Nome do Projeto
Cenários Prospectivos para Veículos Elétricos, Autônomos e Aplicação de IA nos Transportes e Mobilidade: Oportunidades para o Futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2024 - 01/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
O projeto visa traçar cenários futuros em transportes centrando-se no tema de veículos elétricos, automação veicular e aplicação de inteligência artificial nos transportes.
As implicações deste projeto fomentarão a colaboração entre a academia e o setor empresarial para impulsionar a inovação tecnológica e estratégica.
O projeto faz parte do "Programa de Inovação em Mobilidade Sustentável: Conectando Saberes para o Futuro" do Curso de Bacharelado em Engenharia de Transporte e Mobilidade (CETMOB) em parceria da UFPEL e UERGS, o qual terá seu início de atividades e, 2024/2, neste sentido a data de início do projeto é estabelecida em 01/09/2024.
É Importante ressaltar dada a particularidade desta data de início, os alunos serão envolvidos e cadastrados no projeto somente após sua matrícula no curso CETMOB no segundo semestre de 2024. Igualmente as instituições externas parceiras serão articuladas e envolvidas após este início.
Objetivo Geral
Transferir conhecimentos avançados de engenharia de transporte e mobilidade para empresas e entidades públicas do setor, explorando cenários futuros e identificando oportunidades para inovação e adaptação das cidades.
Justificativa
A crescente preocupação com as mudanças climáticas, a busca por soluções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis, aliada aos avanços tecnológicos, tem impulsionado o desenvolvimento de veículos autônomos e elétricos em todo o mundo.
O Brasil não fica para trás nessa tendência global e tem mostrado um interesse crescente na adoção dessas tecnologias inovadoras.
Diante desse contexto, torna-se essencial a realização de um projeto de extensão e discussão ampla com a comunidade que explore os cenários para veículos autônomos e elétricos no Brasil. Esse projeto de extensão é justificado por diversos motivos.
Em primeiro lugar, os veículos autônomos e elétricos representam uma alternativa viável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar nas cidades. Com a adoção desses veículos, é possível diminuir significativamente a dependência dos combustíveis fósseis e, conseqüentemente, mitigar os impactos ambientais negativos do setor de transporte.
Além disso, o projeto de debates com alunos e comunidade sobre cenários para veículos autônomos e elétricos é importante para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país. Ao investigar os desafios e oportunidades relacionados a essas tecnologias, é possível identificar lacunas e necessidades específicas que podem ser abordadas por empresas, instituições de pesquisa e políticas governamentais.
Outra justificativa para esse trabalho é o potencial impacto econômico que a adoção de veículos autônomos e elétricos pode trazer para o Brasil.
A transição para uma frota de veículos mais limpa e autônoma pode impulsionar a indústria automotiva nacional, gerando empregos, fomentando a inovação e aumentando a competitividade no mercado internacional.
Além disso, o debate com alunos e agentes da sociedade sobre cenários para veículos autônomos e elétricos contribui para a promoção da segurança viária. Os veículos autônomos têm o potencial de reduzir significativamente os acidentes de trânsito, uma vez que são menos suscetíveis a erros humanos. Ao investigar os desafios de adoção desses veículos e propor soluções adequadas, é possível garantir um ambiente de mobilidade mais seguro para todos os usuários das vias.
Por fim, entender sobre cenários para veículos autônomos e elétricos é relevante porque fornecerá informações valiosas para os tomadores de decisão e formuladores de políticas. Com base nos resultados obtidos, será possível elaborar estratégias e regulamentações adequadas para promover a adoção dessas tecnologias de forma eficiente e sustentável e construir para a sociedade assim como adquirir novos conhecimentos por parte do corpo acadêmico.
Em resumo, o projeto é justificado pela necessidade de promover a sustentabilidade ambiental, impulsionar a inovação tecnológica, estimular o crescimento econômico, melhorar a segurança viária e embasar políticas públicas eficazes. Esse trabalho contribuirá para o avanço do país em direção a um sistema de transporte mais limpo, inteligente e eficiente, beneficiando tanto a população quanto o meio ambiente.
O Brasil não fica para trás nessa tendência global e tem mostrado um interesse crescente na adoção dessas tecnologias inovadoras.
Diante desse contexto, torna-se essencial a realização de um projeto de extensão e discussão ampla com a comunidade que explore os cenários para veículos autônomos e elétricos no Brasil. Esse projeto de extensão é justificado por diversos motivos.
Em primeiro lugar, os veículos autônomos e elétricos representam uma alternativa viável para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar nas cidades. Com a adoção desses veículos, é possível diminuir significativamente a dependência dos combustíveis fósseis e, conseqüentemente, mitigar os impactos ambientais negativos do setor de transporte.
Além disso, o projeto de debates com alunos e comunidade sobre cenários para veículos autônomos e elétricos é importante para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no país. Ao investigar os desafios e oportunidades relacionados a essas tecnologias, é possível identificar lacunas e necessidades específicas que podem ser abordadas por empresas, instituições de pesquisa e políticas governamentais.
Outra justificativa para esse trabalho é o potencial impacto econômico que a adoção de veículos autônomos e elétricos pode trazer para o Brasil.
A transição para uma frota de veículos mais limpa e autônoma pode impulsionar a indústria automotiva nacional, gerando empregos, fomentando a inovação e aumentando a competitividade no mercado internacional.
Além disso, o debate com alunos e agentes da sociedade sobre cenários para veículos autônomos e elétricos contribui para a promoção da segurança viária. Os veículos autônomos têm o potencial de reduzir significativamente os acidentes de trânsito, uma vez que são menos suscetíveis a erros humanos. Ao investigar os desafios de adoção desses veículos e propor soluções adequadas, é possível garantir um ambiente de mobilidade mais seguro para todos os usuários das vias.
Por fim, entender sobre cenários para veículos autônomos e elétricos é relevante porque fornecerá informações valiosas para os tomadores de decisão e formuladores de políticas. Com base nos resultados obtidos, será possível elaborar estratégias e regulamentações adequadas para promover a adoção dessas tecnologias de forma eficiente e sustentável e construir para a sociedade assim como adquirir novos conhecimentos por parte do corpo acadêmico.
Em resumo, o projeto é justificado pela necessidade de promover a sustentabilidade ambiental, impulsionar a inovação tecnológica, estimular o crescimento econômico, melhorar a segurança viária e embasar políticas públicas eficazes. Esse trabalho contribuirá para o avanço do país em direção a um sistema de transporte mais limpo, inteligente e eficiente, beneficiando tanto a população quanto o meio ambiente.
Metodologia
O projeto de extensão seguirá uma abordagem orientada para o futuro, combinando métodos qualitativos e quantitativos através de círculos de discussão participativa, envolvendo docentes, discentes e agentes da sociedade. A metodologia será composta pelas seguintes etapas:
• Revisão da literatura: Uma revisão sistemática da literatura acadêmica e não acadêmica sobre veículos elétricos e autônomos, incluindo desenvolvimento de tecnologia, infraestrutura de transportes, comportamento do consumidor e formulação de políticas.
• Coleta e análise de dados: O projeto usará uma abordagem qualitativa e quantitativa incluindo entrevistas com especialistas, revisão de literatura e análise de cenários.
• As entrevistas com especialistas serão realizadas com um grupo diversificado de partes interessadas, como empresas de transporte, desenvolvedores de tecnologia, formuladores de políticas e organizações de consumidores, sempre com a mediação de alunos e docentes.
• A revisão da literatura cobrirá uma ampla gama de fontes, como artigos acadêmicos, relatórios da indústria e documentos governamentais.
• A análise de cenários usará uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos para desenvolver e analisar os cenários.
• Entrevistas com especialistas: entrevistas semi-estruturadas com especialistas da indústria, academia e governo realizadas pelos alunos para identificar os principais impulsionadores e barreiras para a adoção e integração de veículos elétricos e autônomos.
• Desenvolvimento de cenários: Com base nos fatores e barreiras identificados, serão desenvolvidos em grupos participativos com docentes, discentes e agentes da comunidade, cenários plausíveis para o futuro dos veículos elétricos e autônomos.
• Análise de cenários: serão analisadas as implicações dos cenários para desenvolvimento de tecnologia, infraestrutura, comportamento do consumidor e formulação de políticas usando métodos quantitativos e qualitativos.
• Recomendações: serão fornecidas recomendações para a tomada de decisões e desenvolvimento de políticas com base nos resultados
• Revisão da literatura: Uma revisão sistemática da literatura acadêmica e não acadêmica sobre veículos elétricos e autônomos, incluindo desenvolvimento de tecnologia, infraestrutura de transportes, comportamento do consumidor e formulação de políticas.
• Coleta e análise de dados: O projeto usará uma abordagem qualitativa e quantitativa incluindo entrevistas com especialistas, revisão de literatura e análise de cenários.
• As entrevistas com especialistas serão realizadas com um grupo diversificado de partes interessadas, como empresas de transporte, desenvolvedores de tecnologia, formuladores de políticas e organizações de consumidores, sempre com a mediação de alunos e docentes.
• A revisão da literatura cobrirá uma ampla gama de fontes, como artigos acadêmicos, relatórios da indústria e documentos governamentais.
• A análise de cenários usará uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos para desenvolver e analisar os cenários.
• Entrevistas com especialistas: entrevistas semi-estruturadas com especialistas da indústria, academia e governo realizadas pelos alunos para identificar os principais impulsionadores e barreiras para a adoção e integração de veículos elétricos e autônomos.
• Desenvolvimento de cenários: Com base nos fatores e barreiras identificados, serão desenvolvidos em grupos participativos com docentes, discentes e agentes da comunidade, cenários plausíveis para o futuro dos veículos elétricos e autônomos.
• Análise de cenários: serão analisadas as implicações dos cenários para desenvolvimento de tecnologia, infraestrutura, comportamento do consumidor e formulação de políticas usando métodos quantitativos e qualitativos.
• Recomendações: serão fornecidas recomendações para a tomada de decisões e desenvolvimento de políticas com base nos resultados
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que o projeto de extensão forneça informações sobre os possíveis cenários para a adoção e integração de veículos elétricos e autônomos na sociedade e suas implicações para o desenvolvimento de tecnologia, infraestrutura, comportamento do consumidor e formulação de políticas, bem como, transmita o conhecimento acadêmico a estes agentes e auxilie na construção de novos conhecimentos por parte dos discentes. O projeto contribuirá para o debate contínuo sobre políticas nos níveis local, nacional e internacional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS OLIVA PRETTO | 4 | ||
EDUARDO DE OLIVEIRA WILK | 6 | ||
FERNANDA DAVID WEBER | 4 | ||
LETICIA DEXHEIMER | 4 |