Nome do Projeto
WWVerde - A página de divulgação da Química Verde no Brasil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 04/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
Será realizada a atualização da página web de divulgação de química limpa e sustentável através da apresentação de tópicos atuais sobre a inserção da química limpa no dia-a-dia em atividades de ensino, pesquisa e na indústria. Os doze princípios da química verde e sustentável, já apresentados, serão discutidos para cada uma dessas áreas por meio de exemplos atuais de como a química verde pode substituir métodos poluentes por tecnologias mais limpas, que reduzem ou eliminam o uso e a geração de resíduos tóxicos. Serão disponibilizadas notícias sobre a temática da página tendo como base o noticiário local, estadual, nacional e mundial, e principalmente a literatura científica. Além da página web, pretende-se criar e manter espaços em redes sociais (facebook, twitter, linkedin, etc) para divulgação da química verde.

Objetivo Geral

Objetivos
Objetivo geral: Disponibilizar para a comunidade geral, através de uma página na internet, conteúdo sobre o tema química verde e sustentável em português. Este material poderá ser acessado livremente e servirá como ferramenta para a disseminação da química verde e sustentável.
Objetivos específicos:
a) Consolidar a prática da química limpa como uma alternativa viável aos métodos tradicionais de ensino de química;
b) Divulgar as atividades desenvolvidas no país e no exterior que visam à redução ou eliminação do uso e geração de produtos químicos perigosos;
c) Inserir alunos de graduação desta Instituição em atividades de divulgação científica e dentro da filosofia da química sustentável;
d) Dar suporte para a criação, nesta e em outras instituições, de grupos que se dediquem à pesquisa de métodos alternativos de ensino de química que envolvam os princípios da química verde.
e) Manter atualizada uma página no Facebook e um perfil no Twitter para divulgação da química verde em diversas plataformas de acesso à internet.
f) Criar um aplicativo para uso em dispositivos móveis com os conceitos e os doze princípios da química verde.
g) Será produzido um mapa interativo que permita ao usuário do site acessar rapidamente dados como
email, telefone e linha de pesquisa do pesquisador, simplesmente tocando no seu nome no mapa interativo.

Justificativa

Justificativa:
A química verde e sustentável, baseada nos seus doze princípios, está presente cada vez mais no dia a dia dos estudantes e pesquisadores e surge como uma necessidade de adequação da indústria. O uso da biomassa como matéria prima renovável, diminuição na geração de resíduos, a melhor eficiência energética, são princípios que precisam ser continuamente divulgados e praticados. Hoje, ainda existe uma carência muito grande de materiais didáticos e de qualidade que venham a divulgar, discutir e orientar sobre os princípios da chamada química verde. Este fator, entre outros, contribui para a ausência da discussão e ensino na maioria dos cursos de química, em qualquer nível, sobre essa temática. O estudante de química, frente a problemas ambientais globais, não pode mais ter sua formação devotada ao aprendizado da “química clássica”, devendo estar atento que uma formação de qualidade também está relacionada com a abordagem de temas atuais. Diante disto, e do fato de a internet consistir hoje em um dos meios mais eficientes de divulgação de informações, a atualização e modernização desta página virá ao encontro da necessidade de divulgação da química limpa e benigna ao ambiente, atingindo um grande número de pessoas.

Metodologia

- Realização de revisão bibliográfica na literatura científica, acessando livros e periódicos devotados ao tema, para coletar dados que serão utilizados para atualizar o material educacional já disponível na página;
- Elaboração de textos que serão discutidos no grupo e depois disponibilização na rede;
- Periodicamente serão acrescentados novos textos e divulgadas informações sobre atividades e eventos que dizem respeito à química limpa na UFPel e em outras instituições de ensino e pesquisa.
- Disponibilização do material da WWVerde no novo perfil criado no Facebook e no Twitter.
- Desenvolvimento de material para uso em aplicativo para dispositivos móveis.
- Dúvidas e curiosidades dos leitores serão redimidas através do canal de comunicação disponibilizado na página.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados deste projeto espera-se a disponibilização de material atualizado e de qualidade, com linguagem acessível e que possa ser acessado livremente na internet.
O material poderá ser empregado por professores do ensino médio e da graduação, além de estudantes dos diferentes níveis de ensino.
Trabalhadores do setor da indústria química, farmacêutica e de alimentos também serão beneficiados com a disponibilização do conteúdo da WWVerde.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA HARTWIG DE OLIVEIRA1
DIEGO DA SILVA ALVES1
EDER JOAO LENARDAO2
FILIPE VINÍCIUS PENTEADO SCARANARO
GABRIELA TRISCH DE QUADROS
GELSON PERIN1
JOÃO VICTOR SOARES DE JESUS
LUIZ HENRIQUE DAPPER
NATHALIA BATISTA PADILHA
RAQUEL GUIMARAES JACOB1

Página gerada em 24/04/2024 19:10:00 (consulta levou 0.163976s)