Nome do Projeto
Grupo de Pesquisa em Co-ocupação materna - GPCOM
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/12/2023 - 10/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este projeto de pesquisa emergiu das práticas desenvolvidas por docentes e acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional no Projeto de Extensão "O multiprofissional e o ambiente hospitalar" sob orientação/coordenação da Professora do Curso de Terapia Ocupacional Danusa Menegat. Tratam-se de ações voltadas à construção da co-ocupação materna em ambiente hospitalar. O termo “co-ocupação” tem sido utilizado no campo da terapia ocupacional para definir o engajamento mútuo de duas ou mais pessoas em uma ocupação compartilhada. Nessa perspectiva, o cuidado materno é considerado uma co-ocupação, sendo que busca-se promover a inserção e o engajamento da mãe durante a internação do filho, garantindo a autonomia e independência materna nos cuidados que envolvem amamentação, brincar, banho, entre outros. Observa-se que as ações do referido projeto no Hospital Escola (UFPel) têm demonstrado resultados positivos na promoção da saúde, humanização e adaptação materna ao período de internação hospitalar do filho. Assim, parte-se de uma visão ampliada sobre as co-ocupações maternas no contexto hospitalar, bem como qualificar a atenção a saúde e aprimorar a formação inicial e continuada dos acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de promover a ação multiprofissional e interação entre os profissionais, a fim de ampliar a aproximação em diferentes formações/áreas.

Objetivo Geral

Objetivo geral é ampliar o conhecimento acerca da construção da co-ocupação materna em ambiente hospitalar.
Como objetivos específicos:
• Incentivar o uso do termo "co-ocupação materna";
• Estimular a produção científica acerca da terapia ocupacional e co-ocupação materna em ambiente hospitalar;
• Possibilitar aos acadêmicos a oportunidade de refletir sobre a ação em serviço de saúde do SUS e compreender como é construída a co-ocupação materna nos diversos contextos de internação infantil.

Justificativa

O motivador deste projeto de pesquisa foram as ações desenvolvidas pelo curso de Terapia Ocupacional em parceria com a pedagoga, na enfermaria pediátrica e na brinquedoteca do HE/UFPel com foco na atenção à saúde, desenvolvimento infantil, e acolhimento/orientações aos familiares/cuidadores. As experiências vivenciadas pelos acadêmicos, docente e pedagoga têm demonstrado a importância da área no atendimento multidisciplinar neste setor. Assim, o atual projeto pretende ampliar suas ações incluindo estudos e ações acerca da construção da co-ocupação materna em ambiente hospitalar. O cuidado materno é considerado uma co-ocupação, sendo que os terapeutas ocupacionais buscam promover a inserção da mãe em contexto hospitalar, garantindo a autonomia e independência materna nos cuidados (FRAGA; DITTZ; MACHADO, 2019).


Metodologia

O projeto de pesquisa contará com os resultados identificados no projeto de extensão realizado no HE/Pelotas que serão discutidos e organizados em encontros no laboratório de recursos terapêuticos da Faculdade de Medicina da UFPel. Os acadêmicos serão orientados a pesquisa e interpretar dados a partir da perspectiva do processo de construção da co-ocupação materna durante a internação do filho.
O horário dos encontros será pré-estabelecido pelos acadêmicos e docente, para no final serem computadas a carga horária.

Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se a publicação de processos reflexivos e de resultados de pesquisa em revistas e eventos científicos, bem como produzir materiais educativos úteis acerca das co-ocupações maternas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÍNTIA LISCANO MORAES
DANUSA MENEGAT4
FERNANDA CAPELLA RUGNO

Página gerada em 29/04/2024 01:00:03 (consulta levou 0.936698s)