Nome do Projeto
Educação, aprendizagem e cuidado: relações educativas com a PrEP/PEP
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/12/2023 - 31/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
A pesquisa objetiva interrogar as relações educativas entre homens gays e o uso de medicação da profilaxia pré-exposição (PrEP) em Pelotas-RS. Tal investigação se faz importante pelo histórico socialmente relacionado dessa população com a epidemia de HIV/AIDS, considerando o contexto de homofobia e estigmatização. Será feito levantamento bibliográfico sobre a temática, bem como aplicado questionário e/ou realizada entrevista semi-estruturada com os sujeitos que queiram participar, considerando os critérios da Resolução CNS Nº 510/2016 e demais relacionadas.

Objetivo Geral

Interrogar as relações educativas que podem ser e/ou que são produzidas entre homens gays, usuários de serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), e o uso de medicação na profilaxia pré-exposição (PrEP) na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, focando a produção dessas relações sobre o uso combinado de outros métodos de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), sobretudo o preservativo.

Justificativa

A implementação do uso de PrEP nas políticas e serviços públicos de saúde tem relevância na prevenção de HIV/AIDS no cenário nacional. Contudo, se a eficácia da medicação já foi extensa e devidamente comprovada nos objetivos de prevenção, é preciso explorar e compreender a incidência de outros fatores na adesão e nas formas de uso desse recurso. Isso inclui compreender as aprendizagens que podem ser e/ou que são produzidas nas/com as relações educativas que emergem entre as pessoas usuárias de PrEP e esta medicação, considerando o seu fim preventivo. Tal investigação se valida, sobretudo, na população de homens gays, dado o seu histórico socialmente relacionado à epidemia de HIV/AIDS, ora de forma pejorativa e estigmatizante, no contexto da homofobia, ora como público alvo de preocupação epidemiológica e/ou de saúde pública.

Metodologia

Será feito um levantamento bibliográfico no cenário acadêmico-científico, construindo um estado de conhecimento que embase a discussão da temática. Em seguida, será realizada pesquisa de campo, com homens gays que utilizam a PrEP e que são atendidos no Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) - serviço que é vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que funciona como referência desse tipo de atendimento, pelo SUS, em Pelotas. O projeto será submetido ao comitê de ética da UFPel, atendendo a Resolução CNS 510/2016, garantindo a participação voluntária e o anonimato dos sujeitos de pesquisa que, assim, poderão responder a questionários e/ou entrevistas semiestruturadas na produção de dados. Os participantes que atendem aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa serão indicados por profissionais de saúde que atuam no SAE e/ou pelos sujeitos que, aceitando participar do estudo, queiram indicar candidatos da sua rede de contatos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Indicadores: dados demográficos; formas de uso de PrEP; uso combinado de outros métodos preventivos de ISTs; dados sobre comportamentos e/ou hábitos sexuais; dados sobre conhecimentos relacionados à prevenção de ISTs; e produção de sentidos pessoais sobre ISTs, o uso da PrEP e outros métodos preventivos.

- Metas: acessar e/ou produzir informações que subsidiam a construção de conhecimentos acadêmicos sobre a questão de pesquisa.

- Resultados esperados: não se aplica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
RODRIGO DA SILVA VITAL6
VINICIUS QUINTANA NUNES

Página gerada em 28/04/2024 19:55:48 (consulta levou 0.118538s)