Nome do Projeto
II SICAEE – II Semana Acadêmica de Engenharia Eletrônica e Controle e Automação - Inovações tecnológicas e desafios no mercado de trabalho
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2023 - 04/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A Semana Acadêmica sobre "Inovações Tecnológicas e Desafios no Mercado de Trabalho" visa explorar as transformações que a tecnologia tem trazido para o ambiente profissional e as necessidades para enfrentar os desafios contemporâneos. Durante o evento, desenvolveremos diversas facetas dessa interseção entre tecnologia e mercado de trabalho, abordando desde as tendências tecnológicas até as habilidades e competências exigidas dos profissionais do século XXI.
Por meio de palestras, os participantes terão a oportunidade de compreender como a automação, a inteligência artificial, a digitalização e outras inovações estão impactando como mudaram e redefinindo a natureza do trabalho. Serão estratégias exploradas para aperfeiçoar a resiliência profissional, incluindo o desenvolvimento de habilidades criativas, pensamento crítico e adaptabilidade.
Além disso, a Semana Acadêmica promoverá análises aprofundadas sobre as lógicas éticas, sociais e empreendedoras das inovações tecnológicas no mercado de trabalho. Os participantes serão incentivados a considerar questões como a equidade no acesso à formação tecnológica, a evolução dos modelos de emprego e a importância da aprendizagem ao longo da vida.
Através da colaboração entre especialistas, acadêmicos e profissionais experientes, a Semana Acadêmica fomentará discussões enriquecedoras e inspirará a próxima geração de líderes a enfrentar os desafios e oportunidades decorrentes das rápidas mudanças tecnológicas, capacitando-os a trilhar caminhos de sucesso no cenário profissional em constante evolução.
Objetivo Geral
Inovações tecnológicas na Engenharia;
Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades encontradas em relação ao ensinar e aprender;
Possibilitar aos alunos o conhecimento dos docentes do curso e suas áreas de conhecimentos específicas;
Proporcionar aos alunos/participants espaço de exposição de seus trabalhos e debates dos mesmos;
Complementar a formação acadêmica, alinhada com a troca de experiencias entre alunos internos a UFPEL e profissionais externos.
Motivar os alunos a participação nos eventos acadêmicos;
Cabe ressaltar que o evento será aberto para a sociedade em geral, sendo assim, os link de inscrição serão divulgados pelos canais usuais dos cursos e seus diretórios.
Estimular espaços para diálogo acerca das dificuldades encontradas em relação ao ensinar e aprender;
Possibilitar aos alunos o conhecimento dos docentes do curso e suas áreas de conhecimentos específicas;
Proporcionar aos alunos/participants espaço de exposição de seus trabalhos e debates dos mesmos;
Complementar a formação acadêmica, alinhada com a troca de experiencias entre alunos internos a UFPEL e profissionais externos.
Motivar os alunos a participação nos eventos acadêmicos;
Cabe ressaltar que o evento será aberto para a sociedade em geral, sendo assim, os link de inscrição serão divulgados pelos canais usuais dos cursos e seus diretórios.
Justificativa
A II SICAEE é o segundo evento organizado em conjunto entre os dois cursos, engenharia eletrônica e engenharia de controle e automação. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa na atualidade. O Evento traz um temário bastante atual e relevante na prática dos educadores, pretende estimular a reflexão, problematização e compreensão das temáticas como possibilidades do diálogo acerca do trabalho, principalmente, desenvolver um espaço de discussão entre estudantes em formação inicial, professores em serviço e comunidade em geral, cabe aqui ressaltar que o evento é aberto para comunidade externa a UFPEL, dado o publico alvo estar presente em instituições como IFSUL, Universidade Católica, ambas apresentam discente e egressos de cursos da grande área do evento.
Outro ponto relevante a situar a semana acadêmica como Extensão vem ao encontro da curricularização da graduação e decisão do ministério público por notificação a UFPEL, por esta categoria de evento serem alocados como projeto de extensão, dado sabido pelas instancias internas.
Fundamentação Teórica
Compreende-se que a presença de uma universidade pública oportuniza, através da ação acadêmica ancorada em pesquisa, ensino e extensão, o conhecimento, a compreensão, a problematização e, consequentemente, a intervenção qualificada na realidade educacional, uma vez que o currículo acadêmico está implicado em relações de aperfeiçoamento.
Neste sentido o processo na formação de alunos e professores emerge nas demandas da prática educativa abrangentes, principalmente aquelas relacionadas à diversidade, ou seja, à opção política-educacional que implica na adoção de um modelo de caráter compreensivo, tal como caracterizado pela realização de uma mesma proposta curricular para todos os alunos. É nesse âmbito que convém, portanto, articular estratégias e processos que permitam a intervenção educativa em seus três níveis - sala de aula, escola e comunidade.
Pensamos que as situações que conformam o desenvolvimento da aprendizagem na formação inicial e em serviço dos alunos são geradoras de processos reflexivos educacionais. O espaço de socialização de práticas e discursos possibilita pôr em foco, suas potencialidades em temas científicos.
Compreende-se ainda que é dever da Escola/Universidade articular os conhecimentos que possam auxiliar os integrantes desta, na superação de práticas baseadas em promover a melhor qualidade de vida acadêmica aos alunos e professores. Há a necessidade da revisão dos valores que temos produzido e fortalecido em torno da condição humana. O ponto de partida para tais intelectualidades não é o aluno isolado, mas os estudantes coletivos em suas várias características de classe, em conjunto com as particularidades de suas diversidades.
Por isso é necessário questionarmos nossas práticas centradas como se fosse possível atendermos aos quesitos de formar um acadêmico mais voltado para cidadania e preparar para o trabalho em moldes da realidade.
Outro ponto relevante a situar a semana acadêmica como Extensão vem ao encontro da curricularização da graduação e decisão do ministério público por notificação a UFPEL, por esta categoria de evento serem alocados como projeto de extensão, dado sabido pelas instancias internas.
Fundamentação Teórica
Compreende-se que a presença de uma universidade pública oportuniza, através da ação acadêmica ancorada em pesquisa, ensino e extensão, o conhecimento, a compreensão, a problematização e, consequentemente, a intervenção qualificada na realidade educacional, uma vez que o currículo acadêmico está implicado em relações de aperfeiçoamento.
Neste sentido o processo na formação de alunos e professores emerge nas demandas da prática educativa abrangentes, principalmente aquelas relacionadas à diversidade, ou seja, à opção política-educacional que implica na adoção de um modelo de caráter compreensivo, tal como caracterizado pela realização de uma mesma proposta curricular para todos os alunos. É nesse âmbito que convém, portanto, articular estratégias e processos que permitam a intervenção educativa em seus três níveis - sala de aula, escola e comunidade.
Pensamos que as situações que conformam o desenvolvimento da aprendizagem na formação inicial e em serviço dos alunos são geradoras de processos reflexivos educacionais. O espaço de socialização de práticas e discursos possibilita pôr em foco, suas potencialidades em temas científicos.
Compreende-se ainda que é dever da Escola/Universidade articular os conhecimentos que possam auxiliar os integrantes desta, na superação de práticas baseadas em promover a melhor qualidade de vida acadêmica aos alunos e professores. Há a necessidade da revisão dos valores que temos produzido e fortalecido em torno da condição humana. O ponto de partida para tais intelectualidades não é o aluno isolado, mas os estudantes coletivos em suas várias características de classe, em conjunto com as particularidades de suas diversidades.
Por isso é necessário questionarmos nossas práticas centradas como se fosse possível atendermos aos quesitos de formar um acadêmico mais voltado para cidadania e preparar para o trabalho em moldes da realidade.
Metodologia
O Evento contará com palestras de professores e especialistas atuantes nas áreas de discussões apresentadas, formas práticas de aprendizado na eletrônica e automação, além de espaço aberto para apresentações de trabalhos de alunos e professores.
Programação
A II SICAEE é o segundo evento organizado em conjunto pelos estudantes dos cursos. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil científico e da pesquisa na atualidade. O Tema proposto "Inovações tecnológicas e desafios do mercado de trabalho" aborda os desafios encontrados na formação e pós formação de alunos e professores envolvendo as devidas áreas, os contextos, os sujeitos, as diferenças e as múltiplas trajetórias presentes no cotidiano educativo. Além disso, entende-se que a II SICAEE não se destina apenas a eletrônica e automação de formação e em formação, mas a todas as áreas voltadas à necessidade de contribuir no planejamento e desenvolvimento da sociedade.
O Evento traz um temário bastante atual e relevante na prática da contemporaneidade, pretende estimular a reflexão, problematização e compreensão das temáticas como possibilidades do diálogo acerca do mercado de trabalho e, principalmente, desenvolver um espaço entre estudantes em formação inicial com os professores e demais especialistas na área.
Metodologia de execução:
A atividade será desenvolvida por meio da apresentação e Comunicações Orais, subdividido em Temáticas Investigativas que compreendem as diferentes dimensões da formação pedagógica no tema da semana acadêmica, como a investigação de novos métodos de ensino na eletrônica, a prática da docência no aprendizado do aluno e o trabalho pedagógico nos espaços escolares.
Programação
A II SICAEE é o segundo evento organizado em conjunto pelos estudantes dos cursos. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil científico e da pesquisa na atualidade. O Tema proposto "Inovações tecnológicas e desafios do mercado de trabalho" aborda os desafios encontrados na formação e pós formação de alunos e professores envolvendo as devidas áreas, os contextos, os sujeitos, as diferenças e as múltiplas trajetórias presentes no cotidiano educativo. Além disso, entende-se que a II SICAEE não se destina apenas a eletrônica e automação de formação e em formação, mas a todas as áreas voltadas à necessidade de contribuir no planejamento e desenvolvimento da sociedade.
O Evento traz um temário bastante atual e relevante na prática da contemporaneidade, pretende estimular a reflexão, problematização e compreensão das temáticas como possibilidades do diálogo acerca do mercado de trabalho e, principalmente, desenvolver um espaço entre estudantes em formação inicial com os professores e demais especialistas na área.
Metodologia de execução:
A atividade será desenvolvida por meio da apresentação e Comunicações Orais, subdividido em Temáticas Investigativas que compreendem as diferentes dimensões da formação pedagógica no tema da semana acadêmica, como a investigação de novos métodos de ensino na eletrônica, a prática da docência no aprendizado do aluno e o trabalho pedagógico nos espaços escolares.
Indicadores, Metas e Resultados
Apresentar aos alunos da Engenharia Eletrônica e Engenha de Controle e Automação bem como sociedade em geral como o cenário atual de atuação deles como Engenheiros está e seus desafios e oportunidades.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN JUNIO DA SILVA BORELA | |||
ALEXANDRE FILGUEIRA SOARES | |||
ALEXANDRE FILGUEIRA SOARES | |||
BRUNA MENDES VERA | |||
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES | 2 | ||
CLÁUDIO MANOEL DA CUNHA DUARTE | 1 | ||
DAVI PRATES WENDT | |||
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS | |||
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA | 4 | ||
GIZELE INGRID GADOTTI | 2 | ||
GUSTAVO GAUGER DE OLIVEIRA | |||
HENRIQUE GONÇALVES ANDRADE | |||
ISMAEL ANDRADE BEIRO | |||
JEAN CARLOS SCHEUNEMANN | |||
JEAN PIETRO COLET DE CARLI | |||
JOAB TAVARES FAGUNDES | |||
JORDANA JORDAO PEREIRA | |||
JOSÉ EDUARDO DAS NEVES DA FONSECA | |||
JUNIOR RICHARD FERREIRA DA COSTA | |||
LUCAS HENRIQUE FERNANDO DA SILVA | |||
LUCAS ULLER SOTELO | |||
MAIQUEL DOS SANTOS CANABARRO | 56 | ||
MARCELO LEMOS ROSSI | 14 | ||
MATEUS BECK FONSECA | 16 | ||
MILENE MOLINA CABRAL | |||
Marlon Soares Sigales | 93 | ||
PEDRO HENRIQUE CARDOSO GOMES | |||
RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES | |||
RICARDO KURZ BUNDE | |||
Rodrigo Da Silva Guerra | |||
SIGMAR DE LIMA | 1 | ||
SUZEN MOHAMAD BAJA | |||
TAILON ANDRÉ PODEWILS | |||
TARCIS SUSO DORNELAS | |||
TARSO RODRIGUES DE AVILA | |||
WILLIAM RIBEIRO RODRIGUES | |||
YULE SILVEIRA CARDOSO |