Nome do Projeto
Prática e Performance Musical Coletiva
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto Prática e performance musical coletiva – PPMC, é um espaço de aprendizagem musical a partir da prática de conjunto, por meio do fazer musical para a performance coletiva o grupo constrói estratégias de aprendizagem musical informais e não-formais. O projeto possibilita que a experiencia estética seja também tomada como campo e espaço para o ensino e a criação em Artes, com foco específico na música.
Metodologicamente teremos um encontro semanal com duração de duas horas, onde construiremos as bases técnicas para a produção musical coletiva, tomando como guia a compreensão da performance coletiva como espaço de aprendizagem informal e não-formal em música. Coloca-se como público-prioritário (mas não exclusivo) do projeto pessoas neurodivergentes e/ou grupos encaminhados em parceria com o Serviço Escola da Terapia Ocupacional – SETO, na perspectiva de construirmos um espaço de prática e reflexão que contemple as especificidades dos sujeitos envolvidos.
Objetivo Geral
Desenvolver a prática musical coletiva como eixo de aprendizagem informal e não-formal para a performance.
Justificativa
Considerando a necessidade de construirmos espaços plurais que compreendam todas diferenças e especifidades dos sujeitos, principalmente no campo da cultura, tão logo na Artes de forma geral, este projeto coloca-se com uma importante oportunidade de ampliarmos o acesso à produção artística fomentada pela UFPel.
Compreender na performance artística, objetivo fim deste projeto, a possibilidade de construção de conhecimentos, também acrescenta na reflexão sobre Outras Pedagogias e formas de ensinar que podem perpassar o fazer artístico, criando uma ênfase para os processos coletivos de criação e reflexão em Arte.
Soma-se ainda a possibilidade da interdisciplinaridade entre as áreas da Música, especificamente do ensino de música por sua licenciatura com a Terapia Ocupacional, por meio do SETO, onde mesmo com objetivos diversos, o foco em atender o mesmo grupo em espaços diferentes, busca ampliar uma rede de bem-estar junto a comunidade pelotense. Pois, as ações artísticas propostas aqui podem ser também um profícuo elemento na constituição das identidades dos sujeitos envolvidos, bem como de uma sociedade mais justa e equânime.
Compreender na performance artística, objetivo fim deste projeto, a possibilidade de construção de conhecimentos, também acrescenta na reflexão sobre Outras Pedagogias e formas de ensinar que podem perpassar o fazer artístico, criando uma ênfase para os processos coletivos de criação e reflexão em Arte.
Soma-se ainda a possibilidade da interdisciplinaridade entre as áreas da Música, especificamente do ensino de música por sua licenciatura com a Terapia Ocupacional, por meio do SETO, onde mesmo com objetivos diversos, o foco em atender o mesmo grupo em espaços diferentes, busca ampliar uma rede de bem-estar junto a comunidade pelotense. Pois, as ações artísticas propostas aqui podem ser também um profícuo elemento na constituição das identidades dos sujeitos envolvidos, bem como de uma sociedade mais justa e equânime.
Metodologia
O projeto se divide em três eixos: os ensaios; as apresentações; e as preparações técnicas.
Os ensaios terão duração de aproximadamente duas horas, sendo um espaço para aquisição de técnica e repertório. Estes processos serão executados a partir das metodologias ativas da educação musical, que prezam pelo uso da corporeidade, bem como da compreensão cultural de cada sujeito durante o processo de construção do conhecimento musical.
As apresentações também se colocam como um processo pedagógico, pois buscaremos evidenciar os processos informais de aprendizagem que o contexto da performance pode oferecer, além de também construir, nos participantes do projeto a valorização da fruição em arte, seja como artista, seja como expectador.
E por fim as preparações técnicas serão encontros da equipe técnica do projeto para o planejamento, organização e reflexão dos processos executamos.
Os ensaios terão duração de aproximadamente duas horas, sendo um espaço para aquisição de técnica e repertório. Estes processos serão executados a partir das metodologias ativas da educação musical, que prezam pelo uso da corporeidade, bem como da compreensão cultural de cada sujeito durante o processo de construção do conhecimento musical.
As apresentações também se colocam como um processo pedagógico, pois buscaremos evidenciar os processos informais de aprendizagem que o contexto da performance pode oferecer, além de também construir, nos participantes do projeto a valorização da fruição em arte, seja como artista, seja como expectador.
E por fim as preparações técnicas serão encontros da equipe técnica do projeto para o planejamento, organização e reflexão dos processos executamos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se como resultado a efetivação de mais um grupo de performance musical da UFPel, bem como a consolidação de um espaço de construção de conhecimento musical para este público.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE NASCIMENTO DOS SANTOS | |||
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA | |||
DEMETRIUS SILVA DA ROSA | |||
FELIPE DA SILVA MARTINS | 12 | ||
GIO LEVORCI SANTANA | |||
HELENA SPIASSI SILVA | |||
LUCAS MAURISTON DA SILVA | |||
PEDRO MAINO AVILA | |||
VITORIA REGINA LEPORE |