Nome do Projeto
Grupo de estudos e pesquisas sobre Segurança do Paciente (GEPESP)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/12/2023 - 15/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A temática da segurança do paciente e o desenvolvimento de uma cultura em prol de ações que mitiguem o risco da ocorrência de eventos adversos (EAs), durante a assistência à saúde, são pautas de discussões no meio acadêmico, científico, jurídico e serviços de saúde. Para tanto, a Organização Mundial da Saúde e seus estados membros criaram em 2004 o programa Aliança Mundial para a segurança do paciente com o objetivo de prevenir os danos aos pacientes, que tem como elemento central “O Desafio Global”, lançando sempre um tema prioritário a ser abordado mundialmente (LEMOS et al., 2018). Com relação ao contexto nacional, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da portaria MS/MG n.529, de 1 de abril de 2013, a fim de contribuir na qualificação do cuidado em saúde (BRASIL, 2014).
A segurança do paciente tem como propósito reduzir os riscos de danos associados aos cuidados em saúde ao um mínimo aceitável e passou a ser amplamente discutida em instituições de ensino e saúde, de forma que vem sendo objeto de estudo de importantes pesquisas científicas nacionais e internacionais (WHO, 2009).
Dessa maneira, o conhecimento durante a formação sobre aspectos fundamentais da segurança do paciente pode ajudar o estudante a adquirir habilidades e desenvolver atitudes para enfrentar na prática a ocorrência do erro ou falha no cuidado. A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes que promovem a segurança do paciente, e a limitação desse conhecimento dificulta a formação dos profissionais da saúde. O ideal é que o contato com a temática seja realizado nos primeiros anos do ingresso na universidade e permaneça durante toda a profissão (COLET et al., 2015).
Nesse contexto, a proposta deste projeto unificado, com ênfase no ensino é desenvolver um grupo de estudos, voltado para o aprofundamento teórico dos discentes de enfermagem em segurança do paciente, e que, a partir deste embasamento sejam capazes de multiplicar estes saberes e práticas seguras para as equipes de saúde, pacientes e família, por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, redes sociais, entre outros.
Objetivo Geral
Fomentar a discussão do tema segurança do paciente nas instituições de saúde e comunidade civil e • incentivar a produção de pesquisas em segurança do paciente