Nome do Projeto
Conservação do solo e da água em escolas do meio rural
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/02/2024 - 20/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
Na metade sul do Rio Grande do Sul, grande parte dos solos de coxilhas são muito suscetíveis às perdas por erosão hídrica, por serem raros, em função da presença de gradiente textural e/ou por se situarem em relevo inclinado. Muitas vezes, esses locais são cultivados sem considerar a capacidade de uso da terra e com sistema de manejo inadequado. Essas condições representam um risco para a sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuária e, consequentemente, para a qualidade do solo e da água dos corpos hídricos da região. Além disso, no meio rural é cada vez mais comum a falta de sucessão das atividades da agricultura familiar. Tem-se percebido um grande desinteresse e/ou desmotivação por parte dos filhos dos produtores da região em dar continuidade às atividades agrícolas dos seus pais, muitos destes já idosos. Neste sentido, torna-se importante a participação da comunidade universitária junto às escolas do meio rural da região, visando incentivar a participação das crianças e adolescentes em atividades agrícolas. Pois esses poderão dar continuidade às atividades que têm sido desenvolvidas pela família, mantendo e fortalecendo a agricultura e a pecuária da região. As atividades desenvolvidas nas escolas também serão importantes para a formação de alunos da graduação em agronomia e da pós graduação. Dessa forma, esse projeto objetiva desenvolver atividades didáticas e lúdicas sobre a importância de conservar a qualidade do solo e da água em escolas do meio rural, por meio do uso e manejo adequado de sistemas de cultivo.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades didáticas e lúdicas sobre a importância de conservar a qualidade do solo e da água em escolas do meio rural.

Justificativa

A participação da comunidade universitária junto às escolas do meio rural da região pode auxiliar no incentivo da participação das crianças e adolescentes em atividades agrícolas, pois esses poderão dar continuidade às atividades que têm sido desenvolvidas pela família, mantendo e fortalecendo a agricultura e a pecuária da região.

Metodologia

Preparar, junto a alunos do curso de agronomia e do curso de pós-graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água, materiais didáticos, como apresentações, cartilhas, pôsteres, experimentos, etc.
Realizar atividades lúdicas em escolas do meio rural, visando conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de conservar a qualidade do solo e da água, por meio do uso adequado do solo e de sistemas de cultivo.
Serão realizadas apresentações orais sobre o tema, demonstrações com experimentos didáticos, apresentações de materiais como rochas e solo e atividades de pintura com solo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Espera-se realizar a atividade em, pelo menos, duas escolas do meio rural por ano;
- Promover a formação prática em extensão para alunos do curso de agronomia e do curso de pós-graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água;
- Conscientizar crianças e adolescentes do meio rural sobre a importância de se conservar o solo e a água;
- Contribuir para a motivação e permanência dos jovens e adolescentes nas atividades agrícolas familiares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGÉLICA KONRADT GÜTHS
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA2
EZEQUIEL CESAR CARVALHO MIOLA2
FLAVIA FONTANA FERNANDES4
JAKELINE ROSA DE OLIVEIRA2
JAQUELINE PEREIRA MACHADO DE OLIVEIRA2
LIZETE STUMPF2
LUCIANO OLIVEIRA GEISSLER
MARIA CANDIDA MOITINHO NUNES6
PABLO MIGUEL2
TAINARA VAZ DE MELO
TAINARA VAZ DE MELO

Página gerada em 28/04/2024 07:21:02 (consulta levou 0.197465s)