Nome do Projeto
Francês no Instituto Sul-rio-grandense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 16/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Dando continuidade ao convênio entre a UFPEL e o aual Instituto Federal Sul-rio-grandense que data 2003, esse projeto oferece aulas de francês em quatro níveis à comunidade do IFsul, ministradas gratuitamente por alunos de graduação voluntários ou estagiários (sempre orientados pela coordenadora do projeto) e por professores recém formados.
Objetivo Geral
Não apenas o de estreitar a colaboração com Instituto Federal Sul-rio-grandense, contribuindo para o intercâmbio do Instituto com um número significativo de instituições francesas, mas aprimorar a prática docente do estudante de Letras, através de uma vivência comunitária real na prática quotidiana que é decisiva para a construção sólida de seus saberes.
Justificativa
Como a comunidade do IFSul não tem, em sua maior parte, condições de ter acesso aos cursos privados de línguas estrangeiras, estamos promovendo a inclusão linguística: o ensino do francês responde assim a uma demanda social posto que se torna um instrumento facilitador para que esses atores sociais expandam seus horizontes, aproveitem oportunidades de mobilidade internacional e sejam capazes de ler e dialogar em francês com as instituições conveniadas com IFSul.
É importante também no sentido de estimular e resgatar o plurilinguismo nas escolas do município e o ensino do francês cuja presença no universo cultural da cidade de Pelotas é significativa.
É importante também no sentido de estimular e resgatar o plurilinguismo nas escolas do município e o ensino do francês cuja presença no universo cultural da cidade de Pelotas é significativa.
Metodologia
As aulas têm abordagem omunicativa de enisno de linguas serão noções básicas da lingua francesa nas quatro habilidades: leitura, produção oral, compreensão escrita, produção escrita.
Súmula do Programa:
Aspectos pragmáticos: Cumprimentar, apresentar-se, despedir-se. Descobrir, descrever, falar sobre os
outros e sobre si. Dar e pedir informação sobre dados pessoais, sobre o clima, temperatura, expressão do
tempo. Aspectos lexicais: Nomes, nacionalidades, momentos do dia, data. Cores, tipos físicos e psicológicos, reoupas, partes do corpo. Família,profissão, estado civil. Dias da semana, hora, números, meses, estações calendário. Aspectos linguísticos: Verbes au Présent de Indicatif. Pronoms Personnels, Articles Définis et Indéfinis. Adjectifs et substantifs. Adjectifs possessifs. Mode Impératif. La forme Interrogative. La Forme Négative. Passé Composé.
Súmula do Programa:
Aspectos pragmáticos: Cumprimentar, apresentar-se, despedir-se. Descobrir, descrever, falar sobre os
outros e sobre si. Dar e pedir informação sobre dados pessoais, sobre o clima, temperatura, expressão do
tempo. Aspectos lexicais: Nomes, nacionalidades, momentos do dia, data. Cores, tipos físicos e psicológicos, reoupas, partes do corpo. Família,profissão, estado civil. Dias da semana, hora, números, meses, estações calendário. Aspectos linguísticos: Verbes au Présent de Indicatif. Pronoms Personnels, Articles Définis et Indéfinis. Adjectifs et substantifs. Adjectifs possessifs. Mode Impératif. La forme Interrogative. La Forme Négative. Passé Composé.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta do projeto é preparar os possíveis participantes dos intercâmbios não só aqueles que farão a experiência de internacionalização e para tanto terão que realizar testes de proficiência, mas também os que recepcionarão os professores estrangeiros e lidarão com documentos relativos aos trabalho conjunto com as intituições francesas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Cristian Borba da Silveira | |||
Cristian Borba da Silveira | |||
IAGO NIZOLLI SIQUEIRA | |||
ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO | |||
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI | |||
JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS | |||
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO | 2 |