Nome do Projeto
Grupo Vocal Infanto-Juvenil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/11/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
Considerando como uma das funções da universidade a construção e difusão de conhecimentos que garantam o acesso à ciência e à cultura, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, objetiva-se com este projeto a ampliação do acesso da comunidade pelotense ao ensino e prática musical, especificamente através da prática vocal coletiva para o público infanto-juvenil (de 11 a 14 anos). Para tanto, metodologicamente teremos um encontro semanal com duração de duas horas denominado “Ensaio Geral”, onde construiremos as bases técnicas para o canto coletivo bem como o repertório de apresentação, objetivando paralelamente estimular a compreensão da performance artística também como espaço de aprendizagem musical. Ainda na perspectiva de colaborar com a curricularização da extensão no curso de música licenciatura, este projeto será espaço de atuação dos estudantes vinculados com o componente curricular “Orientação e prática pedagógico-musical 2 – cód: 05001298), deste modo, o espaço das aulas será utilizado para a reflexão e construção teórica acerca do tema.

Objetivo Geral

Desenvolver a prática vocal coletiva infanto-juvenil.

Justificativa

Considerando a necessidade de contribuir com a difusão e criação cultural este projeto coloca-se como um espaço singular de prática e performance coletiva que visa estimular a produção artística dos adolescentes. Compreendendo que esta faixa etária tem suas complexidades, no que tange a construção identitária dos sujeitos, oferecer um espaço de convivência entre pares, bem como a possibilidade de expressão, a partir de uma ação artística pode ser também um profícuo elemento na constituição destas identidades, bem como de uma sociedade mais justa e equânime.

Metodologia

O projeto se divide em três eixos: os ensaios; as apresentações; e as preparações técnicas.
Os ensaios terão duração de aproximadamente duas horas, sendo um espaço para desenvolvimento de técnica vocal e repertório. Estes elementos serão trabalhados a partir das metodologias ativas da educação musical, que prezam pelo uso da corporeidade, bem como da compreensão cultural de cada sujeito durante o processo de construção do conhecimento musical.
As apresentações também se colocam como um processo pedagógico, pois buscaremos evidenciar os processos informais de aprendizagem que o contexto da performance pode oferecer, além de também construir, nos participantes do projeto a valorização da fruição em arte, seja como artista, seja como expectador.
E por fim as preparações técnicas serão encontros da equipe técnica do projeto para o planejamento, organização e reflexão sobre os processos realizados.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultado a efetivação de mais um grupo de performance musical da UFPel, bem como a consolidação de um espaço de construção de conhecimento musical para este público.

Página gerada em 29/04/2025 06:58:36 (consulta levou 0.154407s)