Nome do Projeto
GEHAr - Grupo de Estudos Hannah Arendt
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto consiste na continuação de um grupo de estudos, o GEHAr - Grupo de Estudos Hannah Arendt, cuja atividade, na Universidade Federal de Pelotas, teve início em 2009, por iniciativa da Professora Sônia Maria Schio, do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, e que prossegue sem interrupção até hoje, celebrando os 15 anos de existência. O propósito do GEHAr é promover a leitura e o debate da obra de Hannah Arendt junto da comunidade acadêmica da UFPel e de outras instituições, bem como de obras e textos da filosofia política contemporânea que com ela dialogam ou que com ela têm temas e problemas em comum.

Objetivo Geral

O GEHAr - Grupo de Estudos Hannah Arendt tem como objetivo a leitura e o debate qualificado da obra de Hannah Arendt, quer em diálogo com outr@s pensador@s clássic@s ou contemporâne@s, quer como recurso para compreender questões e problemas éticos, políticos e filosóficos do nosso tempo.

Mais especificamente, o GEHAr procurará debater, utilizando as teses sobre política de Hannah Arendt e as suas ramificações contemporâneas, as diversas crises que parecem ser a marca do nosso tempo: crise ecológica, crise climática, crise da democracia, crise normativa, crise do capitalismo, crise dos modos e das formas de vida, e outras formas da crise multidimensional que se tornou, possivelmente, no maior desafio ético e político atual.

Justificativa

A obra de Hannah Arendt (1906-1975) tem como centro a reflexão a respeito da natureza do político e da experiência política, com particular influência da metodologia fenomenológica com origens em Edmund husserl, Martin Heidegger, e Karl Jaspers.

Como parte fundamental dessa reflexão, Arendt inclui uma preocupação com a condição humana, com os seres humanos, e com o ser do humano, na sua pluralidade constituinte.

Tal preocupação resultará em conceitos e noções como natalidade, mortalidade, perdão, promessa, responsabilidade, trabalho, obra, ação, sociedade de consumidores, mal radical e banalidade do mal, alienação, mundo, soberania, desobediência civil, liberdade, juízo político, entre muitos outros, que marcaram e continuam a marcar os debates no interior da filosofia, da ética e da teoria política, mas também no quadro da ontologia contemporânea de matriz continental, bem como da fenomenologia, para não falar das reflexões em torno de desafios tão atuais como a crise ecológica, a crise dos sistemas democráticos, o totalitarismo, e os próprios direitos humanos.

A obra de Arendt contém, ainda, noções como a de narrativa, participação política, igualdade na diferença, revolução e fundação de corpos políticos, constituição da identidade e dos sujeitos políticos, invisibilização e naturalização, relação entre burocracia, comunidade política e discriminação, crise ecológica, entre muitas outras, as quais estão hoje no centro não só das reflexões de natureza acadêmica, mas dos debates do próprio espaço público.

Nessa medida, a sua obra mostra ser um referencial essencial para quem busca compreender, refletir e agir sobre a condição contemporâneo do humano, das relações humanas, do mundo enquanto espaço comum ético-político, e da própria Terra, enquanto condição básica da vida humana e de todas as entidades, vivas e não-vivas, que nutre e suporta.

Metodologia

No decurso de cada semestre, será realizado um encontro por semana - formato híbrido -, com a duração de 3h, para discussão e debate de textos previamente acordados. Dependendo do interesse e disponibilidade d@s participantes, será também promovida a realização de eventos e de publicações (a serem definidos em ações específicas, caso se confirmem).

Indicadores, Metas e Resultados

Contribuir para o debate qualificado sobre a obra de Hannah Arendt;
Promovendo a pesquisa sobre temas da obra arendtiana ou associados - TCC, dissertações e teses; Participações em eventos;
Publicações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Ademar Pires Goulart Júnior
Carolina Moreira Paulsen
Evandro da Fonseca Costa
FERNANDA RIZZON DE VARGAS
Fabíola Dornelles Molina
GIOVANE RODRIGUES JARDIM
Hermes Corrêa Dode Junior
Jane de Araújo Melo
MARIA IDA HELLEBRANDT DA SILVA
NUNO MIGUEL PEREIRA CASTANHEIRA9
PEDRO CAMARGO DE ALMEIDA
Rafael Alves Padilha
Rui Miguel Antunes Ribeiro
SONIA MARIA SCHIO9
STEFANIE GRUPPELLI KURZ

Página gerada em 28/04/2024 05:38:23 (consulta levou 0.156727s)