Nome do Projeto
Desenvolvimento de um portfólio de livros digitais interativos para as crianças abrigadas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/08/2024 - 04/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Desenvolvimento de produtos
Resumo
Vivemos em uma sociedade denominada “mobile-first”, em que as pessoas utilizam o celular em diversos contextos: ler, estudar, se comunicar, fazer compras, assistir a vídeos, etc. Aliado a isso, percebemos a dificuldade e falta de interesse das crianças, em especial, aquelas que vivem no abrigo, pela leitura de livros. Diante disso, pretendemos desenvolver livros digitais interativos para despertar o hábito da leitura entre as crianças abrigadas. A metodologia da pesquisa que irá conduzir o trabalho será a Design Science Research, a qual pode ser dividida em 12 etapas, que vão desde a identificação do problema até a construção e avaliação de um artefato. Trata-se de uma metodologia científica focada na geração de conhecimento para a solução de uma classe de problemas. Ao final, temos a intenção de realizar uma avaliação no abrigo Casa do Carinho de Pelotas – RS. Os instrumentos para a coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada com as monitoras do abrigo e a observação das crianças ao usarem o livro digital interativo. Como resultado, espera-se produzir um portfólio de livros digitais interativos ao longo de todo o projeto de extensão que possam ser aplicados no abrigo para estimular o hábito da leitura entre as crianças. Além disso, pretendemos capacitar os alunos participantes do projeto de extensão no desenvolvimento de livros digitais interativos, trabalhando diferentes áreas do Design, como design editorial, design de interação, desenho, animação e artefatos digitais.

Objetivo Geral

Desenvolver livros digitais interativos para despertar o hábito da leitura entre as crianças abrigadas.

Justificativa

O projeto de extensão pode se justificar nos contextos social, acadêmico e tecnológico. Como coordenadora do projeto de extensão, gostaria de compartilhar uma experiência pessoal. Tenho feito um trabalho voluntário em que vou até o abrigo municipal uma vez por semana e leio um livro infantil para as crianças. Logo que comecei, uma menina de oito anos não queria ler e fazer as atividades da escola. Depois de dois meses de trabalho voluntário, a criança começou a ler e passou a me ajudar na leitura do livro para as outras crianças. É gratificante ver o quanto elas podem se desenvolver por meio de um gesto tão simples – ler um livro infantil. Sendo assim, um benefício do projeto de extensão seria despertar o hábito da leitura entre as crianças que vivem no abrigo, possibilitando assim um futuro com mais oportunidades para elas. Do ponto de vista acadêmico, pretendemos capacitar o aluno no desenvolvimento de livros digitais interativos, envolvendo diferentes áreas do Design, como design editorial, design de interação, desenho, animação e artefatos digitais. No contexto tecnológico, temos a intenção de desenvolver artefatos digitais que possam ser lidos em um celular, tendo em vista que a sociedade atual, bem como as crianças, tem se interessado cada vez mais pelo uso de tecnologias móveis.

Metodologia

A metodologia Design Science Research, divide-se em 12 etapas, conforme podemos acompanhar a seguir:
1. Identificação do problema: identificamos um problema a ser resolvido, que, nesse caso, será despertar o hábito da leitura entre as crianças que vivem no abrigo.
2. Conscientização do problema: coletamos informações a respeito do problema que estamos tentando solucionar com a pesquisa.
3. Revisão sistemática de literatura (RSL): fazemos uma revisão sistemática de literatura para compreender o que já foi publicado sobre o tema pesquisado.
4. Identificação dos artefatos e configuração das classes de problemas: identificamos os artefatos similares àqueles que estamos desenvolvendo, a exemplo do projeto “Leia para uma criança” proposto pelo Itaú.
5. Proposição de artefatos para resolver o problema específico: geramos ideias ou alternativas para a solução do problema pesquisado. Trata-se de uma etapa essencialmente criativa.
6. Projeto do artefato selecionado: selecionamos a melhor ideia ou alternativa para desenvolvermos a seguir. Existem vários métodos para a seleção de alternativas, como as ferramentas de Votação e Matriz de Pugh.
7. Desenvolvimento do artefato: desenvolvemos o livro digital interativo, o qual irá demandar dos alunos conhecimentos em diferentes áreas do Design, como: design editorial, design de interação, desenho, animação e artefatos digitais.
8. Avaliação do artefato: pretendemos realizar uma avaliação no abrigo Casa do Carinho da cidade de Pelotas – RS para coletar as impressões das crianças e das monitoras sobre o artefato proposto. Os instrumentos para a coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada com as monitoras do abrigo e a observação das crianças.
9. Explicitação das aprendizagens: avaliamos o que deu certo na pesquisa e aquilo que deve ser melhorado ou corrigido nas próximas pesquisas.
10. Conclusões: apontamos os resultados alcançados, limitações e direcionamentos para pesquisas futuras.
11. Generalização para uma classe de problemas: os resultados alcançados na pesquisa servem para a generalização para uma classe de problemas.
12. Comunicações dos resultados: comunicamos os resultados obtidos na pesquisa em TCCs, journals, revistas, seminários, simpósios, congressos e afins.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados esperados são:
• Capacitar os alunos no desenvolvimento de livros digitais interativos;
• Capacitar os alunos no desenvolvimento de pesquisas científicas na área de livro digital interativo;
• Desenvolver um portfólio de livros digitais interativos ao longo de todo o projeto de extensão que possam ser utilizados pelas crianças do abrigo Casa do Carinho de Pelotas – RS;
• Despertar o interesse pela leitura entre as crianças do abrigo por meio de um artefato digital e interativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE ANDRADE KOSBY
ANA JULIA DOS SANTOS VIANNA
CAMILLE DE AVILA VOIGT
CAROLINA BRAVO PILLON4
DEBORA BIANCA TAVEIRA DE MOURA
EMILLY BRAGA MERCES
ERICA CAMELATTO MACHADO
GEOVANNA CARDOSO BAPTISTONE
GIOVANNA RODRIGUES LEMOS
GUILHERME REINHARDT UGOSKI
ISABEL RODRIGUES DA FONSECA HARO
JEAN PIERRE VAZ DIAS
JOAO PEDRO ALCALDE GUIMARAES
MARIANA TEIXEIRA DE FERREIRA
NATHELY SANTANA TEIXEIRA
ROGER DA SILVA DE MATOS
VITORIA VIEIRA DOS SANTOS

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