Nome do Projeto
Educação em saúde para crianças: prevenindo doenças, promovendo e reabilitando a saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/02/2024 - 19/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Infância e adolescência
Resumo
O projeto visa realizar atividades de educação em saúde, por meio do uso de estratégias lúdicas e acessíveis, para crianças e seus cuidadores. Discentes de diversas de graduação e pós-graduação, bem como profissionais que atuam nos serviços abordados, desenvolverão atividades quinzenalmente, tendo como temas questões relevantes para prevenir doenças, promover e recuperar a saúde, tais como: alimentação saudável, cuidados de higiene (banho, lavagem de mãos, escovação de dentes), importância da vacinação, hábitos saudáveis de vida (exercício físico). Além das atividades com as crianças, seus cuidadores e educadores o projeto objetiva discutir textos e metodologias em reuniões mensais, com a participação dos acadêmicos e os docentes vinculados, atendendo ao preceito de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades de educação em saúde para as crianças, por meio do uso de estratégias lúdicas e acessíveis, em instituições de saúde e escolares.
Oferecer aos participantes a possibilidade de atuar junto ao público infantil desenvolvendo a prevenção de doenças, a promoção e a reabilitação da saúde.

Justificativa

A educação em saúde é uma atividade muito importante para a adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, capacitando as pessoas à promoção e reabilitação da saúde, bem como à prevenção de doenças. Assim, trabalhar com a educação em saúde com as crianças favorece que elas conheçam e adotem hábitos mais saudáveis. Além disso, elas são importantes retransmissores do conhecimento, sensibilizando a população adulta de forma mais efetiva, podendo promover impacto na qualidade de vida da população regional.

Metodologia

Elaboração e aplicação de atividades de educação em saúde por meio de estratégias lúdicas que ocorrerão quinzenalmente com uma grupo de discentes responsável por elaborar e implementar as atividades, de acordo com cronograma constituído nas reuniões entre discentes, docentes e profissionais.
Discussão de estudos sobre cuidado à criança e os uso de estratégias lúdicas para tanto, com acadêmicos e profissionais que atuam nos serviços abarcados pelo projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com as atividades de educação em saúde as crianças possam compreender melhor como desenvolver hábitos de vida mais saudáveis em relação a higiene, alimentação e exercícios físicos, bem como retransmitam as boas práticas para sua rede de convivência (comunidade, pares e familiares). Além disso, oportuniza-se aos discentes envolvidos nas atividades uma maior articulação com a população infantil de forma que possam ser capazes de desenvolver estratégias mais efetivas de cuidado a essa população. Existe ainda a perspectiva de elaboração de um conhecimento ampliado, articulando os saberes entre os acadêmicos e os profissionais que participam do projeto, visando qualificar o cuidado à criança e sua família.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANANDA ROSA BORGES
BRENDA REINHEIMER LIOTA
BRUNA EDUARDA FERREIRA
CAMILA CASTRO
CAMILA GOMES DA SILVEIRA
CAROLINA MEES BARBOSA
CAROLINE MEGIATO MATIAS
CRISLAINE CURTINAZ CARVALHO
EDUARDA SALDANHA ALVES
FERNANDA MACHADO PLAMER
GABRIELA BRAUN PETRY
GABRIELE CRUZ DA SILVA
Gabrielle Carvalho Medeiros
IRIS HELENA SCHWARTZ BEILFUSS
JADE ORNELAS DE OLIVEIRA
JULIA BREDOW DOS SANTOS
JULIA PIZARRO DUARTE
LARISSA CARDOSO NOGUEIRA
LAURA SAUSEN DA COSTA
LAURA SKOLAUDE KELLING
LETICIA RIBEIRO BRUM
LUIZA PINHEIRO ALVES
MARIANA REIS RODRIGUES
MARIANA SOUZA ZAGO DA SILVA
MARIANA SPECHT BOEIRA
RAFAELA DE LIMA DA CRUZ
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ2
TACIELI GOMES DE LACERDA
THALINE JAQUES RODRIGUES
THALITI SCHMIDT ALVES
TUIZE DAMÉ HENSE
VIVIANE MARTEN MILBRATH1
YANKA GARCIA REIS

Página gerada em 28/04/2024 17:16:12 (consulta levou 0.166446s)