Nome do Projeto
Grupo de estudos e pesquisas sobre Segurança do Paciente (GEPESP)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/12/2023 - 15/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A temática da segurança do paciente e o desenvolvimento de uma cultura em prol de ações que mitiguem o risco da ocorrência de eventos adversos (EAs), durante a assistência à saúde, são pautas de discussões no meio acadêmico, científico, jurídico e serviços de saúde. Para tanto, a Organização Mundial da Saúde e seus estados membros criaram em 2004 o programa Aliança Mundial para a segurança do paciente com o objetivo de prevenir os danos aos pacientes, que tem como elemento central “O Desafio Global”, lançando sempre um tema prioritário a ser abordado mundialmente (LEMOS et al., 2018). Com relação ao contexto nacional, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da portaria MS/MG n.529, de 1 de abril de 2013, a fim de contribuir na qualificação do cuidado em saúde (BRASIL, 2014).
A segurança do paciente tem como propósito reduzir os riscos de danos associados aos cuidados em saúde ao um mínimo aceitável e passou a ser amplamente discutida em instituições de ensino e saúde, de forma que vem sendo objeto de estudo de importantes pesquisas científicas nacionais e internacionais (WHO, 2009).
Dessa maneira, o conhecimento durante a formação sobre aspectos fundamentais da segurança do paciente pode ajudar o estudante a adquirir habilidades e desenvolver atitudes para enfrentar na prática a ocorrência do erro ou falha no cuidado. A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes que promovem a segurança do paciente, e a limitação desse conhecimento dificulta a formação dos profissionais da saúde. O ideal é que o contato com a temática seja realizado nos primeiros anos do ingresso na universidade e permaneça durante toda a profissão (COLET et al., 2015).
Nesse contexto, a proposta deste projeto unificado, com ênfase no ensino é desenvolver um grupo de estudos, voltado para o aprofundamento teórico dos discentes de enfermagem em segurança do paciente, e que, a partir deste embasamento sejam capazes de multiplicar estes saberes e práticas seguras para as equipes de saúde, pacientes e família, por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, redes sociais, entre outros.
Objetivo Geral
Fomentar a discussão do tema segurança do paciente nas instituições de saúde e comunidade civil e • incentivar a produção de pesquisas em segurança do paciente
Justificativa
Desde a graduação estudo e trabalho com a temática da segurança do paciente no ambiente hospitalar e cultura de segurança do paciente, além disso a minha vivência no HE e o contato com os acadêmicos da UFPEL instigaram-me a continuar com esse tema de pesquisa, mas agora envolvendo um projeto que contemple o ensino, a pesquisa e a extensão. Apesar do contato breve percebe-se que o HE possui algumas iniciativas voltados para promoção do cuidado seguro, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) ), por meio da portaria MS/MG n.529, de 1 de abril de 2013, a fim de contribuir na qualificação do cuidado em saúde (BRASIL, 2014). No entanto, ao trabalhar mais próximo com os pacientes, equipe e acadêmicos dessa realidade observa-se fragilidades no cuidado seguro que pode ser reflexo de uma cultura de segurança do paciente frágil.
Metodologia
Quanto ao método, pretende-se realizar encontros mensais intitulados "Encontro com Segurança", que poderão ser realizado presencialmente (em sala previamente agendada no campus Anglo-UFPel) e/ou via Google Meet, conduzidos pelos professores responsáveis pelo projeto. Inicialmente, as discussões serão destinadas aos discentes de enfermagem da UFPel, no entanto, o convite será estendido à toda comunidade acadêmica, como alunos das pós-graduação, servidores técnico-administrativos em educação da UFPel e demais profissionais interessados no assunto.
Os alunos e participantes do projeto “Multiplicadores do cuidado seguro: aprender para transformar o cuidado”, participarão de discussões acerca das noções básicas sobre segurança do paciente e metas internacionais para segurança do paciente, pautados, em momentos teóricos e, posteriormente em momento práticos. Os tópicos que farão parte do conteúdo abordado nas intervenções serão: Histórico da segurança do paciente; Legislação vigente; Conceitos básicos em segurança do paciente; Cultura de segurança do paciente; Metas internacionais para a segurança do paciente.
As intervenções serão orientadas pela metodologia da problematização, a qual se baseia na indissociabilidade do contexto e dos sujeitos nele inseridos, pois considera-se que o conhecimento prévio dos participantes deve ser considerado. Além da transferência de conhecimento, busca-se possibilidades para sua construção, para tanto, utilizar-se-á como ferramentas o estímulo a curiosidade e à postura ativa, despertando uma análise crítica da realidade (CAMPOI et al., 2019).
Os alunos e participantes do projeto “Multiplicadores do cuidado seguro: aprender para transformar o cuidado”, participarão de discussões acerca das noções básicas sobre segurança do paciente e metas internacionais para segurança do paciente, pautados, em momentos teóricos e, posteriormente em momento práticos. Os tópicos que farão parte do conteúdo abordado nas intervenções serão: Histórico da segurança do paciente; Legislação vigente; Conceitos básicos em segurança do paciente; Cultura de segurança do paciente; Metas internacionais para a segurança do paciente.
As intervenções serão orientadas pela metodologia da problematização, a qual se baseia na indissociabilidade do contexto e dos sujeitos nele inseridos, pois considera-se que o conhecimento prévio dos participantes deve ser considerado. Além da transferência de conhecimento, busca-se possibilidades para sua construção, para tanto, utilizar-se-á como ferramentas o estímulo a curiosidade e à postura ativa, despertando uma análise crítica da realidade (CAMPOI et al., 2019).
Indicadores, Metas e Resultados
Conforme as atividades seguirem e os acadêmicos se sentirem seguros, serão propostas atividades, nas quais os discentes poderão multiplicar para as equipes de saúde, o conhecimento acerca da segurança do paciente de forma teórica-prática. Cumpre destacar que essa última atividade, corresponde à objetivo de ensino e extensão e que será supervisionadas pelo Coordenador/professor do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA DE LIMA ESCOBAL | 1 | ||
ANA PAULA MOUSINHO TAVARES | 8 | ||
CAMILA CASTRO | |||
CAMILA GOMES DA SILVEIRA | |||
CAROLINE RIBEIRO LIMA | |||
EDUARDA SALDANHA ALVES | |||
FERNANDA SANTANA TRISTAO | 2 | ||
FRANCIELE ROBERTA CORDEIRO | 2 | ||
GIULIANE DOS SANTOS PEREIRA | |||
ISADORA DUARTE LANGE | |||
LAURA SKOLAUDE KELLING | |||
MARINA SOARES MOTA | 2 | ||
MICHELE CRISTIENE NACHTIGALL BARBOZA | 1 |