIRA VOLCAN

Página gerada em 28/04/2024 16:21:52 (consulta levou 0.123446s)