Nome do Projeto
comciencia.ufpel: divulgação científica no tiktok
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto tem como proposta investir na divulgação científica para esclarecer dúvidas identificadas em redes sociais ou enviadas pela comunidade de Pelotas e demais cidades do sul do RS. Com isso, investe-se em um jornalismo local, que identifica acontecimentos da região sul do estado que podem ser respondidos com o auxílio do conhecimento científico. Esses acontecimentos serão selecionados com base em curiosidades publicadas pela população local em Redes Sociais, com destaque para: Grupo UFPEL do Facebook, outros grupos do Facebook relacionados com Pelotas e perfis do Instagram e do TikTok relacionados com Pelotas. Também serão coletadas curiosidades através de caixas de perguntas abertas pelos perfis @comciencia.ufpel criados no Instagram e no TikTok, investindo na interação com a população local. A partir disso, será montado um banco de curiosidades e dúvidas, que servirão como referência para a produção de conteúdo jornalístico publicado no perfil @comciencia.ufpel. Para a produção do conteúdo, serão entrevistados especialistas de Pelotas, o que possibilitará a criação de uma lista com contatos de fontes especialistas locais que podem ser consultados para a produção de jornalismo científico. Essa lista poderá ser usada pelos alunos do Jornalismo em outras atividades acadêmicas e profissionais. Assim, ao mesmo tempo em que o projeto busca contribuir para a formação dos alunos do curso de Jornalismo da UFPEL no âmbito do jornalismo científico, também se propõe a responder dúvidas sobre acontecimentos e curiosidades da população local, conectando ciência e sociedade.

Objetivo Geral

Divulgar informações científicas para a comunidade com base em acontecimentos que viralizaram nas redes sociais ou em dúvidas enviadas pela população de Pelotas e demais cidades do sul do Rio Grande do Sul. Somado a isso, servir de espaço para a divulgação de pesquisas realizadas na cidade que possam ser de interesse público, acadêmico ou social.

Justificativa

Considerando o cenário de desinformação científica e a possibilidade de alcance presente nas redes sociais, o projeto é de extrema importância para a democratização dos fatos para o público leigo, desmentindo informações falsas e servindo de fonte para demais portais. O projeto atenta para dúvidas e informações falsas que viralizam em Pelotas e cidades vizinhas, o que destaca a relevância desse tipo de iniciativa para a região e a importância de responder demandas identificadas nas redes sociais. Um exemplo já observado anteriormente e que ajudou a montar o argumento do projeto foi a dúvida: Pelotas é a cidade mais úmida do Brasil? Investe-se, assim, na divulgação científica com base em acontecimentos de Pelotas e região. Outro ponto importante, é a interação de alunos do curso de Jornalismo com alunos de diversos cursos no processo de apuração das informações. Essa interação é necessária para credibilizar e fortalecer as informações divulgadas pelo projeto. Com isso, as informações apuradas, que muitas vezes ficam restritas ao meio universitário, podem ser acessadas pelo público leigo em redes sociais como TikTok e Instagram. A proposta do projeto comciência.ufpel tem como ênfase a democratização do conhecimento científico através das produção jornalística, tornando informações científicas mais acessíveis para a população geral e auxiliando no pensamento crítico da sociedade.

Metodologia

Coletar, junto à população de Pelotas e cidades vizinhas, dúvidas e curiosidades sobre acontecimentos da região. Para isso, serão realizadas ações como: 1) abrir uma caixa de perguntas nos perfis do projeto para que a população possa enviar dúvidas, comunicar acontecimentos e se sentir pertencente ao projeto; 2) pesquisar curiosidades postadas por internautas em grupos do Facebook da cidade de Pelotas e região Sul do RS. Com isso, será possível montar um banco de dúvidas, curiosidades e acontecimentos que podem ser respondidos com base na Ciência. Com base nesse banco, montar pautas para conteúdos jornalísticos que serão publicados no perfil @comciencia.ufpel do TikTok e do Instagram. Conversar com alunos e professores de diversos cursos da UFPEL para ter informações e desenvolver publicações pertinentes e relevantes para a população. Além de buscar artigos e pesquisas que possam ser publicados no perfil. Montar uma lista com contatos de fontes especialistas locais que podem ser consultados para a produção de jornalismo científico. Essa lista poderá ser usada pelos alunos do Jornalismo em outras atividades acadêmicas e profissionais.

Indicadores, Metas e Resultados

- Produzir um vídeo e um carrossel por semana respondendo dúvidas sobre Ciência identificadas na comunidade de Pelotas.
- Atingir uma audiência de média de 250 visualizações por vídeo;
- Produzir uma lista de fontes com 50 especialistas de áreas científicas de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR DOS REIS REZER
BARBARA BEATRIZ ALBUQUERQUE CARVALHO
BRUNA MEOTTI SOUZA
CAIO NOGUEIRA DE LIMA GONCALVES RIBEIRO
CAROLINA CRUZ ABREU
FELIPE AZEVEDO ALVES
JULIO ANTONIO DE MATOS GEMIAKI
LORENZO GOULART BONONE
MARIA EDUARDA BARCELLOS DOS SANTOS
PEDRO VARGAS DA SILVA MOREIRA
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE3
TAISSA SIQUEIRA DE AVILA
THEODORA NUNES MARQUES
YASMIN ARROYO MACHADO

Página gerada em 28/04/2024 20:02:30 (consulta levou 0.141149s)