Nome do Projeto
				Padlet: Uma Abordagem Dinâmica no Ensino e Aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo
				
								Ênfase
				Ensino
				
								Data inicial - Data final
				27/11/2023 - 27/11/2024
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências Sociais Aplicadas				
				
				
								Resumo
				O Padlet é uma plataforma interativa e colaborativa que impulsiona o compartilhamento, a organização e a análise de informações. Trata-se de uma ferramenta digital que permite aos participantes agregar e estruturar diversos tipos de conteúdo, simplificando a visualização e compreensão desses materiais. A utilização dessa plataforma como recurso no ensino de Arquitetura e Urbanismo possibilitará a criação de um ambiente virtual em sala de aula, fomentando a interação e colaboração entre os envolvidos, viabilizando a troca instantânea de ideias, comentários e feedbacks em tempo real, o que favorece o dinamismo do processo educativo. Os murais interativos produzidos em aula serão compartilhados com a comunidade acadêmica, visando estimular e divulgar as experiências e conhecimentos provenientes do uso desse recurso digital. Assim, o Padlet emerge como uma ferramenta versátil para o ensino-aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo, pois incentiva a interatividade e a participação ativa de acadêmicos e professores no compartilhamento de informações e na construção conjunta do conhecimento.
				
				
				
			Objetivo Geral
Dinamizar e analisar o processo ensino-aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo mediante a utilização da ferramenta digital Padlet.
						Justificativa
O Padlet pode contribuir significativamente no ensino e aprendizagem de Arquitetura e Urbanismo ao proporcionar uma plataforma colaborativa e interativa para a organização, compartilhamento e análise de informações. Ele permite que os participantes adicionem e organizem diferentes materiais, como imagens, textos e links, facilitando a visualização e a compreensão dos saberes. Além disso, a ferramenta digital promove a interação e a colaboração entre os envolvidos, permitindo a troca de ideias, comentários e feedbacks em tempo real, o que favorece a dinâmica do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, o Padlet se torna uma ferramenta versátil e eficiente, que potencializa o ensino, ao proporcionar uma abordagem colaborativa e integrada.
						Metodologia
A atividade de ensino utilizará o Padlet como ferramenta para o ensino e aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo, criando um ambiente virtual na sala de aula para compartilhamento de informações, imagens e documentos. Serão realizadas análises dos materiais desenvolvidos nas aulas, bem como a organização e divulgação desses murais.
						Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores estarão direcionados para a geração e difusão de conhecimento por meio da aplicação do Padlet no estudo de Arquitetura e Urbanismo. 
As metas incluirão a criação de um ambiente colaborativo eficiente, a ampliação do acesso ao conhecimento especializado, o fortalecimento da colaboração e a promoção do compartilhamento de ideias. Para isso, almeja-se o desenvolvimento de artigo ligado à temática, assim como a disponibilização de um QR Code para a comunidade acadêmica, visando o acesso e divulgação dos murais interativos.
Os resultados esperados envolvem o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, o estímulo à pesquisa e à criticidade por meio da troca de materiais, experiências e trabalho em equipe, contribuindo para a disseminação dos saberes sobre Arquitetura e Urbanismo.
						As metas incluirão a criação de um ambiente colaborativo eficiente, a ampliação do acesso ao conhecimento especializado, o fortalecimento da colaboração e a promoção do compartilhamento de ideias. Para isso, almeja-se o desenvolvimento de artigo ligado à temática, assim como a disponibilização de um QR Code para a comunidade acadêmica, visando o acesso e divulgação dos murais interativos.
Os resultados esperados envolvem o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, o estímulo à pesquisa e à criticidade por meio da troca de materiais, experiências e trabalho em equipe, contribuindo para a disseminação dos saberes sobre Arquitetura e Urbanismo.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| CAROLINA FERRARI CURVAL | |||
| ROBERTA MULAZZANI DOLEYS SOARES | 2 |