Nome do Projeto
Speed Milk: Sistema de Gestão Zootécnica e Financeira para Propriedades Leiteiras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/01/2024 - 09/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A pecuária leiteira é uma atividade extremamente relevante no Brasil, gerando renda e empregos, além de contribuir para a segurança alimentar. Apesar do rápido crescimento observado nas últimas duas décadas, a produtividade brasileira ainda tem muito espaço para desenvolvimento. Novas tecnologias vêm sendo implementadas dentro das propriedades, inserindo a atividade na chamada Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela automação e digitalização das atividades. A partir dessas novas tecnologias ocorre um grande acúmulo de dados, relacionados às diferentes áreas do processo produtivo, como nutrição, reprodução e sanidade. A correta utilização desses dados é fundamental para a gestão das propriedades leiteiras, visando auxiliar os gestores na tomada de decisão para obtenção de maior eficiência na utilização dos recursos produtivos (terra, água, animais e mão de obra). Dessa forma, o presente projeto tem o objetivo de desenvolver um software de gestão de dados zootécnicos e financeiros de propriedades leiteiras. O sistema fará o controle das atividades relacionadas a todas as etapas do processo produtivo: estrutura do rebanho, sanidade, reprodução e nutrição. A partir desses dados, serão dispostos os principais indicadores de desempenho da propriedade em relatórios automáticos (dashboards). Além disso, o sistema contará com uma análise financeira com controle de receitas, custos e despesas e relatórios com indicadores como lucratividade e rentabilidade. A prototipação do sistema será realizada no software Microsoft Excel e a validação será efetuada a partir de dados de uma propriedade comercial.

Objetivo Geral

O presente projeto tem o objetivo de desenvolver um software de gestão para propriedades leiteiras, permitindo que os produtores tenham acesso a informações relevantes para a tomada de decisão, a partir da análise de dados produtivos e financeiros

Justificativa

O ritmo de crescimento populacional mundial vem pressionando a demanda por alimentos, de maneira que a produção agropecuária deverá crescer 50% anualmente até 2050 para garantir a segurança alimentar da população (WRI, 2019). Diversos fatores como a crise sanitária decorrente da pandemia do COVID-19, bem como situações como a guerra entre Rússia e Ucrânia e o recente conflito na Faixa de Gaza, geram condições adversas à economia dos países, uma vez que afetam a produção, transporte e comércio de bens. Estes impactos negativos chegam aos produtores rurais, na forma de elevação no preço de insumos e logística. Dessa forma, a meta para a produção de alimentos mundial se torna cada vez mais difícil de ser alcançada, gerando um cenário preocupante para os próximos anos.
Dentro desse contexto, a produção de leite e derivados é fundamental para atingir as metas de segurança alimentar, uma vez que são alimentos extremamente ricos em nutriente, como caseína (proteína de alto valor biológico), lactose (carboidrato), gordura, vitaminas e minerais (cálcio, fósforo e minerais), os quais desempenham funções metabólicas importantes e, assim, contribuem para a saúde humana, prevenindo doenças e condições, como hipertensão, obesidade, osteoporose, diabetes e doenças cardiovasculares (Zhang et al., 2021).
Ademais, a pecuária leiteira se destaca como uma atividade de grande importância econômica e social, que gera renda e empregos em todos os estados (Bassoto et al., 2021). Nas últimas duas décadas a produção de leite no Brasil cresceu cerca de 80%, devido a um aumento de produtividade associado a adoção de estratégias e tecnologias relacionadas à sanidade, nutrição, reprodução, melhoramento genético, sistemas de produção e gestão (Rocha et al., 2020; Martins et al., 2023). Apesar do rápido crescimento observado, a produtividade brasileira ainda se encontra muito abaixo quando comparada à produtividade de países como os EUA e Israel. Esta ineficiência fica evidente pelo fato de o Brasil ser o terceiro maior produtor de leite do mundo, contando com o segundo maior rebanho, porém ficando fora da lista dos dez mais eficientes.
Assim como as demais atividades do setor primário, a produção de leite vem sofrendo com a instabilidade econômica dos últimos anos, evidenciada pela diminuição na captação nacional de leite, aumento das importações e redução dos investimentos (Silva, 2023). Estes efeitos estão diretamente relacionados com a elevação dos custos de produção, reduzindo o poder de compra dos pecuaristas, ainda que o ano de 2022 tenha registrado recorde no preço do leite pago ao produtor. Além disso, fenômenos climáticos como El niño e La niña provocam alterações nos regimes de chuvas das principais regiões produtoras de leite do país, prejudicando a produção de pastagens e silagem de milho, alimentos essenciais na alimentação do rebanho. Este cenário desafiador exige cada vez mais controle e a profissionalização do setor, o que fica evidenciado pelo grande número de pequenos produtores que deixaram a atividade nos últimos anos (CEPEA, 2023).
Investimentos em tecnologia são essenciais para um aumento na lucratividade da atividade, uma vez que permitem um aumento na escala de produção e o uso racional dos recursos produtivos. A pecuária leiteira caminha inexoravelmente para a chamada quarta revolução industrial, caracterizada pela digitalização do processo produtivo e utilização de recursos como robótica, internet das coisas e inteligência artificial (Dias et al., 2023). Muitos exemplos de aplicações dessas tecnologias já estão disponíveis na produção de leite. A utilização de ordenha robotizada possibilita a automatização do processo de ordenha, o que reduz os casos de contaminação do úbere dos animais e minimiza os riscos associados à falta de disponibilidade de mão-de-obra. Além disso, esses sistemas coletam dados como produção individual de cada quarto mamário, condutividade elétrica do leite e casos de mastite clínica (Cockburn, 2020). Outra aplicação de tecnologia se faz através do monitoramento do comportamento dos animais, seja através de sensores de movimento ou câmeras, que possibilitam identificar certos eventos, como cio, parto e enfermidade, de maneira antecipada (Shine & Murphy, 2022).
Todas essas aplicações têm em comum o acúmulo de dados, relacionados a todas as etapas produtivas de dentro da porteira, como cria, recria e lactação, além das diferentes áreas, como produção, reprodução, nutrição e sanidade. A utilização desses dados para auxiliar os gestores na tomada de decisão ainda é incipiente, o que leva ao questionamento a respeito do investimento em novas tecnologias, sem o devido acompanhamento do investimento em gestão de processos e financeira dentro das propriedades. A gestão baseada em dados, conhecida como Business Intelligence, se refere a utilização de sistemas com a capacidade de integrar, analisar e resumir grandes conjuntos de dados, visando o entendimento de oportunidades, fraquezas e fortalezas de um negócio, facilitando o direcionamento dos gestores na tomada de decisões estratégicas (Ain et al., 2019). A aplicação de sistemas de gestão baseado em dados vem crescendo no setor primário, com grande destaque para a agricultura de precisão, porém sistemas como esse ainda são escassos em propriedades leiteiras. Portanto, o objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um software de gestão para propriedades leiteira, utilizando a análise de dados zootécnicos e financeiros.

Metodologia

O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um software de gestão para propriedades leiteiras a partir de dados zootécnicos e financeiros.
A primeira etapa do projeto consistirá na identificação das principais demandas de produtores de leite e gestores de propriedades leiteiras em relação às dificuldades e gargalos encontrados na gestão de processos e financeira. Para tal, serão consultados profissionais com experiência na área, além da utilização de livros, artigos e revisões sobre o tema.
A partir do levantamento das principais demandas, será iniciada e etapa de prototipação do sistema. O software Microsoft Excel será utilizado para o desenvolvimento do sistema de entrada de dados (inputs) e de relatórios no formato de dashboards (outputs). Serão utilizadas as seguintes funções do Excel: SE, SES, CONTSES, SOMASES, MEDIASES, DESLOC, ÍNDICE, CORRESP, FILTRO, ÚNICO, CONT.VALORES, PROCV, PROCH, PROCX, EMPILHARV, entre outras.
A partir dos dados zootécnicos serão calculados, de forma automática, os principais indicadores de desempenho de cada área relacionada à produção de leite: estrutura do rebanho, sanidade, produção, reprodução e nutrição.

Estrutura do rebanho
- Número de animais
- Número de animais em lactação
- Número de animais no período seco
- Número de animais em cria e recria
- Número de vacas primíparas
- Número de vacas multíparas
- Relação entre animais em lactação e animais em cria e recria
- Relação entre vacas secas e vacas em lactação
- Número médio de lactações
- Número média de dias em lactação
- Taxa de natalidade
- Taxa de mortalidade
- Taxa de descarte voluntário

Sanidade
- Prevalência de mastite clínica
- Prevalência de mastite subclínica
- Prevalência de doenças do sistema reprodutivo
- Prevalências de doenças do sistema locomotor
- Prevalência de doenças do sistema digestório
- Prevalência de doenças metabólicas
- Prevalência de outras doenças
Produção
- Litros/dia
- Litros/animal/dia
- Litros/hectare
- Litros/Colaborador
- Litros/Vacas primíparas
- Litros/Vacas multíparas
- Litros/Vacas no pico de lactação

Reprodução
- Idade ao primeiro parto
- Número médio de serviços por prenhez
- Taxa de serviço
- Taxa de concepção
- Taxa de concepção ao primeiro serviço
- Taxa de prenhez
- Taxa de perdas gestacionais
- Taxa de abortos
- Intervalo parto-concepção
- Intervalo entre partos

Nutrição
- Oferta de matéria natural/dia
- Oferta de matéria natural/lote/dia
- Consumo de matéria natural/animal
- Consumo de matéria seca/animal
- Conversão alimentar

Ademais, o sistema irá gerar uma agenda com as atividades realizadas na propriedade, como aplicação de hormônios para sincronização de cio, inseminação artificial, diagnóstico de gestação, tratamento de enfermidades, aplicação de bST (somatotropina bovina), mudança de lotes, entre outros. Dessa forma o gestor da propriedade poderá programar as rotinas e manejos de maneira antecipada, além de reduzir a chance de erros ou esquecimentos por parte da equipe, os quais podem prejudicar o andamento do sistema produtivo.
Os inputs relacionados à gestão financeira serão: receitas (venda de leite, venda de animais, venda de embriões, venda de silagem, etc), custos operacionais fixos e variáveis (aquisição de animais, alimentação, mão de obra, energia elétrica, combustíveis, insumo para ordenha, medicamentos, hormônios, vacinas, sêmen, reparo e manutenção de máquinas, equipamentos e benfeitorias, etc), despesas (administrativas, contábeis, jurídicas, marketing, etc), depreciação de máquinas, equipamentos, benfeitorias e animais, aluguéis, taxas, impostos e remuneração de capital.
A análise financeira será realizada de maneira horizontal e vertical. Na primeira, serão comparados o desempenho financeiro e os principais indicadores ao longo do período a ser avaliado, em meses e anos, enquanto na segunda, os indicadores serão comparados entre si. A estrutura de custos será construída na forma de Custos Operacionais Efetivos (COE), Custos Operacionais Totais (COT) e Custos Totais (CT). Os resultados serão apresentados na forma de um DRE (demonstrativo de resultado do exercício), no qual serão discriminados as receitas e custos.
O sistema irá calcular os seguintes indicadores financeiros e de investimento: taxa de giro, lucratividade, rentabilidade, valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), payback, ponto de equilíbrio (PE), ponto de cobertura total (PCT) e índice de comprometimento de insumos em leite (ICIL).
A validação do protótipo será realizada a partir de dados coletados em uma propriedade comercial, localizada na região Sul do RS. Os dados produtivos serão coletados a partir dos sistemas utilizados na propriedade, que registram a produção de leite diária individual dos animais, episódios de mastite cínica e outras enfermidades, quantidade de matéria natural e matéria seca oferecida aos animais diariamente. Além disso, dados financeiros do período a ser avaliado serão obtidos a partir dos registros da propriedade, junto ao administrador.
Após as etapas de prototipação e de validação, o desenvolvimento do software será realizado utilizando linguagens de programação como Python, SQL e Java Script.

Indicadores, Metas e Resultados

Resultados:

- Desenvolver um software de gestão para propriedades leiteiras
- Produzir artigos relacionados à gestão de propriedades leiteiras
- Produzir uma patente

Impactos esperados:

- Maior controle sobre o desempenho produtivo e financeiro de propriedades leiteiras
- Aumentar a produtividade
- Aumentar a lucratividade e rentabilidade
- Redução dos custos de produção
- Garantir maior sustentabilidade econômica para produtores de leite
- Promover a utilização de técnicas de análise e gestão de dados em propriedades leiteiras

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CLEBER SOUZA MARTINS
EDERSON DOS SANTOS
EDUARDO GULARTE XAVIER
Eduardo Valias Vargas
LEONARDO MARINS
MARCIO NUNES CORREA6

Página gerada em 28/04/2024 21:10:32 (consulta levou 0.179785s)