Nome do Projeto
Ecos oitocentistas - Imersão cultural na zona sul do RS
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
27/11/2023 - 08/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O presente projeto de imersão cultural tem como base as discussões referentes aos conteúdos desenvolvidos na disciplina de Panorama Cultural da Literatura Brasileira I, que envolvem aspectos do Brasil Colônia e a produção artístico-cultural do século XIX. Tais discussões abordam produções literárias, artísticas e arquitetônicas, mostrando como tais manifestações se enquadram nas escolas estético-literárias brasileiras.

Objetivo Geral

Realizar uma saída de campo para conhecer (por visita guiada) as primeiras igrejas do estado do Rio Grande do Sul (São José, em São José do Norte; Nossa Senhora do Carmo e São Pedro, em Rio Grande), bem como conhecer a mais antiga biblioteca do estado, seu acervo de jornais do século XIX e seus livros raros, para perceber ecos do período colonial e também entender sobre a ambiência do século XIX no extremo sul do Brasil.

Justificativa

O presente projeto se justifica pela necessidade de se estabelecer relações entre os conteúdos trabalhados em disciplina eminentemente teórica, mas de cunho cultural e panorâmico, com o acervo histórico material presente na primeira cidade do RS, qual seja, a cidade do Rio Grande, em suas construções (igrejas e prédios históricos) e seu acervo literário, presente na biblioteca pública. Além da cidade do Rio Grande, será realizada a visita na cidade de São José do Norte, para conhecer a igreja São José.

Metodologia

O projeto concretizará sua ação através de uma saída de campo para conhecer os locais específicos com visitas guiadas às igrejas de São José, em São José do Norte, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, na cidade do Rio Grande. Além das igrejas, será realizada uma visita à biblioteca pública Riograndense, para conhecer o acervo e as obras raras.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, com essa ação, ampliar o conhecimento literário-artístico-cultural dos acadêmicos e acadêmicas envolvidas, no que diz respeito aos conteúdos trabalhados na disciplina de Panorama Cultural da Literatura Brasileira I relacionados com o patrimônio material presente nas cidades do Rio Grande e de São José do Norte, situadas no extremo sul do Brasil.

Página gerada em 28/04/2025 03:54:19 (consulta levou 0.193424s)