Nome do Projeto
Simpósio Internacional: Avanços em Ciência e Tecnologia de Sementes
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 29/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
O Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes iniciou suas atividades ano 1974, visando a capacitação na área de ciência e tecnológica para que os profissionais formados possam atuar na tecnologia da produção e nos aspectos científicos do conhecimento moderno que estão vinculados. Enquanto que, ao longo dos anos o desenvolvimento de tecnologias e processos baseados em trabalhos de TCC, dissertações e teses estão sendo adotadas por empresas de semente e órgãos públicos com reflexos positivos sobre o uso de sementes certificadas, adoção de novas tecnologias para elevação da produtividade e incorporação de processos e estratégias que favorecem o comércio de sementes, bem como incrementam a renda dos produtores. Sendo assim, este projeto tem como objetivo a transferência de informação sobre a ciência e tecnologia de sementes através de eventos e dias de campo para técnicos, produtores rurais, alunos de graduação e pós-graduação da UFPel e outras Instituições de Ensino. No referido projeto serão realizados dias de campo para culturas de verão e para culturas de inverno, bem como, serão realizados eventos envolvendo a fisiologia, produção, controle de qualidade e a pós-colheita de sementes.

Objetivo Geral

Transferência de informação sobre a ciência e tecnologia de sementes através de eventos e dias de campo para técnicos, produtores rurais, alunos de graduação e pós-graduação da UFPel e outras Instituições de Ensino.

Justificativa

A área de Sementes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano 1974 houve a criação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes. No ano de 1985, criou o Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes. No ano de 1991, a Área de Sementes da Universidade Federal de Pelotas, idealizou e passou a ofertar o Curso de Doutorado, visando o oferecimento do maior título acadêmico na área. O Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de sementes, foi o primeiro da Universidade Federal de Pelotas, constituindo-se no marco inicial de mudanças substanciais no conhecimento e na pesquisa científica na Instituição.
Ao longo dos anos, o Programa, estabeleceu convênios e acordos de cooperação com instituições Nacionais e Internacionais. Além disso, atuou e atua em associações científicas Nacionais e Internacionais, participação continuada em eventos científicos e a inserção profunda e protagonista no setor produtivo, pelo oferecimento de vários cursos de curta duração, pela apresentação de palestras, realização de consultorias para empresas e comunicação com a imprensa escrita, falada e televisiva. Sem dúvida, tais ações ampliaram de forma significativa a participação dos professores do Programa em todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio.
O Programa na busca de inovar e contribuir com os profissionais da área de sementes criou, em 2001 o Mestrado Profissional. O Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes visa a formação de profissional na área de sementes com conhecimento consistente não só em tecnologia, mas também em pesquisa científica, capaz de utilizar, convenientemente, os meios de divulgação de resultados de pesquisa, interpretar e selecionar as informações relevantes e, finalmente adequar, aplicar e explorar novos conhecimentos, de maneira a serem incorporados ao setor produtivo e, dessa forma colaborar de maneira decisiva para o fortalecimento do setor do agronegócio sementes e pela utilização de novas tecnologias, alcançar-se uma agricultura mais produtiva economicamente viável, de modo a assegurar melhor a qualidade de vida à população.
O PPGCTS visa, essencialmente, a capacitação na área tecnológica para que os profissionais formados possam atuar, par e passo, com o que há de mais avançado na área, nos assuntos vinculados à tecnologia da produção, sem esquecer os aspectos científicos do conhecimento moderno que estão vinculados.
Um fato a ser destacado vem sendo o desenvolvimento de tecnologias e processos baseados nas dissertações de mestrado que geram tecnologias que estão sendo adotadas por empresas de semente e órgãos públicos com reflexos positivos sobre o uso de sementes certificadas, adoção de novas tecnologias para elevação da produtividade e incorporação de processos e estratégias que favorecem o comércio de sementes, bem como incrementam a renda dos produtores.

Metodologia

Localização

Os eventos serão realizados na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - coordenadas Geográficas de Latitude: 31°48'08"S e longitude: 52°24'55"W. Os dias de campo serão realizados no Centro Agropecuário da Palma (latitude 31°48'7.70"S e longitude 52°31'0.03"O), da Universidade Federal de Pelotas, Município do Capão do Leão – RS e nos demais localidades da América Latina. As palestras serão ofertadas em todo o território Brasileiro e na América Latina.

Desenvolvimento dos dias de campo

Os dias de campo serão com culturas de verão e de inverno provenientes de instituições públicas e privadas do setor agrícola. Serão estabelecidas parcelas demonstrativas de cultivares, técnicas de manejo de campos de produção, semeadura e desempenho de lavouras para altos rendimentos e colheita.
Durante a apresentação das parcelas demonstrativas no dia de campo, os participantes serão guiados ao longo do percurso demonstrativo e em cada estação haverá a explicação de cultivares ou procedimento adotado. As parcelas demonstrativas serão instaladas e demonstradas ao público alvo com apoio de empresas públicas e privadas.
Para culturas de verão, os preparativos para o dia de campo terão início no mês de novembro do ano corrente e os resultados deverão ser apresentados no mês de março do ano seguinte. Para culturas de inverno, os preparativos iniciarão no mês de maio do ano corrente e os resultados deverão ser apresentados no mês de outubro do mesmo ano.

Eventos

Serão realizados eventos nacionais e internacionais com enfoque em sementes. Sendo abordados temas referentes à implantação de lavouras, manejo de campos de produção, posicionamento de cultivares, desempenho diferencial de plantas em diversos ambientes, tratamentos em plantas e sementes, relacionando com a Ecofisiologia da Produção de sementes e grãos.
Aliado, a temas referentes a equipamentos, planejamento de estruturas e “layout”, técnicas e procedimentos de secagem, beneficiamento, tratamento e armazenamento de sementes, visando a manutenção da alta qualidade das sementes e a obtenção do estabelecimento de lavouras de alto teto produtivo. Bem como, avaliação e testes de controle de qualidade.

Palestras – Palestras para técnicos e para produtores rurais

Serão ofertadas palestras referentes aos temas: implantação de lavouras, manejo de campos de produção, posicionamento de cultivares, desempenho diferencial de plantas em diversos ambientes, tratamentos em plantas e sementes, controle de qualidade, planejamento de UBS, pós colheita e de Ecofisiologia da produção.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas

Eventos, dias de campo, palestras para produtores rurais e alunos, cultivo e demonstração de plantas cultivadas no verão e no inverno, posicionamento de cultivares, ecofisiologia de plantas, manejo de campos de produção para altos rendimentos, colheita e pós-colheita.


Justificativa

Levar aos produtores rurais, técnicos e alunos, em dias de campo e eventos de curta duração, as tecnologias e inovações do setor sementeiro e tecnológico, através da demonstração da implantação e manejo de campos de produção, cultivares, desempenho agronômico, tratamentos em plantas e sementes, máquinas e técnicas de pós-colheita.

Resultados Esperados

a) Difusão de novas tecnologias de manejo para a Região Sul do RS.
b) Aperfeiçoamento de técnicos, produtores e alunos para o setor de sementeiro;
c) Aumentos do rendimento e da qualidade de grãos e sementes em função dos cursos e palestras ofertados;
d) Ampliação da atuação do grupo de Ciência e Tecnologia de Sementes na divulgação da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/Universidade Federal de Pelotas em todo o território Brasileiro e nos demais Países da América Latina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE FLÔRES VILKE
ANDRÉIA DA SILVA ALMEIDA5
ANGELITA CELENTE MARTINS
BENHUR SCHWARTZ BARBOSA
CARLOS EDUARDO DA SILVA PEDROSO5
CRISTINA ROSSETTI
DIRCEU AGOSTINETTO5
Emanuela Garbin Martinazzo
FILIPE SELAU CARLOS5
FRANCISCO AMARAL VILLELA5
GERI EDUARDO MENEGHELLO5
GIZELE INGRID GADOTTI5
Graziele Ferreira Posser
LILIAN VANUSSA MADRUGA DE TUNES7
LUCIANA DALLEGRAVE SCHROEDER
MAICON MASCARELLO DALLMANN
MATEUS DA SILVEIRA PASA5
ROGÉRIO DA SILVA IRALA
TIAGO PEDO8
TIAGO ZANATTA AUMONDE8
WELESSON RAFAEL MIRITZ

Página gerada em 21/12/2024 13:39:55 (consulta levou 0.235568s)