Nome do Projeto
Grupo de estudos e pesquisas sobre Segurança do Paciente (GEPESP)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/12/2023 - 15/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A temática da segurança do paciente e o desenvolvimento de uma cultura em prol de ações que mitiguem o risco da ocorrência de eventos adversos (EAs), durante a assistência à saúde, são pautas de discussões no meio acadêmico, científico, jurídico e serviços de saúde. Para tanto, a Organização Mundial da Saúde e seus estados membros criaram em 2004 o programa Aliança Mundial para a segurança do paciente com o objetivo de prevenir os danos aos pacientes, que tem como elemento central “O Desafio Global”, lançando sempre um tema prioritário a ser abordado mundialmente (LEMOS et al., 2018). Com relação ao contexto nacional, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da portaria MS/MG n.529, de 1 de abril de 2013, a fim de contribuir na qualificação do cuidado em saúde (BRASIL, 2014). A segurança do paciente tem como propósito reduzir os riscos de danos associados aos cuidados em saúde ao um mínimo aceitável e passou a ser amplamente discutida em instituições de ensino e saúde, de forma que vem sendo objeto de estudo de importantes pesquisas científicas nacionais e internacionais (WHO, 2009). Dessa maneira, o conhecimento durante a formação sobre aspectos fundamentais da segurança do paciente pode ajudar o estudante a adquirir habilidades e desenvolver atitudes para enfrentar na prática a ocorrência do erro ou falha no cuidado. A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes que promovem a segurança do paciente, e a limitação desse conhecimento dificulta a formação dos profissionais da saúde. O ideal é que o contato com a temática seja realizado nos primeiros anos do ingresso na universidade e permaneça durante toda a profissão (COLET et al., 2015). Nesse contexto, a proposta deste projeto unificado, com ênfase no ensino é desenvolver um grupo de estudos, voltado para o aprofundamento teórico dos discentes de enfermagem em segurança do paciente, e que, a partir deste embasamento sejam capazes de multiplicar estes saberes e práticas seguras para as equipes de saúde, pacientes e família, por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, redes sociais, entre outros.

Objetivo Geral

Fomentar a discussão do tema segurança do paciente nas instituições de saúde e comunidade civil e • incentivar a produção de pesquisas em segurança do paciente

Justificativa

Desde a graduação estudo e trabalho com a temática da segurança do paciente no ambiente hospitalar e cultura de segurança do paciente, além disso a minha vivência no HE e o contato com os acadêmicos da UFPEL instigaram-me a continuar com esse tema de pesquisa, mas agora envolvendo um projeto que contemple o ensino, a pesquisa e a extensão. Apesar do contato breve percebe-se que o HE possui algumas iniciativas voltados para promoção do cuidado seguro, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) ), por meio da portaria MS/MG n.529, de 1 de abril de 2013, a fim de contribuir na qualificação do cuidado em saúde (BRASIL, 2014). No entanto, ao trabalhar mais próximo com os pacientes, equipe e acadêmicos dessa realidade observa-se fragilidades no cuidado seguro que pode ser reflexo de uma cultura de segurança do paciente frágil.

Metodologia

Quanto ao método, pretende-se realizar encontros mensais intitulados "Encontro com Segurança", que poderão ser realizado presencialmente (em sala previamente agendada no campus Anglo-UFPel) e/ou via Google Meet, conduzidos pelos professores responsáveis pelo projeto. Inicialmente, as discussões serão destinadas aos discentes de enfermagem da UFPel, no entanto, o convite será estendido à toda comunidade acadêmica, como alunos das pós-graduação, servidores técnico-administrativos em educação da UFPel e demais profissionais interessados no assunto.
Os alunos e participantes do projeto “Multiplicadores do cuidado seguro: aprender para transformar o cuidado”, participarão de discussões acerca das noções básicas sobre segurança do paciente e metas internacionais para segurança do paciente, pautados, em momentos teóricos e, posteriormente em momento práticos. Os tópicos que farão parte do conteúdo abordado nas intervenções serão: Histórico da segurança do paciente; Legislação vigente; Conceitos básicos em segurança do paciente; Cultura de segurança do paciente; Metas internacionais para a segurança do paciente.
As intervenções serão orientadas pela metodologia da problematização, a qual se baseia na indissociabilidade do contexto e dos sujeitos nele inseridos, pois considera-se que o conhecimento prévio dos participantes deve ser considerado. Além da transferência de conhecimento, busca-se possibilidades para sua construção, para tanto, utilizar-se-á como ferramentas o estímulo a curiosidade e à postura ativa, despertando uma análise crítica da realidade (CAMPOI et al., 2019).

Indicadores, Metas e Resultados

Conforme as atividades seguirem e os acadêmicos se sentirem seguros, serão propostas atividades, nas quais os discentes poderão multiplicar para as equipes de saúde, o conhecimento acerca da segurança do paciente de forma teórica-prática. Cumpre destacar que essa última atividade, corresponde à objetivo de ensino e extensão e que será supervisionadas pelo Coordenador/professor do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA MOUSINHO TAVARES4
CARLA BEATRIZ BEHLING
CAROLINE RIBEIRO LIMA
EDUARDA SALDANHA ALVES
FERNANDA SANTANA TRISTAO2
FRANCIELE ROBERTA CORDEIRO2
GIULIANE DOS SANTOS PEREIRA
ISADORA DUARTE LANGE
LAURA SKOLAUDE KELLING
MANUELA STIFFT PRZYBYLSKI

Página gerada em 28/04/2024 19:09:39 (consulta levou 0.154353s)