Nome do Projeto
Clínica de Suporte Jurídico e Estudos dos Direitos dos Migrantes e Estudantes Internacionais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/11/2023 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Direitos individuais e coletivos
Resumo
A Clinica de Suporte Jurídico e Estudos dos Direitos dos Migrantes e Estudantes Internacionais tem a preocupação central de fortalecer os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se a partir da análise do direito migratório aplicável e das ações praticas produzir conteúdos relacionados aos direitos e deveres dos migrantes internacionais de Pelotas e região destacando-se o suporte aos estudantes estrangeiros que vem à UFPEL.

Objetivo Geral

Pesquisar sobre direito migratório com a finalidade de prestar suporte aos migrantes especialmente aos estudantes internacionais da UFPEL no que tange aos seus direitos e deveres.

Justificativa

Atualmente percebe-se um crescente incremento do movimento migratório para Pelotas. Agrega-se a isso a importância da internacionalização da universidade e do volume também crescente de estudantes internacionais que vem para à UFPEL.
Considera-se que muitas vezes os migrantes encontram-se em uma situação de vulnerabilidade, seja pelo desconhecimento dos seus direitos, pela diferente cultura, idioma, questões financeiras, xenofobia entre outros. Dessa forma ao fornecer informações jurídicas e suporte aos migrantes internacionais reforça-se o compromisso pela proteção dos Direitos Humanos além de sensibilizar a comunidade sobre o tema e propiciar ao estudante de direito a pratica na área do Direito Internacional Privado bem como desenvolvimento do senso crítico nos temas relacionados a globalização e aos movimentos migratórios.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia do estudo de caso em razão do projeto buscar, conforme a demanda do público alvo, a realização de pesquisas e produção de conteúdo e suporte jurídico que possam auxiliar no conhecimento e proteção dos Direitos Humanos dos migrantes.
Além disso será prestado em parceria ao CRInter o atendimento direto aos estudantes migrantes para suporte e esclarecimento de dúvidas jurídicas bem como, quando necessário acompanhamento em demandas migratórias e realização de mutirões para regularização.

Indicadores, Metas e Resultados

Segundo informações do CRInter a UFPEL tem recebido em média 200 estudantes estrangeiros por ano, além disso na cidade de Pelotas percebe-se um aumento do movimento migratório, o que demanda a necessidade de suporte jurídico nessa área.
Espera-se que possamos, durante o desenvolvimento do projeto dar o devido suporte jurídico a pelo menos 50% dos estudantes internacionais da UFPEL e a a comunidade em geral, conforme a demanda.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
ANA CAROLINA GIUDICE BEBER
ANELIZE MAXIMILA CORREA16
BRUNA SPIER
HELOISA HELENA GOULARTE DE OLIVEIRA
JANINE VEIGAS FARIAS
MARCOS BRENNO BEZERRA BATISTA
SAMARA DA SILVA FERREIRA
VITÓRIA CLASEN DA SILVA

Página gerada em 26/12/2024 13:13:22 (consulta levou 0.097048s)