Nome do Projeto
Conectividade - levantamento dos Desafios e Oportunidades Regionais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/12/2023 - 31/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Empreendedorismo
Resumo
A última decada nos trouxe um pensar urgente de como pensar, planejar, operacionalizar a preparação da humildade para as próximas décadas, como exemplo, segundo a ONU a humidade terá que até 2050 aumentar por volta de 50% a produção de alimento para atender o crescimento vegetativo da sociedade mundial. Mas como aumentar a produção frente ao modelo produtivo/industrial ano a pós anos vem degradando o meio ambiente, acarretando em um cenário como visto recentemente: Média das temperaturas globais chegando a 2 graus celsius mais alta que a época pré-industrialização. Se já se colocava como urgente aspectos como que ações a sociedade deve tomar para frear as mudanças climáticas e ao mesmo tempo aumentar a produção de alimentos, melhorar o bem estar das sociedade seja em cidades, em suas residências? Neste ponto, a tecnologia vem fornecendo algumas alternativas com a evolução constante dos sensores para que cada vez mais rápido possamos a ter dados suficientes e robustos para tomadas de decisões corretas. Seguindo este foco, o projeto busca entrar em contato com a sociedade civil regional no tocante como a tecnologia pode e deve colaborar para que possamos ter um desenvolvimento crescente, mas ao mesmo tempo sustentável.

Objetivo Geral

- Levantamento dos desafios e oportunidades das tecnologias com viés da conectividade pode vir a impactar a sociedade civil em geral;

- Demonstrar aos alunos de Engenharia que a extensão pode colaborar como suas formações profissionais e pessoais, dado que eles serão atores importantes no contexto da conectividade.

Justificativa

-Falta de dados robustos para trabalhar como assunto conectividade dentro de sala de aula seja no âmbito da Industria 4.0, seja no âmbito da Agricultura 4.0 ( também chamada de Agricultura digital), sendo essa de suma importante para região a qual a UFPEL esta inserida.

Metodologia

- Levantamento de dados via questionários, via palestras nas comunidades (a serem previamente cadastradas, antes de sua realização), via divulgação digital;

- Encontros com a sociedade civil organizada para levantamento em cenários para tratar as formas e atividades para inserir de forma fluida e didática a conectividade no dia-a-dia da comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

- Relatórios contendo dados relevante a tomadas de decisões seja de cunho publico como privado;

- formação de mão de obra qualificada e critica no tocante do assunto de conectividade dos sistemas de comunicação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HENRIQUE BIERHALS TIETZ
JONAS LUDTKE DONINI
MAIQUEL DOS SANTOS CANABARRO1

Página gerada em 28/04/2024 06:58:21 (consulta levou 0.123551s)