Nome do Projeto
II SICAEE – II Semana Acadêmica de Engenharia Eletrônica e Controle e Automação - Inovações tecnológicas e desafios no mercado de trabalho
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2023 - 04/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A Semana Acadêmica sobre "Inovações Tecnológicas e Desafios no Mercado de Trabalho" visa explorar as transformações que a tecnologia tem trazido para o ambiente profissional e as necessidades para enfrentar os desafios contemporâneos. Durante o evento, desenvolveremos diversas facetas dessa interseção entre tecnologia e mercado de trabalho, abordando desde as tendências tecnológicas até as habilidades e competências exigidas dos profissionais do século XXI. Por meio de palestras, os participantes terão a oportunidade de compreender como a automação, a inteligência artificial, a digitalização e outras inovações estão impactando como mudaram e redefinindo a natureza do trabalho. Serão estratégias exploradas para aperfeiçoar a resiliência profissional, incluindo o desenvolvimento de habilidades criativas, pensamento crítico e adaptabilidade. Além disso, a Semana Acadêmica promoverá análises aprofundadas sobre as lógicas éticas, sociais e empreendedoras das inovações tecnológicas no mercado de trabalho. Os participantes serão incentivados a considerar questões como a equidade no acesso à formação tecnológica, a evolução dos modelos de emprego e a importância da aprendizagem ao longo da vida. Através da colaboração entre especialistas, acadêmicos e profissionais experientes, a Semana Acadêmica fomentará discussões enriquecedoras e inspirará a próxima geração de líderes a enfrentar os desafios e oportunidades decorrentes das rápidas mudanças tecnológicas, capacitando-os a trilhar caminhos de sucesso no cenário profissional em constante evolução.

Objetivo Geral

Inovações tecnológicas na Engenharia;

Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades encontradas em relação ao ensinar e aprender;

Possibilitar aos alunos o conhecimento dos docentes do curso e suas áreas de conhecimentos específicas;

Proporcionar aos alunos/participants espaço de exposição de seus trabalhos e debates dos mesmos;

Complementar a formação acadêmica, alinhada com a troca de experiencias entre alunos internos a UFPEL e profissionais externos.

Motivar os alunos a participação nos eventos acadêmicos;

Cabe ressaltar que o evento será aberto para a sociedade em geral, sendo assim, os link de inscrição serão divulgados pelos canais usuais dos cursos e seus diretórios.

Justificativa

A II SICAEE é o segundo evento organizado em conjunto entre os dois cursos, engenharia eletrônica e engenharia de controle e automação. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa na atualidade. O Evento traz um temário bastante atual e relevante na prática dos educadores, pretende estimular a reflexão, problematização e compreensão das temáticas como possibilidades do diálogo acerca do trabalho, principalmente, desenvolver um espaço de discussão entre estudantes em formação inicial, professores em serviço e comunidade em geral, cabe aqui ressaltar que o evento é aberto para comunidade externa a UFPEL, dado o publico alvo estar presente em instituições como IFSUL, Universidade Católica, ambas apresentam discente e egressos de cursos da grande área do evento.

Outro ponto relevante a situar a semana acadêmica como Extensão vem ao encontro da curricularização da graduação e decisão do ministério público por notificação a UFPEL, por esta categoria de evento serem alocados como projeto de extensão, dado sabido pelas instancias internas.












Fundamentação Teórica
Compreende-se que a presença de uma universidade pública oportuniza, através da ação acadêmica ancorada em pesquisa, ensino e extensão, o conhecimento, a compreensão, a problematização e, consequentemente, a intervenção qualificada na realidade educacional, uma vez que o currículo acadêmico está implicado em relações de aperfeiçoamento.

Neste sentido o processo na formação de alunos e professores emerge nas demandas da prática educativa abrangentes, principalmente aquelas relacionadas à diversidade, ou seja, à opção política-educacional que implica na adoção de um modelo de caráter compreensivo, tal como caracterizado pela realização de uma mesma proposta curricular para todos os alunos. É nesse âmbito que convém, portanto, articular estratégias e processos que permitam a intervenção educativa em seus três níveis - sala de aula, escola e comunidade.

Pensamos que as situações que conformam o desenvolvimento da aprendizagem na formação inicial e em serviço dos alunos são geradoras de processos reflexivos educacionais. O espaço de socialização de práticas e discursos possibilita pôr em foco, suas potencialidades em temas científicos.

Compreende-se ainda que é dever da Escola/Universidade articular os conhecimentos que possam auxiliar os integrantes desta, na superação de práticas baseadas em promover a melhor qualidade de vida acadêmica aos alunos e professores. Há a necessidade da revisão dos valores que temos produzido e fortalecido em torno da condição humana. O ponto de partida para tais intelectualidades não é o aluno isolado, mas os estudantes coletivos em suas várias características de classe, em conjunto com as particularidades de suas diversidades.

Por isso é necessário questionarmos nossas práticas centradas como se fosse possível atendermos aos quesitos de formar um acadêmico mais voltado para cidadania e preparar para o trabalho em moldes da realidade.

Metodologia

O Evento contará com palestras de professores e especialistas atuantes nas áreas de discussões apresentadas, formas práticas de aprendizado na eletrônica e automação, além de espaço aberto para apresentações de trabalhos de alunos e professores.
Programação
A II SICAEE é o segundo evento organizado em conjunto pelos estudantes dos cursos. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil científico e da pesquisa na atualidade. O Tema proposto "Inovações tecnológicas e desafios do mercado de trabalho" aborda os desafios encontrados na formação e pós formação de alunos e professores envolvendo as devidas áreas, os contextos, os sujeitos, as diferenças e as múltiplas trajetórias presentes no cotidiano educativo. Além disso, entende-se que a II SICAEE não se destina apenas a eletrônica e automação de formação e em formação, mas a todas as áreas voltadas à necessidade de contribuir no planejamento e desenvolvimento da sociedade.

O Evento traz um temário bastante atual e relevante na prática da contemporaneidade, pretende estimular a reflexão, problematização e compreensão das temáticas como possibilidades do diálogo acerca do mercado de trabalho e, principalmente, desenvolver um espaço entre estudantes em formação inicial com os professores e demais especialistas na área.
Metodologia de execução:

A atividade será desenvolvida por meio da apresentação e Comunicações Orais, subdividido em Temáticas Investigativas que compreendem as diferentes dimensões da formação pedagógica no tema da semana acadêmica, como a investigação de novos métodos de ensino na eletrônica, a prática da docência no aprendizado do aluno e o trabalho pedagógico nos espaços escolares.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentar aos alunos da Engenharia Eletrônica e Engenha de Controle e Automação bem como sociedade em geral como o cenário atual de atuação deles como Engenheiros está e seus desafios e oportunidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALAN JUNIO DA SILVA BORELA
ALEXANDRE FILGUEIRA SOARES
ALEXANDRE FILGUEIRA SOARES
BRUNA MENDES VERA
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES2
CLÁUDIO MANOEL DA CUNHA DUARTE1
DAVI PRATES WENDT
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA4
GIZELE INGRID GADOTTI2
GUSTAVO GAUGER DE OLIVEIRA
HENRIQUE GONÇALVES ANDRADE
ISMAEL ANDRADE BEIRO
JEAN CARLOS SCHEUNEMANN
JEAN PIETRO COLET DE CARLI
JOAB TAVARES FAGUNDES
JORDANA JORDAO PEREIRA
JOSÉ EDUARDO DAS NEVES DA FONSECA
JUNIOR RICHARD FERREIRA DA COSTA
LUCAS HENRIQUE FERNANDO DA SILVA
LUCAS ULLER SOTELO
MAIQUEL DOS SANTOS CANABARRO56
MARCELO LEMOS ROSSI14
MATEUS BECK FONSECA16
MILENE MOLINA CABRAL
Marlon Soares Sigales93
PEDRO HENRIQUE CARDOSO GOMES
RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES
RICARDO KURZ BUNDE
Rodrigo Da Silva Guerra
SIGMAR DE LIMA1
SUZEN MOHAMAD BAJA
TAILON ANDRÉ PODEWILS
TARCIS SUSO DORNELAS
TARSO RODRIGUES DE AVILA
WILLIAM RIBEIRO RODRIGUES
YULE SILVEIRA CARDOSO

Página gerada em 28/04/2024 01:50:13 (consulta levou 0.639177s)