Nome do Projeto
Prática e Performance Musical Coletiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto Prática e performance musical coletiva – PPMC, é um espaço de aprendizagem musical a partir da prática de conjunto, por meio do fazer musical para a performance coletiva o grupo constrói estratégias de aprendizagem musical informais e não-formais. O projeto possibilita que a experiencia estética seja também tomada como campo e espaço para o ensino e a criação em Artes, com foco específico na música. Metodologicamente teremos um encontro semanal com duração de duas horas, onde construiremos as bases técnicas para a produção musical coletiva, tomando como guia a compreensão da performance coletiva como espaço de aprendizagem informal e não-formal em música. Coloca-se como público-prioritário (mas não exclusivo) do projeto pessoas neurodivergentes e/ou grupos encaminhados em parceria com o Serviço Escola da Terapia Ocupacional – SETO, na perspectiva de construirmos um espaço de prática e reflexão que contemple as especificidades dos sujeitos envolvidos.

Objetivo Geral

Desenvolver a prática musical coletiva como eixo de aprendizagem informal e não-formal para a performance.

Justificativa

Considerando a necessidade de construirmos espaços plurais que compreendam todas diferenças e especifidades dos sujeitos, principalmente no campo da cultura, tão logo na Artes de forma geral, este projeto coloca-se com uma importante oportunidade de ampliarmos o acesso à produção artística fomentada pela UFPel.
Compreender na performance artística, objetivo fim deste projeto, a possibilidade de construção de conhecimentos, também acrescenta na reflexão sobre Outras Pedagogias e formas de ensinar que podem perpassar o fazer artístico, criando uma ênfase para os processos coletivos de criação e reflexão em Arte.
Soma-se ainda a possibilidade da interdisciplinaridade entre as áreas da Música, especificamente do ensino de música por sua licenciatura com a Terapia Ocupacional, por meio do SETO, onde mesmo com objetivos diversos, o foco em atender o mesmo grupo em espaços diferentes, busca ampliar uma rede de bem-estar junto a comunidade pelotense. Pois, as ações artísticas propostas aqui podem ser também um profícuo elemento na constituição das identidades dos sujeitos envolvidos, bem como de uma sociedade mais justa e equânime.

Metodologia

O projeto se divide em três eixos: os ensaios; as apresentações; e as preparações técnicas.
Os ensaios terão duração de aproximadamente duas horas, sendo um espaço para aquisição de técnica e repertório. Estes processos serão executados a partir das metodologias ativas da educação musical, que prezam pelo uso da corporeidade, bem como da compreensão cultural de cada sujeito durante o processo de construção do conhecimento musical.
As apresentações também se colocam como um processo pedagógico, pois buscaremos evidenciar os processos informais de aprendizagem que o contexto da performance pode oferecer, além de também construir, nos participantes do projeto a valorização da fruição em arte, seja como artista, seja como expectador.
E por fim as preparações técnicas serão encontros da equipe técnica do projeto para o planejamento, organização e reflexão dos processos executamos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se como resultado a efetivação de mais um grupo de performance musical da UFPel, bem como a consolidação de um espaço de construção de conhecimento musical para este público.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE NASCIMENTO DOS SANTOS
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
DEMETRIUS SILVA DA ROSA
FELIPE DA SILVA MARTINS12
GIOVANA LEVORCI SANTANA
HELENA SPIASSI SILVA
LUCAS MAURISTON DA SILVA
PEDRO MAINO AVILA
VITORIA REGINA LEPORE

Página gerada em 28/04/2024 21:23:19 (consulta levou 0.134765s)