Nome do Projeto
Avaliação da sistemática de classificação e graduação de neoplasmas mesenquimais em cães
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/01/2024 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Estudo restrospectivo da casuística de neoplasmas mesenquimais que serão graduados. O valor do uso de diferentes sistemas de classificação será avaliado

Objetivo Geral

Definir elementos morfológicos com potencial prognóstico através do sistema de classificação multifatorial para os Tumores de Tecidos Moles em cães.

Objetivos específicos:
- Avaliar a aplicabilidade do novo sistema de classificação de TTMs em cães;
- Associar os dados obtidos com a sobrevida dos pacientes

Justificativa

Os sarcomas de tecidos moles (STMs) são um grupo heterogêneo de tumores malignos originados de células mesenquimais de tecidos conjuntivos com características microscópicas e clínicas semelhantes (DENNIS et al. 2011). Podem se originar de diferentes células, como os adipócitos, as células neuronais, os fibroblastos, as de paredes dos vasos sanguíneos, os músculos e as fáscias (MOREIRA et al., 2023), ocorrendo em qualquer local anatômico, sendo mais comuns nos tecidos cutâneos e subcutâneos, correspondendo de 8 a 20% de todos os tumores nesses locais (HAUCK & OBLAK, 2020). A literatura em medicina veterinária carece de informações relacionadas à padronização e classificação desse grupo de tumores. Na medicina humana a abordagem é padronizada, proporcionando o estadiamento do paciente, graduação do tipo tumoral, tratamento e prognóstico fidedigno (MOREIRA et al., 2023; COINDRE, 2006).
Para uma melhor compreensão deste grupo tumoral, existem diferentes iniciativas visando qualificar o diagnóstico dos STMs, buscando novas estratégias e uma melhor abordagem nos diagnósticos de STMs, incluindo uma readequação da nomenclatura e da classificação, denominando os antigos STMs em Tumores de Tecidos Moles (TTMs) (MOREIRA et al. 2023; DENNIS et al. 2011).

Metodologia

3.1 Obtenção das amostras
As amostras serão obtidas a partir do material enviado para diagnóstico anatomopatológico no Serviço de Oncologia Veterinária (SOVET) – UFPel, por clínicas da região e pelo Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) – UFPel. Serão utilizados casos dos arquivos do SOVET-UFPel (estudo retrospectivo) e novos casos que serão recebidos no decorrer da realização desse projeto (estudo prospectivo).

3.2 Avaliação de dados epidemiológicos
Serão analisados os dados acerca do sexo, raça, idade e os locais das lesões neoplásicas. Os dados serão obtidos a partir das informações contidas no banco de dados do SOVET (SiG-SOVET).

3.3. Avaliação morfológica
As lâminas histológicas, coradas por hematoxilina-eosina, foram resgatadas dos arquivos do SOVET-UFPel. Todos os casos foram reavaliados por microscopia de luz e as lesões foram graduadas de acordo com a classificação adaptado de DENNIS et al (2011)
3.4 Avaliação da sobrevida
Será realizado o acompanhamento dos pacientes diagnosticados com TTMs através do contato telefônico trimestral com os tutores. Os óbitos serão anotados e a partir desse, interrompe-se o contato.


3.5 Avaliação estatística
Cada um dos parâmetros histológicos serão avaliados frente aos dados de sobrevida e entre si. Assim, busca-se determinar podem ter valor prognóstico.


Indicadores, Metas e Resultados

Busca-se obter uma estimativa de sobrevida fidedigna para cães portadores desse neoplasma, além de servir como subsídio na tomada de decisões sobre o tratamento dos pacientes. Todos os dados gerados por esse estudo trarão uma maior compreensão sobre essa doença e poderá ajudar estudos acerca de patogenia e novas terapias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DO AMARAL
ANDRIA CALDEIRA DA SILVA
CRISTINA GEVEHR FERNANDES6
FABIANE BORELLI GRECCO4
JÚLIA VARGAS MIRANDA
LUÍSA GRECCO CORRÊA

Página gerada em 27/04/2024 10:46:33 (consulta levou 0.166658s)