Nome do Projeto
Francês no Instituto Sul-rio-grandense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 16/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Dando continuidade ao convênio entre a UFPEL e o aual Instituto Federal Sul-rio-grandense que data 2003, esse projeto oferece aulas de francês em quatro níveis à comunidade do IFsul, ministradas gratuitamente por alunos de graduação voluntários ou estagiários (sempre orientados pela coordenadora do projeto) e por professores recém formados.

Objetivo Geral

Não apenas o de estreitar a colaboração com Instituto Federal Sul-rio-grandense, contribuindo para o intercâmbio do Instituto com um número significativo de instituições francesas, mas aprimorar a prática docente do estudante de Letras, através de uma vivência comunitária real na prática quotidiana que é decisiva para a construção sólida de seus saberes.

Justificativa

Como a comunidade do IFSul não tem, em sua maior parte, condições de ter acesso aos cursos privados de línguas estrangeiras, estamos promovendo a inclusão linguística: o ensino do francês responde assim a uma demanda social posto que se torna um instrumento facilitador para que esses atores sociais expandam seus horizontes, aproveitem oportunidades de mobilidade internacional e sejam capazes de ler e dialogar em francês com as instituições conveniadas com IFSul.
É importante também no sentido de estimular e resgatar o plurilinguismo nas escolas do município e o ensino do francês cuja presença no universo cultural da cidade de Pelotas é significativa.

Metodologia

As aulas têm abordagem omunicativa de enisno de linguas serão noções básicas da lingua francesa nas quatro habilidades: leitura, produção oral, compreensão escrita, produção escrita.
Súmula do Programa:
Aspectos pragmáticos: Cumprimentar, apresentar-­se, despedir-­se. Descobrir, descrever, falar sobre os
outros e sobre si. Dar e pedir informação sobre dados pessoais, sobre o clima, temperatura, expressão do
tempo. Aspectos lexicais: Nomes, nacionalidades, momentos do dia, data. Cores, tipos físicos e psicológicos, reoupas, partes do corpo. Família,profissão, estado civil. Dias da semana, hora, números, meses, estações calendário. Aspectos linguísticos: Verbes au Présent de Indicatif. Pronoms Personnels, Articles Définis et Indéfinis. Adjectifs et substantifs. Adjectifs possessifs. Mode Impératif. La forme Interrogative. La Forme Négative. Passé Composé.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta do projeto é preparar os possíveis participantes dos intercâmbios não só aqueles que farão a experiência de internacionalização e para tanto terão que realizar testes de proficiência, mas também os que recepcionarão os professores estrangeiros e lidarão com documentos relativos aos trabalho conjunto com as intituições francesas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Cristian Borba da Silveira
Cristian Borba da Silveira
IAGO NIZOLLI SIQUEIRA
ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI
JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO2

Página gerada em 24/04/2024 02:33:54 (consulta levou 0.144025s)