Nome do Projeto
Educação em saúde para crianças: prevenindo doenças, promovendo e reabilitando a saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/02/2024 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto visa realizar atividades de educação em saúde, por meio do uso de estratégias lúdicas e acessíveis, para crianças e seus cuidadores. Discentes de diversas de graduação e pós-graduação, bem como profissionais que atuam nos serviços abordados, desenvolverão atividades quinzenalmente, tendo como temas questões relevantes para prevenir doenças, promover e recuperar a saúde, tais como: alimentação saudável, cuidados de higiene (banho, lavagem de mãos, escovação de dentes), importância da vacinação, hábitos saudáveis de vida (exercício físico). Além das atividades com as crianças, seus cuidadores e educadores o projeto objetiva discutir textos e metodologias em reuniões mensais, com a participação dos acadêmicos e os docentes vinculados, atendendo ao preceito de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades de educação em saúde para as crianças, por meio do uso de estratégias lúdicas e acessíveis, em instituições de saúde e escolares.
Oferecer aos participantes a possibilidade de atuar junto ao público infantil desenvolvendo a prevenção de doenças, a promoção e a reabilitação da saúde.

Justificativa

A educação em saúde é uma atividade muito importante para a adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, capacitando as pessoas à promoção e reabilitação da saúde, bem como à prevenção de doenças. Assim, trabalhar com a educação em saúde com as crianças favorece que elas conheçam e adotem hábitos mais saudáveis. Além disso, elas são importantes retransmissores do conhecimento, sensibilizando a população adulta de forma mais efetiva, podendo promover impacto na qualidade de vida da população regional.

Metodologia

Elaboração e aplicação de atividades de educação em saúde por meio de estratégias lúdicas que ocorrerão quinzenalmente com uma grupo de discentes responsável por elaborar e implementar as atividades, de acordo com cronograma constituído nas reuniões entre discentes, docentes e profissionais.
Discussão de estudos sobre cuidado à criança e os uso de estratégias lúdicas para tanto, com acadêmicos e profissionais que atuam nos serviços abarcados pelo projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com as atividades de educação em saúde as crianças possam compreender melhor como desenvolver hábitos de vida mais saudáveis em relação a higiene, alimentação e exercícios físicos, bem como retransmitam as boas práticas para sua rede de convivência (comunidade, pares e familiares). Além disso, oportuniza-se aos discentes envolvidos nas atividades uma maior articulação com a população infantil de forma que possam ser capazes de desenvolver estratégias mais efetivas de cuidado a essa população. Existe ainda a perspectiva de elaboração de um conhecimento ampliado, articulando os saberes entre os acadêmicos e os profissionais que participam do projeto, visando qualificar o cuidado à criança e sua família.

Página gerada em 28/03/2025 23:29:31 (consulta levou 0.194562s)