Nome do Projeto
Capacitação e aprimoramento institucional da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e de cooperativas e associações de agricultores e agricultoras familiares do Brasil para o Mercado de Créditos de Carbono
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/12/2023 - 30/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A Conab possui importância estratégica ao oferecer ao Governo Federal informações técnicas para embasar a sua tomada de decisão quanto à elaboração de políticas voltadas à agricultura. Para isso, fornece informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsão de safras, de custos de produção e armazenagem, de posicionamento dos estoques e de indicadores de mercado, além de estudos técnicos que viabilizam a análise do quadro de oferta e demanda, dentre outros dados. Seus estudos e pesquisas, bem como informações sobre as ações da empresa, estão disponíveis para toda a sociedade em seu portal institucional e possibilitam a difusão geral dos dados e informações produzidos. Para tanto, a Companhia tem premente necessidade de orientar-se para ações voltadas para inovações nas atividades dos agricultores familiares e comunidades tradicionais do Brasil, de modo a apoiar o aumento da capacidade produtiva, acesso a novos mercados e negócios, redução da evasão e êxodo rural e fixação da juventude nas atividades produtivas para que a agricultura ganhe potencial e os seus atores possam ser diretamente beneficiados. O Mercado de Crédito de carbono apresenta-se como grande ferramenta para isso e para que as atividades agroecológicas e ambientais sejam ainda mais eficazes. O objetivo é o capacitar e aprimorar institucionalmente a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e associações e cooperativas de agricultores familiares do Brasil para o Mercado de Créditos de Carbono, ou seja, ofertar cursos para os empregados e empregadas de forma a fornecer conhecimento e condições para a identificação de potencialidades nas propriedades e locais de atuação dos atendidos pela empresa dentro dos programas governamentais e beneficiando assim, os agricultores e agricultoras familiares do Brasil e em paralelo a capacitação institucional, ofertar conhecimento e acesso para os programas deste mercado a entidades vinculadas às compras governamentais, especialmente das políticas públicas da CONAB. Nesse sentido, espera-se o desenvolvimento de ações voltadas para a realização de compartilhamento de conteúdo programático sobre o mercado de créditos de carbono, confecção e gestão de projetos, certificações e melhoria de acesso a esse nicho sintonizado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU) para o público interno e externa da Companhia.

Objetivo Geral

Capacitar agentes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e membros de associações e cooperativas de agricultores familiares para o Mercado de Crédito de Carbono.

Justificativa

A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, tem necessidade de orientar-se para ações de fortalecimento institucional e de inovação dos mecanismos atualmente utilizados para a gestão da estatal em seu favor e em favor de seus parceiros e a UFPel possui estas condições de compartilhar conhecimento e apoio.
Todos os resultados deste projeto estão direcionados direta ou indiretamente para condições institucionais, capacidades profissionais, estruturas operacionais e intercâmbios institucionais que, por sua vez, estão sendo concebidas e implantadas para beneficiar famílias, pessoas, comunidades e o projeto fará isso para as populações envolvidas, profissionais, instituições.
Assim, a parceria ora proposta considera o potencial de sinergia entre a vocação e história de atuação da Conab e as competências do UFPel relativas a estimular e apoiar processos administrativos e de governo. Com esta parceria ocorrerão o fortalecimento e aprimoramento da capacidade com acesso aos Mercados de Créditos de Carbono permitindo a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e seus pares.
Portanto, ao término da execução, com os resultados atingidos, espera-se que a Conab tenha uma política de Crédito de Carbono definida e estruturada, com servidores da Conab capacitados

Metodologia

A conclusão de formação e certificação dos participantes em Mercados de Créditos de Carbono ocorrerá após as seguintes etapas:

Capacitação e aprimoramento de agentes ligados a associações e cooperativas de agricultores familiares de todos os Estados do Brasil, em Mercado de Créditos de Carbono, priorizando, na etapa inicial, o Estado do Rio Grande do Sul como projeto piloto, expandindo para os demais após os 3 primeiros meses de atividade.

Organização do Sistema de Gestão de Desempenho revisado com proposta de modelo para mensurar a performance dos gestores e técnicos frente aos objetivos da Conab.

Diagnóstico e relatório de ações de relações institucionais que foram executadas para fortalecimento das ações e mobilização para atendimento do objeto e resultados.

Identificação das necessidades de cada território ligadas as técnicas agrícolas sustentáveis, gestão de negócios e acesso a mercados de créditos de carbono e ativos ambientais.

Estabelecimento, com a UNICONAB, dos polos de capacitação em territórios dos Estados de modo a gerar acessibilidade e participação efetiva dos empregados e agentes das associações e cooperativas nas atividades do projeto.

Atividades de execução do curso e capacitação através de plataforma digital e /ou presencial aos participantes designados pela CONAB e das associações e cooperativas.

Aplicação de atividades de intercâmbio, fixação e avaliação do aproveitamento de cada membro do projeto vinculado ao objeto com troca de experiências territoriais.

Indicadores, Metas e Resultados

1) Identificar associações e cooperativas de agricultores familiares de todo o Brasil, mapeando por Estado da Federação com apresentação de um diagnóstico detalhado nos territórios rurais, para inserção da agricultura familiar no mercado de crédito de carbono e de ativos ambientais em cada região.

- Apresentar o diagnóstico da rede agricultores familiares e empregados da CONAB que possuem potencialidade a ser explorada no Mercado de Carbono e:
-Apresentar a proposta, baseada em conteúdo programático vinculado ao tema e que atenda às necessidades da agricultura familiar e programas governamentais aplicados na CONAB;
-Oficina de apresentação às instâncias competentes para fins de apreciação e aprovação do novo modelo de capacitação proposto;
- Apresentar do Plano de Comunicação institucional da Companhia Nacional de Abastecimento, com etapas e cronograma de implementação;
- Apresentar os conteúdos das atividades como parte das ações da UNICONAB;


Capacitar e aprimorar agentes ligados a associações e cooperativas de agricultores familiares de todos os Estados do Brasil, em Mercado de Créditos de Carbono, priorizando, na etapa inicial, o Estado do Rio Grande do Sul como projeto piloto, expandindo para os demais após os 3 primeiros meses de atividade.

- Apresentar os relatórios técnicos de avaliação das atividades iniciais, a fim de desenvolver a metodologia aprovada pela descentralizadora;

Sistema de Gestão de Desempenho revisado com proposta de modelo para mensurar a performance dos gestores e técnicos frente aos objetivos da Conab.

2) Identificação e estabelecimento de parcerias com entes governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, bem como organizações da sociedade civil, visando uma abordagem integrada e colaborativa.

- Realizar oficina online ou presencial de integração das parcerias estabelecidas pelos entes governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, bem como organizações da sociedade civil;

Diagnóstico e relatório de ações de relações institucionais que foram executadas para fortalecimento das ações e mobilização para atendimento do objeto e resultados.

3) Desenvolvimento de programas de formação customizados para as necessidades de cada território, abrangendo temas como técnicas agrícolas sustentáveis, gestão de negócios e acesso aos mercados de crédito de carbono e ativos ambientais.

- Fornecer dados compilados em relatório que apresentem a identificação das necessidades de cada território ligadas as técnicas agrícolas sustentáveis, gestão de negócios e acesso a mercados de créditos de carbono e ativos ambientais para priorização dos participantes nas atividades de capacitação durante os três anos de execução do projeto.

Identificação das necessidades de cada território ligadas as técnicas agrícolas sustentáveis, gestão de negócios e acesso a mercados de créditos de carbono e ativos ambientais.

4) Estabelecimento de Centros de Qualificação em cada território para oferecer treinamentos práticos, capacitações e acesso a recursos tecnológicos voltados para inserção da agricultura familiar no mercado de crédito de carbono e de ativos ambientais.

- Apresentar os locais e estruturas adequadas para execução do projeto em cada unidade da federação, em parceria com a UNICONAB.

Estabelecer com a UNICONAB os polos de capacitação em territórios dos Estados de modo a gerar acessibilidade e participação efetiva dos empregados e agentes das associações e cooperativas nas atividades do projeto.

5) Execução da Capacitação em Mercados de créditos de Carbono e tecnologias sociais que facilitem o acesso a informações, insumos e mercados, promovendo a inclusão digital e o empoderamento das comunidades rurais neste nicho mercadológico.

- Executar a aplicação do conteúdo programático aprovado junto aos empregados da CONAB e agentes das associações e cooperativas de agricultores familiares para o Mercado de Crédito de Carbono em parceria com a UNICONAB, vinculando as atividades a comprovação de presença, avaliação de absorção de conteúdo.

Atividades de execução do curso e capacitação através de plataforma digital e /ou presencial aos participantes designados pela CONAB e das associações e cooperativas.

6) Implementação de sistemas de monitoramento e avaliação participativos, envolvendo as comunidades no acompanhamento dos resultados, permitindo ajustes contínuos nas estratégia.

- Apresentar o mapeamento dos resultados (efeitos de curto e médio prazo) e os impactos (efeitos de mais longo prazo) sobre o público-alvo, identificando as mudanças nas condições sociais, econômicas e ambientais para os usuários do Programa, além do retorno social;
- Avaliar a eficiência do projeto e analisar se os recursos (financeiros, humanos e materiais) foram utilizados de maneira eficiente para atingir os objetivos da política;
- Avaliar a eficácia do projeto, verificando se a política pública alcançou seus objetivos previamente estabelecidos;
- Mapear os pontos de ajustes, melhorias ou mudanças com base nos resultados da avaliação individuais e coletivas. Isso pode envolver a identificação de áreas que necessitam de aprimoramento ou realinhamento de objetivos;

Aplicação de atividades de intercambio, fixação e avaliação do aproveitamento de cada membro do projeto vinculado ao objeto com troca de experiências territoriais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Lucas Gertz Monteiro
Aldair Souza Medeiros
Altemir Antônio Tortelli
Aléxia Prestes Aires
EDERSON PINTO DA SILVA
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA
FABIANE ECHEL PEREIRA
JANAINA VIEIRA DOS SANTOS MOTTA20
Juliana Bergmann
LARISSA MONTEIRO SILVEIRA FRÖHLICH
LISETE GRIEBELER SOUZA
LISSANE BORGES VALÉRIO RODRIGUES
MICHEL DAVID GERBER
Marcela Almeida de Araujo
Mariane Chinelato Boente do Nascimento
Miqueli Sturbelle Schiavon
Naila de Freitas Takahashi
Paola Loureiro Carvalho
Paulo André Tavares
RUBIA FLORES ROMANI16
SANDRA MARIA DOS SANTOS MARQUES
Sergio Paganini Martins
TANIZE DIAS
Victor Antônio Frainer

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
TED ConabR$ 4.990.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 4.990.000,00

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