Nome do Projeto
VI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/07/2017 - 31/08/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
VI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS UFPEL: CONTATO E TRAMA NA ARTE CONTEMPORÂNEA ocorrerá de 24 e 25 de AGOSTO de 2017, no Centro de Artes, tendo como tema “Contato e Trama na Arte Contemporânea”. O evento compreende comunicações, mesa de debates, exposições e rodas de conversa com artistas em torno da hibridização dos processos na arte contemporânea, estratégias metodológicas, questões de formação e linguagens. Para fomentar o debate contamos com a participação de profissionais reconhecidos pelas inovações e abordagens em torno desses temas. O seminário busca proporcionar um espaço de discussão e apresentação das pesquisas em desenvolvimento junto às linhas do programa bem como ampliar o debate compreendendo pesquisas em arte em construção junto às demais instituições, com enfase para pesquisadores atuantes na região sul. São parceiros, programas da UFPel da área de humanas, bem como os programas da UCPel, IFSul, UFSM, UFRGS e FURG.

Objetivo Geral

O objetivo do seminário é proporcionar um espaço de discussão e apresentação das pesquisas em desenvolvimento junto às linhas do programa, bem como ampliar o debate e o intercâmbio com as demais instituições do país. Propomos a discussão e reflexão sobre as circunstâncias políticas atuais em seu amplo sentido – modos de participação em meio a crise do modelo vigente de representatividade – Considerando Arte como ponto de incidência e expansão de linguagens que reivindicam o lugar da imaginação em oposição à manutenção das políticas rígidas.

Justificativa

A realização do Seminário advém do desejo de qualificação do programa, que necessita de divulgação em âmbito ampliado. Com esse propósito em mente, buscamos otimizar o evento como espaço de intercâmbio com programas afins nas instituições vizinhas, estabelecendo parcerias e socialização do conhecimento através da realização de conferências, mesas de debates, grupos de trabalho, lançamento de livros e realização de exposições. A relevância do evento também se pauta nas temáticas abordadas em cada edição,

Metodologia

A natureza aberta e híbrida permite operar com diferentes materiais e métodos para alcançar os objetivos propostos. Concorrem: identificação de demandas, discussão de propostas, redefinição de metas, pesquisa gráfica, divulgação, execução das ações e disseminação de resultados e produtos realizados.

Indicadores, Metas e Resultados

Formação continuada, formação global, intercâmbio de experiências para potencializar e compartilhar o conhecimento em torno do pensar, fazer, ensinar arte, percebidos em suas dimensões pedagógicas, poéticas e processuais, relacionadas aos contextos culturais contemporâneos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLÁUDIA DA SILVA PARANHOS
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES4
FLÁVIO MICHELAZZO AMORIM JÚNIOR
JÉSSICA THAÍS DEMARCHI
LUIZA ALVES DE MACÊDO TAVARES
MARIANA DANUZA CORTEZE
NADIA DA CRUZ SENNA4
NATHALIA MUSWIECK GRILL
RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE

Página gerada em 01/07/2022 05:11:17 (consulta levou 0.067939s)