Nome do Projeto
Economias ilícitas, mercados contestados e moralidades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/11/2023 - 01/04/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto de ensino tem como objetivo realizar seminários de discussões a partir da constituição de um grupo de estudos com o objetivo de estimular reflexões teóricas e metodológicas sobre a pesquisa em economias ilícitas, estudos sobre valor, moralidades, mercados contestados a partir da dimensão da Nova Sociologia Econômica. O principal objetivo é fornecer recursos analíticos, em especial, aos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, introduzindo-os às metodologias, teorias e práticas de pesquisa neste campo emergente e dinâmico de pesquisa. O projeto se estrutura em uma série de encontros sobre as referidas temáticas com início em dezembro de 2023 até março de 2024. Os seminários não serão limitados às discussões teóricas, mas também visam desenvolver habilidades práticas de pesquisa, como a coleta e análise de dados, e o aprofundamento da dimensão analítica a partir de teorias sociológicas em contextos reais. Cabe destacar que os encontros serão programados e conduzidos por estudantes, com a possibilidades de pesquisadores convidados para algumas sessões. Em resumo, este projeto representa uma iniciativa de estudantes que não apenas visam a formação de futuros pesquisadores em Ciências Sociais, mas também fortalece a prática de ensino, alinhando-se com os objetivos acadêmicos e educacionais da Universidade Federal de Pelotas. O envolvimento dos alunos nesses seminários fomenta um ambiente colaborativo, no qual eles podem contribuir ativamente para o processo de aprendizagem que integra ensino e pesquisa. Público-alvo: alunos da graduação, em especial de Ciências Sociais.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo realizar seminários de discussões a partir da constituição de um grupo de estudos com o objetivo de estimular reflexões teóricas e metodológicas sobre a pesquisa em economias ilícitas, estudos sobre valor, moralidades, mercados contestados a partir da dimensão da Nova Sociologia Econômica. O principal objetivo é fornecer recursos analíticos, em especial, aos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, introduzindo-os às metodologias, teorias e práticas de pesquisa neste campo emergente e dinâmico de pesquisa.

Um dos objetivos essenciais do projeto consiste em elevar a competência acadêmica dos futuros pesquisadores, aprimorando suas habilidades teóricas-analíticas e metodológicas. Isso lhes possibilitará explorar e compreender as complexidades sociais e econômicas, ao mesmo tempo em que desenvolvem aptidões relacionadas à prática de ensino, já que envolvimento dos alunos na dinâmica dos seminários fomenta um ambiente colaborativo, no qual eles podem contribuir ativamente para o processo de aprendizagem que integra ensino e pesquisa.



Justificativa

O projeto justifica-se, pois pretende-se construir um espaço colaborativo de discussão introduzir e aprofundar o conhecimento dos graduandos, especialmente, de Ciências Sociais na área de pesquisa da Nova Sociologia Econômica. Através dos seminários, os alunos terão a oportunidade de explorar temas complexos e atuais, como as economias ilícitas, os mercados contestados e as nuances de valor e moralidade nesses espaços, sob uma perspectiva teórica e prática. Essa experiência não só enriquece seu aprendizado acadêmico, mas também fornece as habilidades analíticas e críticas necessárias para uma carreira em pesquisa. O envolvimento ativo e o protagonismo dos alunos nos seminários promovem um ambiente de aprendizado colaborativo, onde podem contribuir ativamente para o processo educativo, ampliando assim seu engajamento e compreensão dos temas abordados.

Metodologia

O projeto consistirá em uma série de 10 encontros, cada um com a duração de até 2 horas. Estes encontros serão realizados em formato híbrido, com sessões presenciais disponíveis para a comunidade da UFPel e opções a distância para participantes/convidados de outras localidades. Os seminários serão conduzidos pelos docentes Arleson Costa e Elaine Leite

Os seminários terão início no dia 06 de dezembro e encerrarão no dia 20 de março de 2023. Cada encontro abordará diferentes aspectos das economias ilícitas, dos mercados contestados e da Nova Sociologia Econômica, garantindo uma cobertura abrangente dos tópicos relevantes.

A avaliação dos participantes será baseada na sua participação ativa nas discussões propostas durante os seminários. Esta metodologia de avaliação enfatiza a importância da interação, do engajamento e da reflexão crítica. A participação ativa incentiva os estudantes a se envolverem profundamente com o material de referência, a desenvolverem suas habilidades de comunicação e a aplicarem o conhecimento adquirido de maneira prática e reflexiva, também, desenvolvendo habilidades didáticas de transmissão dos conteúdos aprendidos.

Os seminários serão estruturados para promover uma experiência de aprendizagem interativa e engajada. As sessões incluirão apresentações dos condutores, discussões em grupo, análise de estudos de caso e atividades de reflexão. Essa abordagem garantirá que os estudantes não só absorvam informações, mas também desenvolvam a capacidade de conseguirem aplicar teorias e conceitos em contextos práticos.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto visa atrair um número significativo de estudantes de Ciências Sociais e de outras áreas. Uma meta primordial é assegurar o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas, preparando-os para pesquisa e compreensão avançada em economias ilícitas, mercados contestados e Nova Sociologia Econômica. Além disso, pretende-se incentivar a continuidade da pesquisa por parte dos estudantes e fomentar o desenvolvimento profissional dos docentes responsáveis pelos seminários.
Ao final do projeto, esperamos produzir relatórios detalhados de avaliação que documentem a participação, o engajamento e o feedback dos estudantes sobre os seminários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO COUTINHO LUCAS PEREIRA
CORINA GONSALES VEGA
ELAINE DA SILVEIRA LEITE3
MACIEL FERNANDO POHREN
MATEUS CARDOSO DE LIMA
RENATA RODRIGUES PINTOS
ÁRLESON RENATO LUZ COSTA

Página gerada em 28/04/2024 12:11:30 (consulta levou 0.155135s)