Nome do Projeto
Grupo Vocal Infanto-Juvenil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/11/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
Considerando como uma das funções da universidade a construção e difusão de conhecimentos que garantam o acesso à ciência e à cultura, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, objetiva-se com este projeto a ampliação do acesso da comunidade pelotense ao ensino e prática musical, especificamente através da prática vocal coletiva para o público infanto-juvenil (de 11 a 14 anos). Para tanto, metodologicamente teremos um encontro semanal com duração de duas horas denominado “Ensaio Geral”, onde construiremos as bases técnicas para o canto coletivo bem como o repertório de apresentação, objetivando paralelamente estimular a compreensão da performance artística também como espaço de aprendizagem musical. Ainda na perspectiva de colaborar com a curricularização da extensão no curso de música licenciatura, este projeto será espaço de atuação dos estudantes vinculados com o componente curricular “Orientação e prática pedagógico-musical 2 – cód: 05001298), deste modo, o espaço das aulas será utilizado para a reflexão e construção teórica acerca do tema.

Objetivo Geral

Desenvolver a prática vocal coletiva infanto-juvenil.

Justificativa

Considerando a necessidade de contribuir com a difusão e criação cultural este projeto coloca-se como um espaço singular de prática e performance coletiva que visa estimular a produção artística dos adolescentes. Compreendendo que esta faixa etária tem suas complexidades, no que tange a construção identitária dos sujeitos, oferecer um espaço de convivência entre pares, bem como a possibilidade de expressão, a partir de uma ação artística pode ser também um profícuo elemento na constituição destas identidades, bem como de uma sociedade mais justa e equânime.

Metodologia

O projeto se divide em três eixos: os ensaios; as apresentações; e as preparações técnicas.
Os ensaios terão duração de aproximadamente duas horas, sendo um espaço para desenvolvimento de técnica vocal e repertório. Estes elementos serão trabalhados a partir das metodologias ativas da educação musical, que prezam pelo uso da corporeidade, bem como da compreensão cultural de cada sujeito durante o processo de construção do conhecimento musical.
As apresentações também se colocam como um processo pedagógico, pois buscaremos evidenciar os processos informais de aprendizagem que o contexto da performance pode oferecer, além de também construir, nos participantes do projeto a valorização da fruição em arte, seja como artista, seja como expectador.
E por fim as preparações técnicas serão encontros da equipe técnica do projeto para o planejamento, organização e reflexão sobre os processos realizados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultado a efetivação de mais um grupo de performance musical da UFPel, bem como a consolidação de um espaço de construção de conhecimento musical para este público.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE DA SILVA MARTINS20
KEWIN YAMANI MARTINS SCHUSTER
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO14

Página gerada em 28/04/2024 23:01:50 (consulta levou 0.132354s)