Nome do Projeto
Criando Pontes Extensionistas de Transporte e Mobilidade no Ambiente Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/09/2024 - 08/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto "Criando Pontes Extensionistas de Transporte e Mobilidade no Ambiente Escolar" visa difundir conhecimentos sobre transporte e mobilidade em escolas de ensino básico de Porto Alegre e sua região metropolitana. Busca promover a conscientização e práticas sustentáveis entre os estudantes. A iniciativa se desdobra em fases de diagnóstico, implementação e avaliação, envolvendo palestras, oficinas práticas e visitas técnicas para educar sobre transporte e mobilidade urbana sustentável. Os recursos humanos serão direcionados para materiais educativos e atividades práticas, visando impactar positivamente a consciência e atitudes dos alunos em relação ao tema.

Objetivo Geral

O projeto busca levar conceitos de mobilidade urbana e sustentabilidade para o ambiente escolar, utilizando estratégias educacionais para promover uma nova consciência sobre o transporte e a mobilidade urbana.

Justificativa

A implementação do projeto se justifica pela necessidade premente de conscientização e educação sobre transporte e mobilidade urbana sustentável desde as fases iniciais da formação educacional. O contexto atual exige uma compreensão mais ampla e consciente dos impactos do transporte na sociedade e no meio ambiente.
Escolas de ensino básico são espaços fundamentais para tratar valores e práticas sustentáveis, moldando as perspectivas futuras dos alunos. Essa iniciativa visa preencher lacunas educacionais, capacitando jovens a entenderem os desafios da mobilidade urbana, incentivando a adoção de meios de transporte mais sustentáveis e seguros.
A falta de conhecimento sobre questões de mobilidade urbana pode resultar em padrões insustentáveis de deslocamento no futuro. Portanto, o projeto busca atuar proativamente, fornecendo ferramentas e recursos educacionais para que os estudantes se tornem agentes de mudança em suas comunidades, promovendo uma abordagem mais consciente e responsável em relação ao transporte e à mobilidade.

Metodologia

A metodologia inicia com um levantamento para avaliar o conhecimento prévio sobre transporte e mobilidade nas escolas. A análise desses dados direciona a estruturação de um plano pedagógico detalhado, delineando conteúdos e atividades educativas específicas para cada faixa etária dos alunos. A implementação inclui palestras, oficinas práticas e visitas técnicas para promover a conscientização, utilizando simulações de trânsito, jogos educativos e construção de maquetes. A avaliação de impacto é realizada por meio de questionários, entrevistas e grupos focais, buscando compreender a evolução do conhecimento e mudanças de comportamento. Os resultados fornecerão análises críticas das ações, com recomendações para futuras etapas do projeto. A alocação adequada de recursos, a logística bem planejada, a parceria estreita com as escolas e um cronograma estruturado são elementos essenciais para o sucesso e a eficácia dessa metodologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:

Conhecimento Prévio:

Percentual de alunos e membros da comunidade escolar com conhecimento prévio sobre transporte e mobilidade urbana.
Engajamento:

Taxa de participação dos alunos nas atividades propostas pelo projeto.
Mudança de Comportamento:

Porcentagem de alunos que adotaram práticas mais sustentáveis de mobilidade urbana após o programa.
Metas:

Conhecimento Inicial:

Aumentar em 30% o conhecimento prévio sobre transporte e mobilidade entre os alunos e a comunidade escolar.
Engajamento:

Alcançar 80% de participação dos alunos nas atividades propostas.
Mudança de Comportamento:

Espera-se que 50% dos alunos demonstrem mudanças em suas práticas de mobilidade após o programa.
Resultados Esperados:

Incremento no Conhecimento:

Melhora substancial no entendimento dos alunos e membros da comunidade escolar sobre conceitos de transporte sustentável e mobilidade urbana.
Engajamento Significativo:

Alta participação dos alunos nas atividades, demonstrando interesse e envolvimento com o tema.
Impacto Tangível:

Observação de mudanças reais no comportamento dos alunos, refletindo práticas mais conscientes e sustentáveis de mobilidade urbana em seu cotidiano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER5
FABIO SARAIVA DA ROCHA6

Página gerada em 28/04/2024 02:39:59 (consulta levou 6.406471s)