Nome do Projeto
II SIMCCAS - Simpósio Internacional de Clínica e Conservação de Animais Silvestres
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/11/2023 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
O II SIMCCAS - Simpósio Internacional de Clínica e Conservação de Animais Silvestres ocorrerá em dezembro de 2023, de forma remota. O simpósio se propõe a destacar a realidade desafiadora enfrentada por profissionais que lidam com a reabilitação de uma ampla diversidade de espécies. Nossa iniciativa visa reunir palestrantes com vasta experiência médica e de conservação, provenientes de diferentes regiões, para compartilharem suas vivências com as variadas espécies da fauna.

Objetivo Geral

Promover a integração de profissionais e acadêmicos das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia e todos os interessados na biodiversidade da fauna silvestre e na Medicina da Conservação.

Justificativa

O Brasil possui uma rica biodiversidade de fauna, no entanto, uma extensa parte de toda essa diversidade ainda é amplamente desconhecida do ponto de vista da Medicina Veterinária. Diariamente evidencia-se uma carência significativa de informações nesse campo, assim como profissionais capacitados para avaliar o estado sanitário de populações, especialmente aquelas em risco de extinção ou impactadas pelas atividades humanas.
Atividades antrópicas como a caça predatória, poluição desenfreada, aquecimento global e a degradação de habitats impactam negativamente o ambiente e elevam o número de animais que necessitam de assistência especializada em Centros de Reabilitação. Isso torna imprescindível que equipes multidisciplinares de médicos veterinários, zootecnistas e biólogos estejam capacitados e estejam em constante atualização para lidar da forma mais minuciosa possível com a diversidade faunistíca.
Os profissionais que trabalham com esses animais enfrentam desafios constantes, uma vez que a maioria dos casos que lidam são únicos e requerem a criação de condições biológicas ideais para garantir a qualidade de vida dos animais e alcançar os padrões zootécnicos necessários. Além disso, esses profissionais também devem manter-se atualizados em relação à legislação em vigor, bem como estar atentos a aspectos cruciais como as condições do ambiente, acomodações, diagnósticos, tratamentos e outros fatores relevantes.
Nos últimos anos, tem-se observado um aumento significativo na conscientização sobre a importância da preservação de espécies silvestres. Além disso, tanto estudantes quanto profissionais de diversas áreas andam demonstrando um compromisso constante e cada vez maior em buscar conhecimento dentro de áreas de maior envolvimento com a natureza, com o intuito de expandir e aprimorar seus entendimentos nas áreas de medicina, biologia, manejo e conservação de animais selvagens. Refletindo então na realização de atividades teóricas e práticas que contribuem para esse objetivo.
O evento será organizado pela equipe do Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS), em colaboração com os profissionais do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Pelotas (NURFS-CETAS/UFPEL). O NURFS-CETAS/UFPEL possui uma sólida trajetória de mais de duas décadas na área de reabilitação, recebendo anualmente cerca de 3.000 animais de diversas espécies.

Metodologia

Será realizado em dezembro de 2023, de forma remota. Contará com diversos palestrantes nacionais e internacionais renomados na área de Medicina e Conservação de Animais Silvestres. O evento terá como público-alvo alunos da graduação e profissionais em Medicina Veterinária, Zootecnia e Biologia, que atuam, pretendem atuar ou tem interesse na Medicina da Conservação. Se tratando de um evento online, ao total, será aguardado um grande público para o evento.

Indicadores, Metas e Resultados

Compartilhamento de conhecimento, atualização profissional, oportunidades para estabelecer contatos profissionais e de colaboração, apresentação de pesquisas recentes, discussões e debates, educação e treinamentos, sensibilização e conscientização, promoção de interesses em comum, inovação e desenvolvimento na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA ANDERSSON PEREIRA STARK
ANA JULIA FAZENDA DE SOUZA
ARTHUR FATTAH ROSANI
Antônio Carlos Ferreira da Conceição
CRISIELE JUNGES RAMGRAB
EMANUELLE MACIEL PEDERZOLI
FABIANE DE HOLLEBEN CAMOZZATO FADRIQUE
JEANE DE SOUZA LEAL
JOANA DE BAIRROS NERIS
KAREN CRISTINE DE ALBUQUERQUE FERREIRA PEREIRA
LARISSA PEIXOTO ALVARIZ
LUIZ FERNANDO MINELLO1
MARIA LUCIA ROSLER
MARIANA MARTINS DE ALMEIDA
MARIANA REZENDE CARDOSO
NATALIA BUTTENBENDER
RAQUELI TERESINHA FRANCA1

Página gerada em 21/12/2024 10:54:15 (consulta levou 0.111479s)