Nome do Projeto
Associação longitudinal entre as características do ambiente construído e atividade física em adultos de 40 anos da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1982.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/12/2023 - 28/02/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A atividade física é um comportamento importante para a saúde em nível individual e populacional. Contudo, grande parte da população não atinge as recomendações da Organização Mundial da Saúde referente a prática de atividade física. Trata-se de um comportamento multifatorial, influenciado por determinantes políticos, econômicos, sociais e ambientais. Dentre os determinantes ambientais da atividade física, há o ambiente construído, que são espaços físicos construídos por pessoas, como as ruas, parques, espaços públicos de lazer, entre outros. A literatura atual tem evidenciado a associação entre o ambiente construído e a atividade física de acordo com o domínio de prática. Contudo, ainda há lacunas das evidências da associação do ambiente construído com a atividade física, devido a diversidade de características ambientais analisadas em diferentes estudos, população estudada e a predominância de delineamento transversal. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a associação das características do ambiente construído no entorno da residência de adultos pertencentes à Coorte de Nascimentos de Pelotas de 1982 aos 30 anos, com seus níveis de atividade física de lazer e deslocamento aos 40 anos. Nesse sentido, o estudo terá delineamento longitudinal com amostra dos adultos dessa coorte nos acompanhamentos dos 30 e 40 anos. A coorte acompanha todos os nascidos vivos em 1982 ao longo do ciclo vital, avaliando aspectos de saúde por meio de exames, questionários, testes físicos e psicológicos. Serão analisados dados do ambiente construído quando os participantes tinham 30 anos, levando em consideração uma área (buffer) de 500m e 1000m do entorno da residência dos participantes, avaliando características de conectividade entre as ruas, existência e qualidade dos espaços públicos de lazer, ciclovias e ciclofaixas, walkability index, densidade populacional, renda familiar média per capita e as características do entorno do domicílio, como iluminação pública e calçadas. Para a atividade física coletada aos 40 anos, será utilizado dados de autorrelato do International Physical Activity Questionnaire, em relação aos domínios de deslocamento, lazer e atividade física total, e também, medida objetiva oriunda de acelerômetro.
Objetivo Geral
Verificar a associação das características do ambiente construído no entorno da residência de adultos pertencentes à coorte de nascimentos de Pelotas de 1982 aos 30 anos, com seus níveis de AF aos 40 anos.